A partir de Agosto/2020, as Certificadoras deixarão de realizar a emissão de Certificados TLS/SSL com a validade de 2 (dois) anos. 

Essa alteração tem por objetivo melhorar a segurança, forçando a atualização das informações de cada certificado em períodos menores e assim garantir que os Certificados sempre estejam utilizando os padrões de criptografia mais recentes.

A Sectigo informa que todos os certificados emitidos a partir de 19/08/2020, serão emitidos para no máximo 1 (um) ano.

Para os Certificados da Globalsign essa alteração terá início a partir de 01/09/2020.

Os certificados emitidos até as datas acima não serão afetados, o certificado continuará válido até a data de vencimento original. Você só não conseguirá renová-lo por mais 2 (dois) anos.

Quais os motivos para essa alteração?

Uma decisão da Apple de limitar o período de validade que os seus dispositivos aceitarão a partir de 01/09/2020. Saiba mais em https://support.apple.com/pt-br/102028.

Após este anúncio da Apple, a Google e Mozilla também decidiram seguir esse padrão. Essa decisão acabou forçando que as Certificadoras se adequassem a esse novo prazo de validade.

Eu já tenho um certificado emitido para 2 anos e agora?

Os Certificados com validade de 2 (dois) anos já emitidos não sofrerão nenhuma alteração, permanecerão validos até a data de expiração, porém as próximas renovações, serão de no máximo 1 (um) ano.

Mudanças anteriores

Até 2015 era possível obter certificados com validade de até 5 (cinco) anos, este período foi reduzido para 3 (três) anos e em 2018 o ciclo de vida dos certificados já havia sido reduzido para 2 (dois) anos.

Fonte:


Precisa de um certificado ssl? Escolha entre mais de 30 opções em nosso site!