Caso o seu negócio tenha uma página na Internet, você já deve ter ouvido falar em banco de dados. Eles podem ser utilizados em contextos diversos; seja para controlar informações do RH, ou mesmo gerenciar as informações de blogs e sites.

Contudo, é importante que você entenda quais são as necessidades reais da sua empresa, a fim de encontrar a solução ideal. Também existe a possibilidade de aprender como criar um banco de dados. 

Porém, é necessário prestar atenção em alguns detalhes, para garantir que tudo funcione corretamente e atenda às demandas da sua organização.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue acompanhando o conteúdo que preparamos a seguir!

O que é um banco de dados e como é feita a sua gestão?

A melhor definição de o que é banco de dados, envolve a organização e armazenamento de informações sobre uma página específica. Trata-se de junção de dados relacionados a um mesmo assunto, que precisam ser guardados em um local seguro.

Empresas costumam ter inúmeras informações confidenciais, que precisam ser agrupadas e organizadas em um espaço protegido, dentro do negócio. Assim, a equipe e a gerência conseguem consultá-las posteriormente, sem dificuldades.

Para isso, é fundamental contar com um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados). Desse modo, fica mais fácil manipular as informações, simplificando a rotina empresarial. 

Atualmente, existem inúmeros SGBDs, sendo que cada um atende a diferentes necessidades. Os mais comuns são o MySQL, MongoDB e PostgreSQL, que trataremos com mais detalhes mais abaixo.

A importância da gestão de bancos de dados empresariais

banco de dados importância da gestão

Se você ainda está se perguntando para que serve um banco de dados, daremos uma resposta bem direta: ele agrupa todas as informações da sua página com eficiência, aprimorando a experiência do usuário ao buscar e encontrar o que precisa em seu site.

Ao ter esses dados bem organizados, isso não melhora somente a experiência dos seus visitantes, mas facilita o trabalho da sua equipe de TI (Tecnologia da Informação). 

Isso porque, os profissionais poderão acessar, manipular, armazenar e consultar essas informações sempre que necessário, já que terão a disponibilidade de uma excelente ferramenta de gestão. 

Além disso, sua página se manterá no ar sem problemas, com backups frequentes que evitarão a perda de informações. 

Tipos de banco de dados e suas características

Como você viu acima, os bancos de dados são indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio que tenha uma página web, principalmente àqueles do nicho tecnológico. Sendo assim, eles se popularizaram rapidamente no mercado. 

A partir disso, foram surgindo diferentes tipos de bancos de dados, a fim de atender às diferentes demandas empresariais: os modelos relacionais e não relacionais. Veja mais sobre eles a seguir.

Bancos de dados relacionais

Um banco de dados relacional é a representação clássica dessa tecnologia, baseado em tabelas. Também é válido afirmar que são bancos de dados baseados na linguagem SQL (Structured Query Language). 

Na prática, isso quer dizer que as informações armazenadas aqui, são exibidas para o usuário em forma de tabelas. São opções adequadas para CRMs, ERPs e para a gestão financeira da empresa.

Bancos de dados não relacionais

Ao contrário do modelo relacional, o banco de dados não relacional é baseado na linguagem NoSQL (Not Only SQL). Então, não se organizam em tabelas, e sim em chaves. 

Na prática, cada chave é usada para recuperar um determinado valor, que é exibido para o usuário em um esquema diferente do tradicional. São opções ideais para suprir demandas que os modelos relacionais não conseguem.

Sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs)

banco de dados sgbd

Até agora, você já entendeu a função de um sistema de banco de dados, ou um SGBD. 

Ele funciona como uma espécie de interface entre o banco de dados e o usuário final, facilitando a organização, atualização e recuperação das informações de uma página, de forma otimizada. 

Um sistema de gerenciamento também permite a supervisão e controle das informações, aprimorando diversas operações administrativas, como o monitoramento de performance, ajustes, backup e recuperação

Porém, como escolher o SGBD ideal para as necessidades da sua empresa? Anteriormente, citamos os modelos MySQL, MongoDB e PostgreSQL. Conheça suas características e funcionalidades abaixo.

1. MySQL

Banco de dados relacional, uma das principais características do MySQL é que se trata de um sistema Open Source. Baseia-se na linguagem SQL e opera com licenças de software livre e comerciais. 

Esse sistema também se destaca pela usabilidade simples, além de oferecer uma estrutura segura e confiável, que permitiu que diferentes empresas e desenvolvedores de aplicativos utilizassem seus recursos, como o Twitter, o Facebook e o Google. 

Outra funcionalidade que merece atenção é a integração facilitada com o PHP de inúmeros pacotes de hospedagem, normalmente oferecidos.

2. MongoDB

Assim, como o MySQL, o MongoDB é um sistema Open Source e bastante utilizado no mercado. 

Isso se deve, especialmente, pela sua ampla compatibilidade com os mais variados sistemas operacionais, com o Windows, OSX e Linux, baseados em linguagem de programação C++.

Seu uso é bastante indicado para arquivos em JSON, já que possibilita a criação de colunas e tabelas previamente. Além disso, possui excelente desempenho, pois sua linguagem de programação oferece maior performance e tranquilidade para realizar as tarefas diárias.

Inicialmente, o MongoDB foi desenvolvido para um uso específico; planejado em Big Data, capaz de aguentar um escalonamento vertical e horizontal. Desse modo, o sistema consegue lidar com grandes volumes de informações.

3. PostgreSQL

Outro gerenciador de banco de dados relacional Open Source, o PostgreSQL é o favorito de empresas com sistemas online, a exemplo do Skype e Apple. 

É considerado uma das melhores opções do tipo no mercado, pois oferece recursos complexos e diferenciados, permitindo que os usuários tenham acesso facilitado às informações. 

Nesse sentido, requer uma solução de hardware mais potente, a fim de não prejudicar sua performance. Esse sistema também consegue gerenciar um grande volume de dados, com segurança, estabilidade e excelente desempenho, por um custo acessível.

3 fatores para avaliar em servidores para seu banco de dados

banco de dados fatores para avaliar

Saber escolher o servidor correto para hospedar seu banco de dados é crucial para manter o bom desempenho da sua página. Nesse contexto, veja mais abaixo os principais fatores a serem analisados na hora de selecionar o melhor servidor. 

Nível de segurança

Um servidor eficiente deve permitir que a empresa tenha o máximo controle sobre as informações que os usuários acessam, além de garantir a segurança desses dados e facilitar a criação de um plano de recuperação de desastres.

Apesar de muitas soluções de bancos de dados serem mais flexíveis nesse aspecto, você ainda encontrará algumas limitações, dependendo do seu projeto. Por isso, é fundamental priorizar tecnologias com altos níveis de segurança.

Memória RAM

Outra característica de um bom servidor é a quantidade de memória RAM disponível. Quanto maior for esse número, mais dados poderão ser armazenados em cache e, consequentemente, mais informações serão processadas em uma única leitura.

A melhor forma de identificar os requisitos de RAM necessários para seu projeto, é analisando as informações de uso, o desempenho real da página e definir indicadores desse desempenho.

Caso não tenha esses dados em mãos, estabeleça uma quantidade de memória RAM ideal para as transações mais intensas, e defina a quantidade necessária para evitar o recarregamento das páginas.

Uso de CPU

Estude o uso da CPU do servidor desejado, a fim de determinar a quantidade e velocidade ideal para seus objetivos. Essa decisão deve ser baseada na frequência e natureza das consultas ao banco de dados, não pelo seu tamanho.

Então, a melhor forma de decidir sobre a CPU é monitorando seu uso real. Ao entender e comparar seu desempenho, você consegue avaliar as necessidades reais de processamento e estabelecer as melhorias. 

Um servidor com CPUs adicionais, normalmente, eleva o desempenho da página. Porém, o banco de dados só conseguirá tirar proveito disso, caso seu uso atual esteja acima do 80%.

Hospedagem cloud para banco de dados: 3 grandes benefícios

banco de dados hospedagem cloud

Investir em uma boa hospedagem de banco de dados traz inúmeros benefícios para seu negócio. Afinal, isso não impacta somente na produtividade da equipe, mas também afeta o alinhamento entre os times e os resultados alcançados a cada mês.

Quando falamos em hospedagem em cloud, essas vantagens se potencializam. Confira as vantagens a seguir.

1. Custo

Os custos de aquisição de uma hospedagem em cloud podem ser menores do que os valores envolvidos na expansão da capacidade do seu servidor local atual. 

Com a redução nas despesas de manutenção, a implementação de DBaaS (Banco de Dados como Serviço) também ajuda a diminuir os custos administrativos. 

Isso porque, os serviços em nuvem costumam ser pagos conforme seu uso. Então, sua empresa só precisará aplicar mais recursos caso precise adquirir serviços adicionais.

2. Flexibilidade

Passar as soluções de banco de dados da sua empresa para uma hospedagem em nuvem, pode liberar seu empreendimento de certas demandas e custos de gerenciamento. 

Os servidores em nuvem são eficientes e não possuem restrições quanto à sua capacidade de expansão. Então, conforme seus serviços evoluem, seu relógio poderá usufruir das novidades instantaneamente. Isso facilita a gestão do banco de dados.

3. Escalabilidade

Outra vantagem de uma hospedagem em nuvem é sua escalabilidade. Esse tipo de servidor oferece soluções escaláveis, que garantem opções de crescimento sustentáveis para qualquer empresa que a utilize. 

Nesse sentido, vale reforçar a importância de escolher uma solução em nuvem que atenda às demandas da sua organização.

Soluções de storage da SAN para Banco de Dados

Como te mostramos logo acima, a hospedagem em nuvem é uma excelente alternativa para negócios que buscam escalabilidade, flexibilidade e economia de recursos. 

Com ela, você consegue garantir que as demandas da sua empresa sejam atendidas, mesmo que as características do seu projeto mude com o passar do tempo. Outros benefícios são:

  • instâncias em cloud isoladas;
  • flexibilidade na velocidade de processamento;
  • habilidade de redimensionar recursos virtualmente;
  • gerenciamento de múltiplos domínios;
  • alternância entre diferentes versões de PHP;
  • gestão do banco de dados em SSD;
  • monitoramento de performance.

Para te ajudar a escolher a melhor solução de storage em cloud, a SAN separou algumas sugestões. Confira a seguir.

Hospedagem Elastic Cloud – Nível empresarial

A solução Elastic Cloud da SAN é um dos modelos mais avançados do mercado atualmente. Com sua tecnologia inovadora de provisionar “instâncias em cloud”, fica bem mais fácil hospedar e manter sua página no ar.

Seu maior objetivo é atender clientes que precisam de soluções com alta tecnologia, unidas à simplicidade de gestão. 

Na prática, a hospedagem em cloud oferece excelente desempenho, sem exigir altos níveis de conhecimento técnico de infraestrutura dos usuários. Assim, sua equipe consegue se dedicar à aplicação hospedada.

Conheça a hospedagem Elastic Cloud da SAN Internet e torne a computação em nuvem mais simples!

Hospedagem VPS – Para pequenas e médias empresas

A solução de hospedagem VPS  (Virtual Private Server) da SAN é voltada para pequenas e médias empresas. Trata-se de uma alternativa para usuários com aumentos pontuais nas demandas de processamento e armazenamento.  

A hospedagem VPS funciona reservando uma pequena parte do hardware de um processador mais robusto, produzindo um outro servidor, porém virtual, menos poderoso no que se refere ao processamento e, por isso, mais em conta.

Conheça a solução de Servidores VPS da SAN Internet e descubra como otimizar seu negócio!

Conclusão

Os banco de dados surgiram a partir da necessidade de catalogar informações, e foram potencializados pela evolução da tecnologia. Grande parte das facilidades que usufruímos em nosso cotidiano, não seria possível sem a existência dos bancos de dados. 

Quando tocamos no assunto de hospedagem de sites corporativos, eles também são indispensáveis. 

Essa solução é essencial para o bom funcionamento de seu site, que vai desde o gerenciamento de informações internas, até a gestão do conteúdo da página. 

Com todas as dicas que trouxemos aqui, você conseguirá escolher a melhor solução para as necessidades da sua empresa.