Imagine que você tenha um caminhão, onde você transporta todas as suas mercadorias com facilidade. Mas conforme o tempo vai passando e você adquire mais mercadorias, esse caminhão começa a ficar cheio e pesado. E para piorar, a organização começa a ficar cada vez mais difícil, obrigando você a deixar algumas coisas desarrumadas.

Vai chegar um momento que seu caminhão não conseguirá mais carregar todas suas mercadorias, por não ter mais espaço ou desempenho suficiente.

Sua loja virtual funciona da mesma maneira. Se não for bem preparada e organizada ficará cada vez mais complicado de gerencia-la.

Mas como você pode se prevenir? Ou caso já tenha complicações, como pode reverter isso tudo?

Bom, continue lendo que vou te explicar como aumentar a velocidade de sua loja virtual.

Vamos começar!

Otimize seu ambiente de hospedagem

A hospedagem de sites seu e-commerce tem um dos maiores impactos sobre a sua velocidade. Quando o seu servidor não consegue mais suportar a quantidade de acessos de visitantes, essa é a hora de fazer um upgrade para outro ou então melhorá-lo.

Considere o seguinte:

Você está em um servidor compartilhado ou servidor dedicado? – Quanto maior a qualidade do seu ambiente de hospedagem, melhor. E um número de acessos elevado não será suportado por muitos servidores compartilhados. Se sua loja virtual está crescendo rapidamente você pode optar por um Servidor Cloud Server.

Verifique as capacidades de acesso do seu E-commerce  – Para reduzir tempo de carregamento e ter uma resposta ainda mais rápida procure por uma CDN como o CloudFlare. Ele cria “cópias” de seu site em regiões diferentes. Assim quando um usuário for acessar sua loja virtual, acessará diretamente pela servidor que estiver mais próximo.

Certifique-se de que o seu certificado SSL esteja sempre ativo! – Além de manter os dados que trafegam em seu site seguros, um Certificado SSL entregará um desempenho positivo na velocidade do seu ambiente e no SEO do Google.

Revise suas extensões e integrações

Agora é a hora de analisar todas as suas extensões e temas para garantir que tudo esteja atualizado.

Todo site passa por alguns bugs. Fique atento e resolva todos os bugs e conflitos o quanto antes! Você não vai querer que eles apareçam durante uma campanha ou em datas de alto valor comercial, certo?

Além disso, observe os plugins e extensões aplicados em seu ambiente. Se for necessário faça uma limpa e exclua todos os que não utiliza ou os que podem ser substituídos por algum mais leve ou por software fora do seu ambiente.

Um bom exemplo é ao compactar imagens. Alguns softwares são cheios de opções e adereços mas acabam deixando seu ambiente mais “carregado” por conta disso.

Uma boa alternativa seria usar softwares como o CompressPNG ou o CompressJPEG, que são gratuitos.

Quanto aos bugs, foque nos mais “drásticos” e importantes primeiro. Os seus usuários precisam se sentir confiantes e dando valor à qualidade do seu site para efetuar alguma compra.

Assim você ganha em velocidade e em vendas!

Aproveite o cache do navegador

Quando você visita qualquer URL, seu navegador geralmente armazena em cache páginas desse site para acelerar o tempo de carregamento na próxima vez que acessá-lo novamente.

O armazenamento em cache do navegador armazena arquivos de recursos de páginas da Web em um computador local quando um usuário visita uma página da Web. Portanto, aproveitar o cache do navegador é quando você instrui os navegadores sobre como os recursos salvos devem ser tratados.

As coisas podem ficar mais lentas quando a resposta do seu servidor não inclui cabeçalhos de armazenamento em cache ou se os recursos são especificados para serem armazenados em cache por um curto período de tempo.

otimizar o armazenamento em cache carregará suas páginas muito mais rápido para visitantes “repetidos” e outras páginas compartilharão esses mesmos recursos.

Pesquise

Se mesmo depois de fazer todos estes passos você não se sentir satisfeito com a velocidade da sua loja virtual você pode fazer alguns testes para ver como está se saindo e onde pode melhorar.

Aqui estão algumas ferramentas para ajudá-lo a testar a velocidade da sua loja:

1- O Think with Google desenvolvido pela própria empresa, apresenta dados atuais da sua loja e onde ela pode melhorar para os usuários mobile e desktop.

2- O GTMetrix analiisa e mostra um relatório de desempenho detalhado sobre a velocidade de sua loja, assim como detalhes sobre o que está reduzindo a velocidade dela.

Conclusão

A velocidade da sua loja virtual é algo essencial para firmar clientes e concretizar vendas!

Além disso, você ainda pode contar com um “empurrãozinho” do Google no seu SEO caso foque em melhorar o seu site para usuários mobile, já que a plataforma apoia cada vez mais essa prática.

Espero que estes passos tenham te ajudado a administrar melhor seu e-commerce e ganhar ainda mais velocidade.

Se tiver alguma dúvida, não deixe de comentar aqui em baixo!

Um forte abraço e até mais!