Atualmente, soluções em Cloud Computing atendem negócios de todos os portes, devido a sua alta escalabilidade e elasticidade. 

Essas características oferecem uma previsão melhor das entregas, garantindo uma boa produtividade em diferentes setores.

Além disso, os serviços em nuvem podem ser personalizados para atender as demandas de qualquer modelo de empresa. 

Tendo isso em vista, vamos te explicar os detalhes da elasticidade Cloud Computing e suas funções em um meio corporativo. 

Continue acompanhando a seguir e descubra suas vantagens!

O que é elasticidade em Cloud Computing?

Conforme o termo sugere, a elasticidade da computação em nuvem refere-se ao nível de flexibilidade desse serviço. Com ele, a empresa consegue redirecionar recursos de acordo com as necessidades dos clientes. 

Seu maior diferencial está na possibilidade de criar máquinas virtuais, que atendem necessidades em tempo real. Assim, são capazes de aumentar ou diminuir a oferta instantaneamente e de modo automatizado.

Trata-se de um serviço bastante associado a nuvens públicas, quando os usuários não usam algum recurso e podem ser alocados para outros clientes. 

Como funciona a elasticidade na nuvem?

Quando utilizada, a função de elasticidade em Cloud Computing representa um enorme benefício para sistemas armazenados em computação na nuvem, especialmente se comparados aos modelos com infraestrutura local. 

Na nuvem, as instâncias das máquinas virtuais podem sofrer alterações conforme as demandas ou pagamento pelo que foi usado. Também pode-se modificar as configurações de largura de banda, memória e percentagem de CPU.

Veja mais abaixo outros detalhes sobre o funcionamento da elasticidade.

Escalonamento vertical e horizontal

Normalmente, o escalonamento dos recursos em Cloud acontecem de forma horizontal. Isso porque, o aumento vertical requer maior capacidade. Então, uma máquina que opera com 8GB de RAM, precisaria elevar essa capacidade para suportar as demandas.

Além disso, sua implementação exige que o sistema fique temporariamente indisponível. Sendo assim, o dimensionamento horizontal é bem mais adotado pelas empresas. 

Nessa abordagem, a capacidade pode ser duplicada, mantendo suas características originais na máquina virtual. Na prática, um equipamento com 8GB de RAM será duplicado com as mesmas configurações e nem deixará o sistema indisponível.

Outro fator é que, caso a demanda sofra uma queda, os recursos são alocados automaticamente. 

Dimensionamento automático

Sempre que o dimensionamento automático estiver ativo, o negócio terá que pagar por cada servidor extra que utilizar.

Cada serviço é cobrado em faturas mensais, eliminando a necessidade de previsões ou pagamentos antecipados. 

Essa estratégia foi elaborada com o objetivo de economizar recursos e otimizar operações. Afinal, quando falamos de máquinas virtuais, as cobranças são feitas a partir do tempo de uso.

Quando as máquinas estiverem ligadas sem necessidade, elas poderão ser desativadas. Essa tarefa poderá ser monitorada a partir dos relatórios de “liga e desliga”. 

Outra característica é que o usuário pode definir um valor máximo para a alocação das máquinas via Auto Scaling, em período de alta nas demandas. Dessa forma, a empresa consegue prever mais facilmente quais recursos financeiros serão usados.

Para quem é destinada a elasticidade em Cloud Computing?

elasticidade cloud computing para quem é destinada

Em geral, essa solução é recomendada para negócios com alta demanda de acessos, como e-commerces. Durante as datas comemorativas — Dia das Mães, Natal, Black Friday etc. —, esses sites costumam receber um grande volume de visitas.

Qual a diferença entre escalabilidade e elasticidade?

Elasticidade e escalabilidade da Cloud Computing são duas grandes características dos serviços em nuvem. Entretanto, cada uma delas serve para diferentes momentos do ciclo de vida das empresas.

Enquanto a escalabilidade é mais direcionada para as estratégias de longo prazo, a elasticidade é voltada para as necessidades de curto prazo. Acompanhe outras diferenças:

  • afinidades: as semelhanças terminam na escrita. A elasticidade ajusta os recursos conforme as flutuações de demandas. Já a escalabilidade diz respeito ao aumento da oferta, sem modificar o preço dos produtos ou serviços; 
  • aspectos práticos: a elasticidade se relaciona à forma como o sistema adapta às cargas de trabalho e provisiona recursos. Assim, o desempenho se mantém estável para suprir a demanda atual;
  • distinção: a elasticidade é necessária em uma aplicação com alta demanda de acessos. Já a escalabilidade auxilia as empresas a suprir demandas futuras, sem precisar de novos investimentos;
  • ligação: um negócio escalável consegue prever o crescimento de demandas para um certo período. A elasticidade está ligada ao crescimento controlado pelo provedor, já que funciona de forma gradual e menos específica;
  • atuação conjunta: esses dois conceitos são essenciais para entender como os serviços em Cloud funcionam nas empresas. Eles auxiliam a melhorar o desempenho e a qualidade das entregas para os consumidores.

Como a elasticidade é implementada na nuvem?

Graças à elasticidade, os clientes podem reduzir ou expandir sua infraestrutura, conforme as necessidades de cada período. 

Uma situação muito comum onde a elasticidade é implementada, é em sites de comércio eletrônico, onde a demanda acaba mudando ao longo do ano, por exemplo.

As vendas próximas a datas de feriados são muito maiores do que outras datas. Ou seja, o servidor precisa responder a um número muito maior de solicitações do que a média.

Devido a esse recurso, as organizações não precisam mais se preocupar com um aumento repentino no número de pessoas que visitam e-commerces em datas especiais. 

Com a elasticidade, há a garantia que seus sistemas ficarão disponíveis, mesmo com muitos acessos.

Quais são os benefícios da elasticidade em Cloud Computing?

elasticidade cloud computing benefícios

A elasticidade de software na nuvem é crucial para fornecer o dimensionamento automático dos processos. Dessa forma, as tarefas são otimizadas e o sistema organizacional consegue responder aos diferentes volumes de acesso com o mesmo desempenho.

Na prática, tais características apresentam uma série de vantagens no quesito eficiência. Os resultados positivos são ainda mais notáveis para empresas de pequeno porte. Confira os principais benefícios:

  • diminuição de investimentos em infraestrutura;
  • investimentos conforme a demanda;
  • melhora da produtividade;
  • maior flexibilidade nos processos;
  • previsibilidade na entrega.

Confira as soluções em Cloud da SAN Internet e veja como transformar seu negócio online!

Conclusão

Viu como não foi difícil entender o funcionamento da elasticidade em Cloud Computing? Ela é indispensável para que as empresas consigam aproveitar todas as oportunidades e fechar negócios rentáveis.