As redes sociais são um dos fenômenos mais impressionantes da nossa geração e já são usadas por bilhões de pessoas ao redor do mundo.

O mais extraordinário é que elas não funcionam apenas para as pessoas, mas para os negócios também. Agora as redes sociais são ótimos meios de relacionamento entre empresas e clientes.

Então surgiram os anúncios, que possibilitam um alcance maior de pessoas do que você normalmente conseguiria. Os anúncios no Facebook provavelmente são os mais explorados e suas estatísticas são no mínimo, interessantes!

  • O número de anunciantes cresceu cerca de 50% de 2015 para 2016
  • A média da taxa-de-cliques dos comerciantes que usam anúncios no Facebook, cresceu cerca de 375% desde 2012
  • O ROI dos anúncios no Facebook cresceu 152%, segundo o último levantamento desse dado, feito entre 2012 e 2013
  • O custo médio de um clique em anúncio é de cerca de R$2,02
  • O custo médio a cada mil impressões é de cerca de R$23,03
  • 75% das marcas que estão presentes no Facebook promovem suas publicações

Neste artigo vou compartilhar algumas coisas que você precisa saber antes de começar a anunciar no Facebook, com isso, você vai conseguir melhorar os seus anúncios rapidamente.

Continue lendo este artigo para aprender sobre:

Como funcionam os anúncios no Facebook

Orçamento

Orçamento

Muitas vezes o orçamento é confundido com o valor real que será gasto nos anúncios, por isso é muito importante que você saiba a diferença entre os dois, antes de começar a anunciar.

O orçamento é o valor que você está disposto a gastar para veicular um determinado conjunto de anúncios. É um limite.

O valor gasto é a quantia total usada dentro do seu orçamento. Este será o valor real que você vai pagar pela veiculação dos anúncios.

O ideal é que seus anúncios gastem a maior quantia possível do orçamento. Para que isso aconteça, é necessário trabalhar corretamente os lances, de modo que vença a maioria dos leilões. Vou te mostrar mais sobre os lances na hora de criar os anúncios.

Também é preciso entender a diferença entre os dois tipos de orçamento: diário e vitalício.

O orçamento diário é o valor médio que você está disposto a gastar em um conjunto de anúncios todos os dias.

O orçamento vitalício é a quantia que você está disposto a gastar considerando as horas de veiculação de um conjunto de anúncios.

Você ainda pode definir um limite de gastos para a conta de anúncios, assim todas as campanhas param automaticamente quando o valor é totalmente usado. Esse é um ótimo modo de regular a quantia gasta por mês na sua conta.

Para criar um limite basta seguir esses passos:

  1. Vá até a seção “Cobrança” do Gerenciador de Anúncios
  2. Acesse a seção Gastos da conta”.
  3. Clique em Definir limite”.
  4. Escolha o limite que deseja usar.
  5. Clique em Definir limite”.

Veiculação

Como o próprio nome já diz, a veiculação é o modo como o anúncio será levado até as pessoas. Existem dois tipos, a veiculação padrão e a acelerada. Eu vou te mostrar como funciona cada uma.

Nesse caso, a sua escolha define como o orçamento será gasto, então tenha isso sempre em mente.

A veiculação padrão vai mostrar seus anúncios uniformemente, de modo que todo o orçamento seja gasto também uniformemente durante o período da campanha.

Esse é o tipo mais recomendado e o que tem mais alcance, levando em conta que a maioria das campanhas são de longa duração.

Já a veiculação acelerada vai mostrar seus anúncios rapidamente, sem priorizar muito a eficiência, fazendo com que o orçamento seja completamente gasto bem rápido.

Aqui, o Facebook não vai escolher para quem exibir a campanha, simplesmente vai soltar seu anúncio desenfreadamente até que o orçamento acabe.

Essa opção raramente é recomendada. Na maior parte das vezes é usada em períodos sazonais, onde é preciso alcançar um grande número de pessoas em pouco tempo.

Vou te mostrar como selecionar cada tipo de veiculação na hora de criar os anúncios.

Cobranças

O método como o Facebook cobra pelos seus anúncios é escolhido por você mesmo. Sim! Você pode fazer isso e funciona de um modo bem simples.

Você só é cobrado quando a meta escolhida é alcançada. Existem duas delas, a cobrança por clique e a cobrança a cada 1000 impressões do anúncio.

Fique atento, pois a escolha do método de cobrança é diferente da escolha que você faz para otimizar um conjunto de anúncios.

A otimização indica a prioridade de veiculação do seu anúncio, como o público alvo que tem mais chances de clicar no seu anúncio por exemplo.

A cobrança define apenas por qual meta você será cobrado, visualizações ou cliques em anúncio.

Como as pessoas veem os anúncios

Como as pessoas veem os anúncios

Os anúncios no Facebook estão disponíveis em mais de uma área, você pode escolher para que apareçam em apenas uma ou ambas.

Vou te mostrar como o anúncio aparece em cada tamanho de tela e área, assim como qual é a melhor para anunciar.

Feed de notícias no computador

Feed de notícias no computador

Barra lateral no computador

Barra lateral no computador

Feed de notícias no Smartphone

Feed de notícias no Smartphone

Feed de notícias no celular comum

Feed de notícias no celular comum

Qual a melhor posição para anunciar?

Apesar de não ter muitas opções de local para anúncio, ainda é comum surgirem dúvidas sobre onde colocar seus links patrocinados para ter mais sucesso.

Naturalmente a melhor posição para seus anúncios será o feed de notícias, pois esse é o campo de maior visibilidade do usuário.

Além disso, quando o Facebook é usado no computador onde aparece a barra lateral, ela geralmente passa despercebida. O mais comum é vê-la quando você verifica as notificações.

Ao rolar a página, o usuário está realmente concentrado no feed, onde recebe suas notícias e atualizações de amigos, então concentre seus anúncios nessa área.

Dispositivos

Além de escolher o lugar onde quer colocar os anúncios, você pode segmentá-los entre dispositivos móveis e computadores.

Bem, como você mesmo já deve imaginar, o Facebook é mais acessado na sua versão mobile. Cerca de 56% dos usuários interagem com a rede social através dos dispositivos móveis.

Apesar disso, não pense que anunciar para o computador seja um erro, afinal de contas quase metade dos usuários ainda acessa através dele.

Como muitas empresas não permitem o uso de Smartphones durante o expediente, o computador acaba sendo a alternativa de acesso.

Ambos sabemos que o Facebook é muito usado durante o trabalho, e isso torna o computador uma ótima opção para anúncios.

Porém, após o horário comercial os acessos da versão mobile crescem exponencialmente. Se você pretende anunciar no meio tempo entre o descanso e a hora de dormir, segmentar apenas para os dispositivos móveis é uma boa opção.

Como atingir as pessoas certas?

Como atingir as pessoas certas?

A parte mais legal da plataforma de anúncios no Facebook é a segmentação de público, essa ferramenta é realmente muito completa, permitindo que você consiga atingir as pessoas mais interessadas no seu conteúdo.

Vou te apresentar os tipos de público no Facebook e também vou dar dicas de como usar cada um.

Localização

Com a segmentação de localização você consegue atingir as pessoas de determinada área.

Você pode escolher direcionar anúncios para um País, Estado, CEP e o mais interessante, pode escolher anunciar em uma área próxima do seu negócio.

Essa opção é super recomendada para negócios locais, já que você tem controle da área de efeito do anúncio.

Se pretende atingir as pessoas do seu bairro por exemplo, pode definir um raio de 5km de distância do seu negócio e apenas aqueles dentro desse campo receberão os anúncios.

Como o Facebook calcula a distância em linha reta é comum que pessoas do bairro vizinho também recebam os anúncios.

Dados Demográficos

Ao segmentar seus clientes através dos dados demográficos você tem opções bem interessantes.

Escolha entre idade, gênero, interesses e até mesmo idioma. Ainda é possível fazer um misto de todas essas opções e criar um público muito bem segmentado.

Esse modo de segmentação é recomendado para qualquer tipo de negócio que deseja atingir pessoas em todo Brasil.

Digamos que você queira anunciar um celular por exemplo, esse tipo de produto é segmentado de forma bem ampla já que todo mundo usa.

Mesclando todas as opções ficaria algo parecido com isso:

Idade: 18 à 65 anos
Gênero: Masculino e Feminino
Interesses: Dispositivos Móveis, Celulares, Smartphones.
Idioma: Português.

Você ainda pode aprofundar essa segmentação incluindo outras opções como a Localização por exemplo.

Interesses

Você ainda consegue segmentar o seu público através de uma série de categorias de interesse.

Quando você anuncia para um grupo de pessoas que realmente se interessa pelo seu produto, a campanha se torna muito mais assertiva.

Existem centenas de categorias, mas para você ter uma base, pode escolher entre cinema, jogos, tecnologia, compras e muitas outras.

Ótimo para negócios com um nicho de mercado específico, assim é possível anunciar para todas as pessoas do Brasil interessados naquilo que você oferece.

Combine com outras formas de segmentação para ser mais preciso e gerar muito mais retorno com suas campanhas de anúncio.

Comportamentos

Segmente a sua campanha por comportamento e atinja as pessoas que já estão procurando aquilo que você vende.

Nesse tipo de segmentação você pode escolher coisas como, tipo de celular que a pessoa usa, se está procurando alguma coisa para comprar, entre outros.

Assim você aumenta o nível de acerto dos seus anúncios consideravelmente, pois os está direcionando para as pessoas que já sabem da necessidade que tem.

Digamos que você esteja anunciando um aplicativo que é feito exclusivamente para Tablets, basta segmentar para esse tipo de dispositivo e as pessoas que acessam através do computador e celular não vão receber.

Lembre-se de mesclar essa segmentação com outras para melhorar a sua taxa de sucesso.

Conexões

Um bom modo de usar os seus anúncios no Facebook é com a segmentação de conexões.

Com esse tipo de configuração você atinge as pessoas que curtiram a sua página ou aplicativo, e alcança os amigos delas também.

Uma boa jogada para aumentar as curtidas e o nível de engajamento na página, já que as chances de amigos terem gostos em comum é bem grande.

Essa é uma segmentação crescente porque cada vez que alguém curte a sua página, você tem mais pessoas para atingir com os anúncios.

Combinando com outras configurações você pode obter ótimos resultados.

Categorias de Parceiro

Esse tipo de segmentação é muito útil para os anunciantes, pois ele trabalha com o comportamento das pessoas fora do Facebook (Off-line).

Você pode saber se a pessoa é dona de uma casa ou uma compradora fiel de determinada marca.

O Facebook tem parceria com Acxiom, Epsilon, Experian Marketing Services, Oracle Data Cloud (anteriormente Datalogix) e Quantium para obter esses dados.

As categorias de parceiro ajudam principalmente os anunciantes que não tem informações sobre os seus clientes.

Se você vai fazer anúncios no Facebook sobre sapatos, pode por exemplo, segmentar para pessoas que tem cartão fidelidade em uma determinada loja da cidade.

Públicos Personalizados

Com os públicos personalizados você pode encontrar as pessoas que já são seus clientes dentro de toda a rede do Facebook.

Você pode segmentar usando uma lista de contatos, o tráfego do seu site ou pela atividade das pessoas no seu aplicativo.

Muito bom para manter o relacionamento com quem já conhece o seu serviço e talvez até aumentar o Ticket médio desse público.

Público Semelhante

Com a segmentação de público semelhante você pode usar os seus anúncios no Facebook para encontrar pessoas parecidas com o seu cliente ideal.

Uma boa maneira de usar os dados que obteve com as campanhas passadas, ajudando você a encontrar cada vez mais pessoas interessadas.

Quanto mais campanhas de anúncios fizer, melhor ficará a segmentação de público semelhante e melhor você entenderá o seu público-alvo.

Tipos de conversão para os anúncios no Facebook

Tipos de conversão para os anúncios no Facebook

O Facebook permite que você escolha qual será o real objetivo do seu anúncio, se você deseja ter mais cliques no site ou receber mais curtidas na página, enfim, são várias possibilidades.

Vou te mostrar o que pode ser alcançado com cada tipo de conversão, desse jeito você pode criar anúncios mais certeiros no Facebook, usando a opção que realmente vai ajudar o seu negócio.

Envolvimento com a Publicação da Página

Uma boa maneira de alcançar mais pessoas é anunciando com o objetivo de gerar mais engajamento na sua publicação. Assim você recebe mais curtidas, compartilhamentos e comentários.

A parte boa desse tipo de conversão é que as pessoas que curtiram sua página baseadas no conteúdo do anúncio, estão interessadas nas informações que você coloca na rede. Esse público continuará curtindo suas postagens mesmo sem anúncios.

Com o engajamento da página em alta, o seu negócio ganha mais voz e reconhecimento no Facebook, gerando ainda mais envolvimento nas suas postagens e trazendo mais pessoas interessadas no que você faz.

Curtidas na Página

Uma opção muito usada para alavancar as páginas no Facebook, por criar o efeito bola de neve, já que é muito mais fácil as pessoas curtirem uma página com muitos seguidores do que outra que tem apenas uma dezena.

Com esse tipo de conversão você vai aumentar as curtidas da página rapidamente, com pessoas que estão interessadas no seu negócio. Apesar disso, é possível que esse público não seja o mais engajador.

Aqui a jogada é ganhar um bom volume de curtidas para melhorar o nível de pessoas interessadas no seu negócio organicamente no futuro. Muito bom para você que está começando agora no Facebook.

Cliques no Site

Um tipo de conversão que pode ajudar qualquer negócio on-line, afinal de contas, quanto mais pessoas navegarem no site mais conhecido ele ficará e maiores as chances de vender.

Com os cliques no site, você apresenta uma oferta matadora para uma grande quantidade de pessoas que realmente estão interessadas. Pode também fazer com que conheçam o seu negócio para participar de promoções futuras.

Apesar dos anúncios não melhorarem a posição do site nos motores de busca, faz com que seja mais comentado entre os amigos de quem foi alcançado.

Conversões no Site

Uma escolha realmente interessante é a de conversões no site, com ela você pode rastrear um tipo de ação do visitante e transformá-la em uma conversão, por exemplo: comprar um produto, cadastrar um e-mail, entre outras coisas.

Após receber um número considerável de conversões na página, você já pode criar um público semelhante. O Facebook vai procurar as pessoas o mais parecidas possível com aquelas que convertem no seu site.

Desse modo, você pode otimizar o número de conversões vindas dos anúncios no Facebook.

Instalações do Aplicativo

Criando anúncios para instalação do aplicativo da sua empresa, você pode encontrar as pessoas que estão mais propensas a agregar um valor contínuo para o seu negócio.

O Facebook não procura apenas as pessoas com mais chances de instalar o aplicativo do seu negócio, mas aquelas com histórico de comprar dentro dos aplicativos também.

Os aplicativos para dispositivos móveis não só agregam valor para a empresa, como também trazem um ótimo resultado quando encontrados pelas pessoas certas.

Envolvimento com o Aplicativo

Na conversão para o envolvimento com o aplicativo você pode convidar as pessoas que já o instalaram a realizar ações como, fazer uma compra ou agendar uma viagem.

Com esse tipo de anúncio você pode levar as pessoas para destinos específicos dentro do aplicativo. Ainda é possível personalizar o público para alcançar as pessoas que não usaram o seu aplicativo recentemente, ou que adicionaram um produto no carrinho e não compraram.

Aumente o uso do aplicativo do seu negócio com os anúncios de envolvimento e gere mais conversão.

Participações no Evento

Se você está planejando uma inauguração especial ou pretende fazer um evento muito importante, a conversão de participações no evento é essencial.

Esse anúncio aparece no Feed de notícias das pessoas com um botão de participação, ao clicar nele o evento é adicionado automaticamente ao calendário do Facebook. Os confirmados ainda vão receber uma notificação no dia do evento para não perder a hora.

Você pode ver as métricas de quantas pessoas confirmaram presença no evento e aprimorar o seu anúncio ao longo do tempo.

Obtenções de Oferta

Com a conversão para obtenção de oferta você pode anunciar uma promoção que apenas as pessoas do Facebook tem acesso.

Ao criar a oferta dentro da página, você mesmo define quais serão os termos para recebê-la, por quanto tempo ela ficará disponível ou até mesmo quantas e quais pessoas podem aproveitar.

Além de gerar mais vendas para o seu negócio, você ainda pode usar os termos do anúncio para ganhar mais curtidas na página do Facebook.

Visualizações do Vídeo

Se você produz vídeos para o seu negócio, a conversão de visualizações é uma boa maneira de gerar reconhecimento dentro do Facebook.

O seu conteúdo será mostrado para as pessoas que tem mais afinidade com o seu negócio, além disso, para aquelas que tem um histórico de visualizar os vídeos até o final ou pelo menos ativar o som.

O conteúdo audiovisual é o formato mais aceito atualmente, aproveite para explorá-lo com os anúncios no Facebook.

Divulgação nas Imediações

Esse tipo de conversão é totalmente direcionado para negócios locais e mais poderoso do que o marketing convencional (impresso).

Escolha uma área ao redor do seu negócio e anuncie suas ofertas apenas para as pessoas que estão perto de você. Visitantes no seu bairro podem reconhecer o negócio e divulgar para ainda mais pessoas.

Com os anúncios no Facebook para imediações, é possível gerar mais reconhecimento do seu negócio local, atrair novos clientes e aumentar suas vendas.

Apresentações de Slides

Com os anúncios para apresentação de slides você pode usar toda a força dos vídeos, em um tamanho reduzido e que é muito mais acessível, principalmente para pessoas com conexão lenta.

Essa é uma alternativa muito boa, principalmente quando seus anúncios serão exibidos em áreas com conexão a internet limitada. Desse modo você consegue contar a história do seu negócio para todos.

Anúncios feitos em apresentação de slides são muito aceitos pelo público e podem trazer ótimos resultados, principalmente porque já estão adaptados para rodar sem som.

Anúncios em Carrossel

Esse formato de conversão é útil para praticamente qualquer negócio, mas é especialmente bom para quem trabalha com a venda de produtos on-line.

Ao fazer anúncios em carrossel você pode mostrar vários produtos, contar uma história, mostrar funcionalidades ou quais são os principais benefícios de um determinado serviço ou produto.

Você ainda pode combinar tudo anunciando apenas um produto, mostrando suas características, vantagens e como ele é usado, tudo de uma vez só.

Anúncios Dinâmicos

Perfeito para você que tem uma grande variedade de produtos, a conversão de anúncios dinâmicos permite promover os itens que são mais relevantes para as pessoas que já navegaram no seu site ou aplicativo através do Facebook.

Com os anúncios dinâmicos você consegue mostrar os produtos que as pessoas já estão procurando no momento certo, aumentando a probabilidade de conversão consideravelmente. Ainda é possível anunciar todos os seus produtos na hora certa com apenas uma campanha.

Esse tipo de anúncio alcança as pessoas em qualquer dispositivo, não importa qual foi o primeiro ponto de contato do visitante com o seu site ou aplicativo.

Anúncios de lead

Se você trabalha com lista de e-mails o anúncio de lead é a escolha perfeita para fazer mais pessoas receberem o seu conteúdo.

Esse tipo de conversão permite que você adicione formulários de contato junto dos anúncios no Facebook. Esses formulários já estarão pré preenchidos com as informações do usuário.

Desse modo você oferece uma maneira rápida e privada deles receberem seus e-mails, seja de conteúdos, ofertas ou promoções.

Como criar seus anúncios no Facebook

Como criar seus anúncios no Facebook

Agora que você já está por dentro de como os anúncios do Facebook funcionam e o que você pode fazer com eles, vou te mostrar passo a passo como criar o seu primeiro anúncio.

Se você ainda usa o gerenciamento de páginas antigo, é muito importante que mude para o Business Facebook onde terá um controle muito maior das informações da sua fan page.1 – Acesse o Business Facebook com o usuário (Usuário do Facebook) que vai gerenciar sua página e crie a sua conta no Gerenciador de Negócios.

Gerenciador de Negócios

2 – Na página seguinte insira a razão social do seu negócio e clique em “Continuar“.

3 – Preencha o seu Nome, Sobrenome, E-mail comercial e selecione “Concluir“.4 – Você será redirecionado para uma página de boas vindas, selecione o botão “Guia de Configuração do Gerenciador de Negócios“.

5 – Em seguida você verá um menu como o da imagem abaixo:

Gerenciador de Negócios

Se você é dono do negócio e vai gerenciar apenas a sua página reivindique a conta de anúncios e a página, então adicione um administrador (que no caso será você mesmo).

Se você é uma agência digital e vai gerenciar várias páginas e contas de anúncios por exemplo, ao invés de reivindicar, solicite uma conta de anúncios, o acesso a página e adicione um funcionário no gerenciador de negócios.

6 – Após efetuar todas as configurações, volte para a página inicial do Gerenciador de Negócios clicando no ícone do Facebook na parte superior esquerda da tela. Agora selecione o menu de hambúrguer e escolha a opção “Gerenciador de Anúncios“.

Gerenciador de Anúncios

7 – Agora você será redirecionado para o Dashboard, onde poderá ver todos os seus anúncios em um único lugar. Como sua conta é nova, no meio da tela vai aparecer um botão “Criar Anúncio“, clique nele. Os próximos anúncios serão criados a partir do botão verde que está no canto superior direito.

Gerenciador de Anúncios

8 – Agora vamos para a parte que realmente interessa! Escolha o tipo de anúncio que você deseja fazer, dê o nome para a sua primeira campanha e clique em “Continuar“. No meu caso escolhi anunciar uma publicação apenas para demonstração.

Gerenciador de Anúncios

9 – Chegou a parte mais importante do seu anúncio: a segmentação. Será através dela que você vai atingir as pessoas certas.

A primeira opção disponível é o público, você pode criar públicos personalizados que serão baseados nas pessoas que já interagiram com o seu negócio, e públicos semelhantes, que são pessoas parecidas com aquelas que você já alcançou antes e têm maior probabilidade de se interessarem pelos seus anúncios.

Gerenciador de Anúncios

10 – Logo depois, decidirá a Localização. Existem 4 opções e você vai escolher baseado no tipo de negócio que possui. Caso tenha interesse, também pode selecionar manualmente os locais onde deseja anunciar, na opção “Adicionar locais em massa…“.

Gerenciador de Anúncios

11 – Em seguida escolha a idade, gênero e a língua das pessoas que deseja atingir.

Gerenciador de Anúncios

12 – Com isso você já terá um público definido, porém ainda é possível adicionar critérios e conexões para selecionar as pessoas que deseja alcançar.

Os critérios podem ser dados demográficos, interesses pessoais ou até mesmo comportamentos. Já as conexões são pessoas que já curtiram a sua página, amigos de quem já curtiu, quem usa o seu aplicativo, entre outros.

Gerenciador de Anúncios

13 – Chegou a hora de escolher em quais locais o seu anúncio vai aparecer. São 4 opções: feed de notícias móvel, Instagram, feed de notícias do desktop e a coluna da direita no desktop. Você pode escolher todas se desejar. Mas recomendo que não faça anúncios na coluna da direita, pois essa é uma área em que os usuários não prestam muita atenção.

Gerenciador de Anúncios

14 – Feito isso você já pode escolher o orçamento diário e o tempo de duração do anúncio.

Gerenciador de Anúncios

15 – Agora está na hora de trabalhar com a veiculação do anúncio. Primeiro você deve escolher para que modo de veiculação o seu anúncio será otimizado, em seguida o valor do lance (para iniciar recomendo que deixe no automático), o tipo de cobrança e a programação.

No tipo de veiculação recomendo que deixe como padrão, a menos que o seu anúncio seja sazonal.

Gerenciador de Anúncios

16 – Por fim dê um nome para o seu conjunto de anúncios e clique em “Continuar“.

Gerenciador de Anúncios

17 – Antes de finalizar o seu anúncio será preciso escolher em qual página do Facebook e Instagram será anunciado além de escolher a publicação que deseja impulsionar. Até mesmo as suas publicações agendadas vão aparecer no menu.

Gerenciador de Anúncios

Boas práticas para anunciar no Facebook

Boas práticas para anunciar no Facebook

Você já entende cada opção dos anúncios e sabe como criá-los dentro do seu gerenciador de negócios. Agora quero te passar algumas dicas que vão ajudar a converter mais.

Existem algumas jogadas que podem gerar resultados realmente muito expressivos e você pode fazer com tranquilidade.

Use imagens relacionadas ao assunto do anúncio e de alta qualidade

A imagem é a primeira coisa vista e processada pelo cérebro dos usuários no seu anúncio. Então é realmente necessário que esteja inteiramente ligada com o assunto do conteúdo impulsionado.

Imagine que você esteja anunciando bicicletas no Facebook, mas com uma imagem de carro no fundo. Não faz o menor sentido não é mesmo? Foi criada uma segmentação para pessoas interessadas em bicicletas e quando um carro aparecer no feed de notícias, o anúncio será rejeitado sem que se leia nem mesmo uma palavra.

Então tenha isso em mente, a imagem deve traduzir o conteúdo do seu anúncio!

A respeito da qualidade das imagens, é muito importante que sejam o mais profissional possível. Quanto maior a qualidade, melhor será a primeira impressão do usuário a respeito do seu negócio.

Imagens ruins passam a impressão de um negócio desleixado, de alguém que não se preocupa muito com o resultado das coisas e está fazendo apenas por fazer. Esse pensamento causa um impacto super negativo e pode gerar um prejuízo enorme.

O próprio Facebook disponibiliza muitas imagens profissionais para você usar na criação dos anúncios, facilitando muito essa parte.

Outra coisa! Procure não usar imagens com muito texto nos seus anúncios, toda vez que você faz o upload de uma imagem para criar o anúncio, é feita uma verificação e a partir dela é que o Facebook determina qual será o nível de veiculação do seu anúncio.

Crie títulos objetivos

A imagem do seu anúncio chamou a atenção e agora o usuário está lendo o título, muito bom! Essa parte é super importante, porque a decisão de clicar ou não será baseada quase totalmente no título.

Ser objetivo nessa etapa é crucial, porque a pessoa já tem um entendimento do que se trata o anúncio apenas pela imagem e no título você precisa mostrar como pode ajudá-la, ou como a sua oferta é realmente irrecusável.

Digamos que você esteja anunciando um material de emagrecimento, uma boa jogada no seu título poderia ser “Alcance o corpo ideal em apenas 2 meses” ou “Perca 10kg em 30 dias com exercícios em casa“.

Assim você atacou diretamente na dor da pessoa e já está explícito qual é o verdadeiro benefício daquilo que está oferecendo, seja realizar o sonho de alguém ou garantir que ela compre um produto por um preço super chamativo.

Ao criar título que definem a sua oferta e demonstram o benefício em poucas palavras, sua taxa de conversão vai aumentar consideravelmente.

Envie os anúncios para uma Landing Page

Ao invés de enviar as pessoas que clicaram no seu anúncio para uma página de produto, procure mandá-la para uma Landing Page, onde você pode criar um ambiente muito mais persuasivo sem dados técnicos e elementos que dispersem a atenção.

Dentro da Landing você pode criar um texto focado totalmente na persuasão do usuário, informando apenas as características do seu serviço/produto que são realmente relevantes para a tomada de decisão.

Você ainda pode criar elementos com cores específicas que aumentam as chances de conversão. Mas tome cuidado para não fazer um carnaval na sua página, caso contrário ao invés de converter, as pessoas vão sair correndo.

É claro que o design da Landing Page é importante mas você deve se preocupar mais com a anatomia da página, transformando a navegação em algo agradável e com etapas que seguem uma linha de raciocínio corretamente.

De nada adianta você ter a página mais linda do mundo se as pessoas não sabem o que fazer dentro dela. Então procure usar mais os modelos tradicionais que já tem uma boa taxa de conversão comprovada.

Essas páginas podem ser criadas rapidamente através de ferramentas on-line, tanto as gratuitas quanto as pagas são muito boas.

Use iscas digitais

As iscas digitais são as melhores amigas dos profissionais que trabalham com relacionamento através da lista de e-mail, porque geram uma taxa de conversão muito boa.

A expressão “Isca Digital“, caso você não conheça, pode ser traduzida em “Recompensa por ação“. Podemos simplificar em algo como: se você deixar seu e-mail aqui, te dou uma recompensa muito valiosa.

Essa recompensa pode ser qualquer coisa, um conteúdo sobre determinado assunto, um eBook, um minicurso em vídeo. Enfim, uma infinidade de coisas que gera interesse nas pessoas.

Aproveite toda a expertise que tem na área de atuação do seu negócio e crie uma recompensa muito valiosa, algo que faria a pessoa pensar “Está bom demais para ser verdade” ou “Não acredito que essa informação é de graça“.

Dentro destas iscas você deve informar coisas que realmente agregam valor ao negócio ou à vida dos usuários. Porém mesmo que você envie uma receita sobre determinado assunto, nunca entregue a cereja do bolo.

Assim você desperta o interesse das pessoas pelo seu negócio e aumenta as chances de conversão consideravelmente. Este é um trabalho que leva mais tempo do que os outros, mas que realmente traz resultado e é super animador.

Faça teste A/B

O teste A/B também é um amigo muito próximo de qualquer anunciante. Com ele você consegue identificar as preferências das pessoas e aumentar cada vez mais o nível de conversão das campanhas.

Sempre que você for impulsionar algo no Facebook, procure fazer teste A/B ou até A/B/C se possível, deixe o teste rodando por 1 semana, veja aquele que converteu mais, e depois anuncie apenas o vencedor.

Desse modo você começa a entender qual tipo de linguagem funciona melhor e porquê, assim como as imagens e horários. Isso vai tornar seus anúncios muito mais assertivos no futuro.

Como medir o resultado dos anúncios

Como medir o resultado dos anúncios

Uma parte muito importante para garantir que seus anúncios sejam cada vez melhores é o monitoramento; e o Facebook tem um sistema de relatórios muito bom que traz informações bem relevantes.

Vou te mostrar como você pode chegar nos relatórios de anúncio do Facebook dentro do Gerenciador de Negócios.

1 – Acesse o Business Facebook e no menu de hambúrguer selecione a opção “Gerenciador de Anúncios“.

2 – Agora você terá uma visão geral de todas as suas campanhas, selecione a que você deseja analisar.

3 – A partir daí, você terá a visão das estatísticas da campanha inteira. A visão será como essa da imagem abaixo:

Gerenciador de Anúncios

Dentro da campanha você pode clicar no conjunto de anúncios para ver as estatísticas do mesmo. Ainda é possível ver os dados de cada um separadamente, basta selecioná-lo.

O Facebook traz informações de desempenho, dados demográficos e posicionamento de tudo que você impulsiona. Isso te ajuda a conhecer melhor o seu público, para direcionar e criar outras campanhas de sucesso.

Crie seus próprios anúncios que convertem

Agora que você já tem um boa noção sobre anúncio no Facebook, pode seguir por conta própria e criar campanhas que vão trazer ótimos resultados ao seu negócio on-line.

Lembre-se de segmentar o seu público-alvo de modo específico para ter mais chances de conversão. Depois com base nesse público, você pode usar um semelhante para levar o seu negócio a mais pessoas.

Escolha a conversão adequadamente, baseado naquilo que você quer atingir para conseguir resultados reais. Assim você tem certeza que as pessoas que mantêm contato com o seu negócio estão realmente interessadas.

Use as boas práticas de anúncios no Facebook para fazer com que as pessoas se interessem ainda mais pelo que você tem a oferecer, isso cria um bom relacionamento e traz um maior reconhecimento da marca.

Não esqueça de medir os resultados de cada uma das campanhas. Faça isso sempre para ter bons insights do que pode ser feito na próxima para que gere mais resultados.

Bons anúncios geram muito tráfego

Fique sabendo que se você fizer um anúncio certeiro, pode gerar tráfego intenso para o site, o que é muito bom. Mas tome cuidado com os limites da sua hospedagem.

Nessa hora é muito importante que esteja usando uma hospedagem otimizada para a plataforma do seu negócio. Desse modo você evita que o site fique fora por conta da quantidade de acessos.

Ficar offline nesses momentos pode trazer o resultado oposto daquilo que você procura com os anúncios. Os usuários ficarão aborrecidos, e assim como uma boa experiência é compartilhada, as experiências ruins também.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a criarem seus anúncios no Facebook assim como você, compartilhando esse artigo com seus amigos.

Um grande abraço e até a próxima!