A Google anunciou que um aviso de “Site Suspeito” será mostrado em todos os sites que possuírem campos de senha ou cartões de crédito e que não possuírem certificados SSL.

Anunciado no dia 31 de janeiro de 2017, a partir das novas versões 56 em diante do Google Chrome, um aviso de “Site Suspeito” será mostrado em todos os sites que possuírem campos de senha ou cartões de crédito e que não possuírem certificados SSL.

Chrome HTTPS
Exemplo da mensagem

O que é certificado SSL ?

Secure Socket Layer(SSL) é um padrão global em tecnologia de segurança. O Certificado SSL cria um caminho seguro entre o servidor e o navegador (Browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam seguros e sigilosos.

Como funciona o SSL ?

O SSL (Secure Sockets Layer) usa um sistema de criptografia que utiliza duas chaves para criptografar os dados, uma chave pública conhecida por todos e uma chave privada conhecida apenas pelo destinatário. O SSL é a única e eficaz maneira de obter segurança de dados em comércio eletrônico. Quando um SSL – Certificado Digital está instalado no website, um ícone de um cadeado aparece no navegador e o endereço começa com https:// em vez de http:// informando que os dados serão criptografados.

O que é HTTPS?

HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é a versão segura do HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Meios seguros de transferência de dados usando o protocolo https na internet são necessários para efetuar transações online seguras, como os serviços bancários ou compras online. O HTTPS criptografa a sessão com um certificado digital, utilizando o HTTP sobre SSL (Secure Sockets Layer) utilizado pelos navegadores.

Se o website começar com https:// em vez de http:// ele é um website seguro. Os principais navegadores como o Internet Explorer ou o Firefox mostram um cadeado dourado para indicar que você está acessando um website seguro. Esse cadeado só aparece quando um certificado digital está instalado no servidor web.

Porque utilizar certificados SSL da SAN?

Com a utilização do Certificado SSL você demonstra aos seus clientes uma maior segurança das informações, apresentando grande confiabilidade e garantindo que os dados importantes dos seus clientes trafeguem sigilosamente entre o Browser e o servidor.

Aumente o pagerank (posição da página nos mecanismos de busca) do seu site em buscadores como o Google. Os Buscadores estão priorizando sites com Certificado SSL instalados, trazendo os mesmos para melhores colocações nas buscas.

Como a falta de SSL afetará sites em WordPress?

Sites que possuírem campos de senha serão marcado pelo Google Chrome. Isso inclui páginas de login do WordPress e campos de busca, o que pode ocasionar problemas para os seus visitantes que precisem fazer login ou queiram fazer compras em sua loja, já que eles podem entender que o seu site foi invadido ou não é confiável. Mesmo que o seu site não seja inseguro por não possuir o certificado SSL, ele é menos seguro que outros sites que o possuem.

E qual pode ser o impacto real no seu Site?

A título de exemplo, nos últimos 30 dias, do tráfego total de visitantes do site da SAN, o Chrome respondeu por 72,38% das sessões e 73,04% de todos os novos visitantes, ou seja, existe uma probabilidade muito grande de que a partir de agora a falta de SSL afete profundamente a navegação de um site contribuindo para a degradação ou reforço da imagem de uma empresa.