A segurança na internet tem se tornado um tópico com cada vez mais relevância na internet. E, quando falamos em segurança de sites, não há como deixar de mencionar o certificado DV. 

Constantemente estamos trocando e disponibilizando informações pessoais com algum site na rede, seja para fazer login ou criar cadastro em alguma rede social, acessar a conta do banco ou fazer alguma compra.

Essas informações podem estar correndo um sério perigo caso o site não possua um Certificado SSL para proteger todas essas informações.

Neste conteúdo vou te explicar tudo sobre um dos tipos de Certificado SSL que você pode adquirir para o seu site: especificamente o Certificado de Validação do Domínio (DV).

O que é Certificado SSL de Validação do Domínio (DV)?

O certificado SSL validado por domínio (DV SSL) é aquele “famoso cadeado verde” na URL dos sites que você acessa. Mas o que ele faz, exatamente?

Ao disponibilizar a um site qualquer informação esse dado vai para um servidor, onde é armazenado ou mesmo preparado para ser utilizado depois.

Em um site sem o Certificado SSL o processo é basicamente este, o que faz com que o roubo dessas informações por algum hacker ou pessoa mal intencionada seja muito mais fácil.

Já com um Certificado SSL, essa informação passa por uma criptografia de dados indecifrável antes de chegar ao servidor, que torna a segurança de seus dados totalmente eficaz.

Isso pode evitar muitas dores de cabeça!

A Validação de Domínio faz esse papel no domínio do site que seja determinado, protegendo senhas, logins, e-mails, CPFs e outras informações que sejam compartilhadas pelos usuários dele.  

Diferenças do certificado DV para outros tipos

O certificado digital DV, ou apenas certificado DV, é o tipo de validação de domínio mais comum. Ao contrário de outros tipos de certificações, o DV usa apenas o nome de domínio para certificar que a conexão é, de fato, segura.  

Em suma, ele verifica se quem solicita o certificado realmente controla o domínio que protege.

Os certificados DV SSL têm total suporte do navegador e compartilham do mesmo reconhecimento de outros certificados, como o SSL OV, por exemplo. Apesar disso, ele tem uma vantagem: é emitido quase que imediatamente.

Isso quer dizer que uma empresa que deseja tornar o seu site mais seguro pode optar pelo SSL DV como uma alternativa de baixo custo e pouco investimento inicial. 

Qual é a importância do Certificado SSL?

De acordo com dados da pesquisa Digital in 2020, promovida pela Hootsuite e a We Are Social, hoje, o número de pessoas que utilizam a internet já ultrapassa os 4,5 bilhões. 

Isso quer dizer que este é um ambiente em expansão e, por isso, é importante que a construção de mecanismos de segurança para tornar a navegação mais segura deve ser uma prioridade para empresas com presença no digital. 

Os certificados SSL servem exatamente para isso!

O Certificado SSL faz parte de um protocolo que garante que os usuários que visitam seu site naveguem em um ambiente seguro. Esta segurança pode ser notada pelo usuário através do cadeado exibido em todos os navegadores e o termo https no endereço de URL.

Eles permitem que a comunicação entre clientes e servidores seja protegida por uma camada de criptografia, protegendo a integridade dos dados de atividades maliciosas e combatendo falhas de segurança.  

Este é um cuidado ainda mais importante quando consideramos a instauração da LGPD e as graves sanções que empresas podem sofrer se causarem vazamentos de dados, intencionalmente ou não.

Quem deve comprá-lo?

O Certificado DV SSL é recomendado para proprietários de sites de pequeno e médio porte que precisam apenas de criptografias em seus domínios. Se comparado com o Certificado SSL de Validação da Organização (OV) e Validação Estendida (EV), o DV tem o valor mais barato de todos.

Os certificados SSL de validação de domínio possuem algumas opções diferentes, como “Certificado SSL Wildcard” e “Certificado Multi-domain”. O certificado SSL Wildcard permite que o usuário proteja um número ilimitado de subdomínios, enquanto um certificado SSL Multi-domain (SAN) disponibiliza a proteção de até 100 domínios diferentes.

certificado DV

Quais as vantagens de optar pelo Certificado de Validação de Domínio (DV)?

  • Preço mais baixo  – Os preços dos certificados de Validação de Domínio (DV) são relativamente mais baixos se forem comparados aos certificados de Validação da Organização (OV) e Validação Estendida (EV).
  • Emissão rápida  - A emissão de um Certificado SSL DV é a mais rápida dentre todos os tipos de Certificados. Geralmente ela ocorre em questão de minutos após a conclusão do processo de verificação do domínio.
  • Descarta alguma documentação para a validação  – Nenhum documento é solicitado durante o processo de verificação do domínio pela validadora responsável.
  • Benefícios no Ranking do Google (SEO)  - O Google anunciou recentemente a concessão de benefícios nas classificações na plataforma aos sites que possuem um Certificado SSL ativo. Dessa maneira, o Certificado de Validação de Domínio (DV) pode te ajudar a aumentar o tráfego orgânico no seu site, gerando mais interessados e consequentemente mais vendas em seu negócio.

Aumenta a confiança do usuário de seu site  – HTTPS na URL e selo no rodapé de seu site são características que transmitem segurança e confiança para seus usuários. Com isso, seus visitantes ficam mais tranquilos ao ser necessário a divulgação ou compartilhamento de dados pessoais com seu site, pois têm o conhecimento de que suas informações estarão seguras e protegidas.

Onde adquirir seu Certificado SSL DV

Como você pode perceber, escolher o seu certificado DV é um processo importante não só para a segurança do seu site, mas também para a imagem da sua empresa e integridade dos dados de seus clientes. 

A SAN Internet é uma empresa pioneira na validação de domínios por meio de certificados DV, contando com ampla experiência de mercado e um time de especialistas prontos para te ajudar a tornar o seu site mais seguro. 

Você pode adquirir seu Certificado SSL de Validação de Domínio direto no site da SAN. Nele, são oferecidos certificados de alguns dos melhores fornecedores do mercado, tais como a Sectigo, a Digicert, a Geotrust, dentre muitos outros. 

Além do certificado DV, você ainda pode encontrar no site planos para os certificados de Validação da Organização (OV) e Validação Estendida (EV), com os melhores preços e a garantia que só a SAN pode oferecer.

Não deixe de garantir a segurança de seu site e de seus clientes, adquira o seu certificado DV agora

Conclusão

A aquisição de um certificado DV SSL para seu site é essencial para melhorar a experiência de seus usuários e aumentar o nível de segurança da navegação. 

Neste artigo, você aprendeu mais sobre o que é o certificado DV, qual a diferença deles para outros tipos de certificados e onde encontrar as melhores opções de certificados do mercado. 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil na sua jornada de conhecimento sobre segurança de sites. Ainda ficou com dúvidas? Deixe o seu comentário aqui neste artigo, será um prazer respondê-las. 

Para continuar aprendendo, acesse o blog da SAN Internet.