Algumas dificuldades diferentes podem aparecer diariamente e é importante que você consiga passar por todas elas e manter seu site em ordem.

E um desses desafios é o de manter sua loja com um bom desempenho.

Mas por mais que se esforce para resolver essa dificuldade você pode não conseguir deixar o seu site como ele deve realmente ser.

A velocidade de sua loja virtual influencia totalmente em seu SEO. Dessa forma uma loja com um carregamento mais rápido tem as melhores posições no Google se comparado a uma loja mais lenta.

Procure uma hospedagem que garanta um desempenho eficaz

Se você está gerenciando uma grande loja on-line, ou se teve um grande crescimento nos últimos anos, talvez seja hora mudar para uma hospedagem de sites especializada em E-commerce ou especificamente ao WooCommerce.

Uma hospedagem experiente e otimizada para lojas virtuais vai ajudar no desempenho de sua loja por proporcionar a você um servidor preparado para suportar todos os acessos e atividades em seu site.

O que é bom no WordPress pode não funcionar tão bem no WooCommerce

À medida que você se familiarizar com as ferramentas do WooCommerce, você vai perceber que a plataforma funciona de uma maneira um pouco diferente do WordPress. O que pode ser uma boa prática no WordPress pode ter um impacto insignificante ou mesmo negativo em um site com WooCommerce?

Muitos proprietários de sites de lojas virtuais tentam lidar com problemas de velocidade sem consultar blogs ou outras fontes por pensarem que as plataformas WordPress e WooCommerce funcionam exatamente da mesma forma.

Isso pode ocasionar problemas como erros nas URLs, na navegação do site ou nos elementos front-end que funcionam bem em sites do WordPress mas causam grandes problemas na velocidade de sites WooCommerce.

E a velocidade é muito importante para os seus clientes.

Desenvolva o menor código possível

Cada parte do código que você implementa em seu site tem, em algum momento, um impacto na velocidade que uma página nele é carregada. É sempre uma ótima opção executar menos códigos para melhorar o desempenho no WooCommerce.

Se você escrever o código por conta própria, você deve ter cuidado e desenvolver  verificações nas ações dos códigos. Assim, os comandos só serão efetuados se a verificação aprovar a necessidade real deles naquela página, fazendo com que menos códigos sejam executados sem motivo.

Plugins – Desinstale e exclua plugins que você não precisa

Um problema comum no WooCommerce e no WordPress em geral é o uso de plugins ruins. Plugins são uma boa maneira de melhorar o desempenho no WooCommerce com outras funcionalidades, mas muitos plugins contêm códigos desnecessários ou ruins que podem desacelerar o carregamento da sua loja virtual.

Se você estiver executando o mesmo site  de uma mesma loja há muitos tempo, é provável que você esteja usando plugins que não possuem mais suporte, que estão desatualizados ou que contém erros e falhas de segurança.

Sempre otimizar e compactar imagens

Lojas com imagens pesadas podem levar muito tempo para carregar. Para cada imagem em seu site, uma outra solicitação HTTP é necessária e com isso, mais tempo que os clientes ficam esperando as páginas em seu site carregar.

As imagens representam 51% de todo o conteúdo da web e representam 50% do tempo de carregamento da sua página. Por isso, otimizar imagens é absolutamente necessário.

Plugins como o Imagify podem otimizar e compactar automaticamente seus arquivos JPG, PNG e GIF, reduzindo o tamanho de suas imagens em até 70% sem sacrificar sua qualidade.

Você pode ainda optar por sites como o CompreessPNG ou o CompressJPG para fazer a otimização de suas imagens.

Use uma CDN

As CDNs ajudaram a resolver o problema de distância geográfica da Internet entre usuários e servidores. Então, se você tem muitos clientes que acessam sua loja de outros países, vale a pena investir em uma boa CDN.

Quando um cliente visita sua loja em um local próximo ao servidor em que seu site está armazenado (ou seja, na mesma cidade), o conteúdo da sua loja não precisa ir muito longe para alcançar o navegador.

Mas se o cliente mora do outro lado do país ou até mesmo em outro continente, cada pacote de conteúdo precisa viajar muito mais, resultando em velocidades de carregamento de página extremamente lentas.

Adquira um Certificado SSL

Um Certificado de Segurança SSL em seu site pode fazer mais do que apenas protegê-lo. Sites que utilizam HTTPS carregam mais rápido do que sites HTTP.

O grande problema é que muitas pessoas não acreditam nisso e acabam não usando um Certificado em seu site por pensarem que vai desacelera-lo.

Checklist

  • Procure uma hospedagem que garanta um desempenho eficaz;
  • O que é bom no WordPress pode não funcionar tão bem no WooCommerce;
  • Desenvolva o menor código possível;
  • Desinstale e exclua plugins que você não precisa;
  • Sempre otimizar e compactar imagens;
  • Use uma CDN;
  • Adquira um Certificado SSL.

Ferramentas para auxiliar o desempenho no WooCommerce

Aqui estão algumas ferramentas e plugins que você pode utilizar para te ajudar a melhorar o desempenho de sua loja WooCommerce

Conclusão

O WooCommerce é uma ótima plataforma para sua loja virtual. E como todas as outras precisa de certos cuidados e ajustes para que se torne a plataforma perfeita para você e para seus usuários.

O desempenho de seu e-commerce pode ser o fator decisivo de compra em sua loja e pode te gerar mais acessos com um melhor SEO no Google.

Espero que tenha te ajudado a conhecer e entender algumas ações que pode fazer para melhorar ainda mais o seu desempenho no WooCommerce e suas vendas.

Compartilhe esse conteúdo se conhecer alguém que possa fazer um bom uso dele.

Um forte abraço e bons negócios.