Muitos sites, sejam eles blogs ou lojas virtuais ainda não vêem a importância que um Certificado SSL têm para colaborar tanto na segurança dos dados como na experiência do usuário.

Milhares dos incidentes de roubo de dados na internet poderiam ser evitados com a instalação desses Certificados de Segurança nos sites. E atualmente, ter um certificado não é algo tão complicado como se pode imaginar.

Existem vários tipos de certificados que são adequados para cada todo tipo de site, independente do ramo ou objetivo do mesmo.

Neste conteúdo vou falar de um deles: o Certificado de Segurança de Validação da Organização, ou OV.

Continue lendo!

O que é Certificado SSL de Validação da Organização (OV)? Quem deve usá-lo?

O Certificado SSL de Validação da Organização é a opção “mediana” dentre os tipos de Certificados existentes. Mas o que isso quer dizer?

Significa que dependendo do tamanho e função do seu site, um Certificado DV pode não ser suficiente e um EV pode ser demais para o que precisa. Então, entra em cena o OV, que pode levar exatamente a segurança que seu site necessita.

Ao adquirir o seu Certificado seu site apresentará um “cadeado verde” na url, indicando que seu site apresenta a segurança dos dados compartilhados pelos seus usuários.

Os certificados OV (Validação da organização) são recomendados para empresas e organizações onde os usuários precisam inserir informações confidenciais ( como números de cartão de crédito, informações de contato, etc.), como por exemplo em sites de comércio eletrônico ou vendas on-line.

Um certificado OV autentica o proprietário do site através das informações comerciais legítimas para essa empresa.

De forma geral os certificados de Validação da Organização fornecem o mesmo nível de proteção que os certificados de Validação de Domínio, mas vão além do que simplesmente exigir prova de propriedade de domínio

Com um certificado OV, a empresa certificadora faz a confirmação de que o negócio associado ao nome de domínio é registrado e legítimo, verificando detalhes como o nome da empresa, localização, endereço e informações de incorporação ou registro.

Isso torna o certificado OV uma opção mais adequada para sites públicos que representam empresas ou organizações.

O processo de validação desses certificados é mais longo e detalhado do que em um DV. A Certificadora não verifica somente se você possui um domínio, mas também verifica se você é o proprietário dele. A sua empresa deve estar em um banco de dados de registro de negócios e em um diretório on-line verdadeiro e funcional.

Se algum dado na validação não estiver adequado, a certificadora pode cancelar a compra do Certificado SSL. Por isso é importante estar ciente de todos os dados que precisa enviar e se todos estão adequados.

Caso você já possua um certificado DV e queria mudar para um Certificado OV, é recomendado  que faça isso nos seguintes casos:

  • Você precisa proteger os dados confidenciais do usuário;
  • Você deseja exibir o nome da sua empresa em um certificado (fornece mais confiança entre os usuários);
  • Você está planejando expandir o negócio e transformá-lo em um novo nível;
  • Você quer que as pessoas saibam que o site é uma organização legítima e não um site de phishing;

Se decidir mudar de um certificado DV para um certificado OV, não deixe de contactar os nossos especialistas da SAN. Nosso conhecimento, experiência e processo eficaz  tornarão a emissão de um certificado OV simples e prática.

Ganhe desempenho

Com um Certificado de Segurança, independente de seu tipo, o seu site ganha uma melhora significativa no carregamento.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o HTTPS não atrapalha ou reduz o tempo de carregamento de seu site. Pelo contrário. Ele pode deixar seu ambiente até 10x mais veloz.

Ganhe confiança

O ‘cadeado verde“ é mais do que um detalhe em seu site. Ele transmite segurança para seus usuários.

Ao ver sua URL com este símbolo seus visitantes ficam mais seguros ao compartilhar informações com seu site.

Além disso, ao adquirir este certificado você recebe um selo para colocar em seu site, mostrando todos os dados confirmados sobre a sua organização ao passar o mouse em cima ou clicar. Estas informações são buscadas da própria certificadora em tempo real.

Conclusão

Ter um Certificado de segurança em seu site é algo praticamente obrigatório atualmente, pois cada dia ocorrem mais e mais casos de roubo de dados por todo o mundo.

E dentre as três categorias que existem pode ser que a OV seja o produto ideal para seu site.

Caso tenha alguma dúvida sobre qual produto deve adquirir converse com um de nossos especialistas que vão te ajudar a encontrar o melhor Certificado de Segurança para seu ambiente.

Se conhecer alguém que possa gostar desse conteúdo não deixe de compartilhar.

Um forte abraço e até a próxima!