Escolher um nome de domínio é tarefa mais importante ao construir sua marca. Pois o nome é o primeiro ponto a ser analisado pelos clientes, então ele é um dos fatores decisivos no sucesso da sua marca.

O nome adequado determina o interesse do usuário ao visitar seu site. Um nome identificando o segmento pode mudar o comportamento do usuário. Registre seu domínio agora mesmo!

Para facilitar essa escolha, aqui estão algumas dicas para escolher um nome de domínio matador, no bom sentido.

Criando um bom nome de domínio

Seja simples

Existem alguns objetivos quando o assunto é link e nome de domínios, você precisa que as pessoas lembrem da sua marca e acessem facilmente. Procure utilizar palavras ou nomes que não sejam complicados, e sim, fáceis de lembrar.

Seja breve

Menos é mais, nomes curtos são fáceis de lembrar, procure utilizar uma ou duas palavras, exemplo: Apple, Microsoft, Intel, Adobe… Nomes curtos, rápidos e fáceis de pronunciar mundialmente, consequentemente serão mais fáceis de lembrar e pesquisar.

Palavra-chave

Além de melhorar o posicionamento nos buscadores, a palavra-chave do seu negócio no nome de domínio pode ajudar os usuários, identificando o que você faz e o seu segmento.

Marca

Por mais que seja óbvio, procure utilizar o nome de domínio o mesmo nome da sua marca.

Escolher um domínio pode ser demorado, mas isso acontece quando o seu negócio não tem planejamento. Se você possuir um nome, uma identidade, um segmento definido, o nome de domínio se torna um processo rápido e simples.

Domínios TLDs

Você já deve conhecer os domínios “.com“, “.com.br” ou “.net“, por exemplo. Essas extensões de domínios são conhecidas como ccTLD. Agora existem outra variedade, com extensões “.club” e “.top”, por exemplo.

ccTLDs

As TLD`s correspondem as duas letras representando os 250 países, por exemplo, “.com.br” para o Brasil. Domínios com extensões devem ser registrados em alguma instituição de registro disponível no país.

gTLDs

Domínio de topo genérico, esses domínios incluem diversas categorias, como “.win“, “.club“, “.top“, por exemplo.

O que evitar

Alguns itens que você pode evitar no seu nome de domínio:

  • Traços e números. Esses caracteres são difíceis de digitar e podem prejudicar a compreensão e a escrita do seu domínio.
  • Evite expressões engraçadas ou palavras complicadas.
  • Erros ortográficos. Acaba com a reputação da sua empresa, além de gerar falta de confiança, também pode parecer um domínio de phishing ou malware.
  • Não utilize nome de outras marcas.

Positivo:

  • Curto, simples e prático;
  • Fácil de digitar;
  • Representa sua marca;
  • Memorável.

Negativo:

  • Números e símbolos;
  • Nomes longos;
  • Uso indevido de direitos autorais.

Agora que você já conhece os pontos importantes, faça uma pesquisa e veja quais os domínios que estão disponíveis.

Se você gostou, compartilhe esse artigo com sua rede de contato, gerando valor para seu perfil.

Abraço e até a próxima!