Quando você abre um e-Commerce, não importando a plataforma que escolheu, é preciso prestar atenção em alguns detalhes que farão total diferença em todos os processos do seu negócio.

A maioria desses detalhes, ainda mais no Magento, podem comprometer a segurança das informações de seus clientes, como também podem prejudicar na velocidade, desempenho e aparência da sua loja virtual.

Nesse post irei mostrar alguns dos erros mais comuns cometidos por pessoas que usam o Magento. Quem sabe você já deve ter cometido os mesmos erros?

Não ter um site responsivo

Não é novidade para ninguém que o número de tráfego em dispositivos móveis vem aumentando ao longo dos últimos anos.

Mesmo assim, há muitos e-Commerces que ainda não se adaptaram ao mobile. Esse fator não é um só um atraso para o usuário como também pode prejudicar suas vendas, uma vez que a maioria das compras por impulso são feitas por Smartphones.

Existem duas maneiras para deixar seu site amigável aos dispositivos móveis, um com design responsivo e outro com dedicado mobile.

O design responsivo exige que seu seu site seja codificado para adaptar-se a todos os tamanhos de tela, não importa em qual dispositivo o site esteja sendo exibido. Alguns temas do Magento já vem com essa funcionalidade.

Já o dedicado mobile é geralmente usado em blogs e e-Commerces, projetados apenas para abrir em Smartphones, sendo todas funcionalidades do site voltadas para esse tipo específico de exibição.

É muito importante que sua loja Magento forneça aos usuários de dispositivos móveis uma experiência de usuário de fácil usabilidade.

Não se certificar da segurança do seu e-Commerce

Um ponto muito importante para qualquer loja virtual é a segurança, pois o consumidor não pode se sentir inseguro ao acessar seu site e realizar uma compra. Por isso existem o SiteLock e os Certificados SSL que aumentam não só a segurança, mas também a taxa de conversão de sua loja virtual.

Certificado SSL: É muito importante para proteger a troca de informação entre o banco de dados do seu e-Commerce e as informações dos usuários.

O Certificado SSL pode, também, proteger sua loja caso o navegador do usuário não for confiável, melhorar seu posicionamento no Google e aumentar a confiabilidade do seu negócio com o cadeado verde na sua URL.

Um erro a parte que muitas pessoas cometem é na hora de contratar e instalar o Certificado SSL na sua loja.

SiteLock: Faz verificações, identifica vulnerabilidades e protege seu site contra malwares. Esse tipo de proteção previne que hackers usem seu site para infectar outros usuários com arquivos maliciosos.

Com o uso desse recurso, se for encontrado alguma ameaça no seu e-Commerce do tipo malware ou vírus, você será avisado por e-mail e poderá ver todas as páginas infectadas no seu painel do SiteLock.

Se você quer saber como prevenir que seu site seja hackeado, assista ao vídeo abaixo e veja como você pode proteger o seu.

Não atualizar os patches de segurança

Para você que usa Magento é preciso manter todos os patches de segurança devidamente instalados e atualizados para evitar tomar ataques e invasões.

Se você tem dúvidas sobre quais patches de segurança estão faltando na sua loja Magento, você pode acessar o Magereport, analisar sua loja e a ferramenta irá fornecer um relatório dos patches desatualizados e outras vulnerabilidades.

Não esconder os diretórios padrões do Magento

Existem alguns diretórios no Magento que são padrões da plataforma e se não protegidos podem virar uma porta de acesso para invasores. Os principais são:

/admin

A plataforma Magento possui uma URL padrão para acessar o painel administrativo da loja conforme exemplo: www.seudominio.com.br/admin.

Mesmo por ser uma forma mais prática de se acessar o painel Admin, outras pessoas também podem saber como encontrar esse diretório. Sabendo disso, será que é realmente seguro utilizar uma URL padrão para acessar o painel da sua plataforma?

Justamente por outras pessoas mal-intencionadas saberem da existência desse novo diretório, por questões de segurança, é recomendado que essa URL seja alterada.

/downloader

As versões inferiores ao Magento 2 tem uma URL padrão de acesso ao gerenciador de módulos mais conhecido como /downloader no Magento, que também deve ser protegida.

Uma das formas de proteger sua loja virtual Magento é alterar o /downloader no Magento.

Esta segurança é importante para prevenção de ataques de força bruta que acontecem em todo tipo de plataforma. Conforme o número de cibercrimes aumenta ao longo dos anos esse tipo de ataque se torna mais comum.

/rss/order/new

Diferente do /admin e do /downloader não é possível alterar o caminho do módulo rss. Por isso o recomendado para se proteger é desativar o módulo rss.

Não otimizar imagens

Quando você vai fazer uma compra, com certeza você preza pela qualidade do produto, não é mesmo?

Seus clientes também vão prezar a qualidade dos seus produtos. Antes de realizar uma compra em um e-Commerce muitos fatores são levados em consideração, como preço, meios de pagamento, formas de envio, além do produto em si.

Mas como você vai mostrar seu produto para seus clientes? Imagine roupas, calçados, como as pessoas vão saber que aquele é o tamanho certo? As imagens servem justamente para isso, servem para apresentar melhor o seu produto, mostrar disponibilidade de cores, tamanhos e também se usada de forma correta auxiliam no SEO da página.

Imagine que seu cliente queira um celular e na hora de ver o dispositivo a imagem não carrega ou a qualidade da imagem é tão baixa que não é possível enxergar os detalhes mais importantes.

Provavelmente ele não compraria o produto, possivelmente por dois motivos: primeiro ele não consegue ver o produto; e segundo, ele vai desconfiar da legitimidade da loja, se questionar se a loja realmente tem aquele produto o se é só uma imagem pega na internet. Por isso é importante saber como trabalhar com imagens em um e-Commerce.

Não otimizar os processos de compra

Quantas vezes você já fez isso? Olhou para um produto, gostou, mas saiu da loja sem levar nada.

Isso mostra que o consumidor está interessado no produto e por algum motivo não quis realizar a compra. Por falta de meios de pagamento, por não achar o que queria, enfim.

Para otimizar o processo de compra é muito importante preparar seu e-Commerce para as necessidades dos clientes como:

Organizar as categorias de produtos nos menus: para que o cliente encontre com facilidade o que está procurando no menu do seu site.

Otimizar os campos de busca: para melhorar os resultados apresentados no preenchimento automático dos buscadores do seu site.

Reduzir formulários: para otimizar os formulários de cadastro, contato e Checkout, pois é importante para que o cliente não perca tempo respondendo campos desnecessários.

É claro que essas são só algumas formas de otimizar o processo de compra e converter o abandono de carrinho abandonado. Para melhorar a usabilidade do seu site você precisa estar ciente de tudo que interfere na navegação do cliente até a finalização da compra.

Não usar um blog

Existe na internet muitos e-Commerces que ainda não possuem um blog. Muito devido a falta de recurso para mantê-lo com postagens frequentes ou para contratar pessoas responsáveis para a criação de conteúdo.

Um blog em seu e-Commerce te dá vantagem em questão ao ranqueamento do site, ainda te fornece material para alimentar suas redes sociais, que afinal, também são necessárias para a propagação e divulgação da marca.

Outra vantagem de ter um blog em sua loja virtual é o fato de poder atrair, gerar e converter leads, aumentar suas vendas e a visibilidade do seu negócio.

Não ter um layout de qualidade

O layout é o principal gerador de confiança para que seus clientes efetuem a compra.

Sua aparência deve estar alinhada ao conceito da marca além da navegação que deve ser intuitiva, fácil e eficiente em todas as plataformas.

Não dar atenção a usabilidade

Uma loja virtual Magento precisa de usabilidade para transmitir profissionalismo e credibilidade.

A usabilidade é como a fachada e os funcionários de uma loja, uma fachada bonita e atraente com funcionários bem vestidos, sorridentes e dispostos a encontrar soluções para o consumidor da melhor forma possível.

Essas foram algumas dicas para quem montou sua loja Magento e preza pela qualidade de todo seu negócio online. Mensurando as métricas acima, com certeza você terá diversas ações para executar a fim de melhorar seu e-Commerce e evitar erros.