Você sabia que com algumas ferramentas para e-Commerce gratuitas você pode fazer excelentes campanhas de marketing, mudar o visual da sua fanpage e administrar suas redes sociais de um só lugar?

Se você está com o orçamento apertado conheça algumas funcionalidades que podem ser implantadas no seu e-Commerce gratuitamente.

E-mail Marketing/Chat

01. JivoChat

É uma ferramenta gratuita que lhe ajuda a monitorar e conversar com seus clientes pelo seu site, E-mail, Telefone, Facebook, Telegram e Viber em tempo real. O objetivo final dela é que você não precise mais ficar utilizando vários aplicativos diferentes ao mesmo tempo e onde seus operadores podem atender todos os seus visitantes diretamente em um só aplicativo.

É extremamente simples de usar e se adapta facilmente ao seu dia-a-dia. Tem aplicativo tanto para celular como para computador, e até mesmo a versão Web. Ela já tem ajudado mais de 225 mil sites no mundo inteiro e no Brasil ela é a melhor quando o fator é conversão e agilidade no atendimento.

Você pode integrar com qualquer plataforma de construção de site e loja virtual, é muito simples, além de ter plugin nativo nas maiores plataformas brasileiras e internacionais. O script básico que receberá durante o cadastro, você vai copiar e colar no seu site.

Para garantir uma melhor usabilidade e tirar todas as dúvidas, eles têm uma base de conhecimento completíssima, além do suporte em português 24/7, todos os dias do ano. Esse é o maior diferencial da JivoChat dentre todas as outras.

Até o dia de expiração da licença de teste (14 dias) você pode testar ao máximo a versão PRO e saber o que realmente poderá suprir você e seu negócio. Se não fizer nenhum pagamento, a sua conta vai ser automaticamente transferida para a versão GRATUITA.

Basta se cadastrar no site da JivoChat e começar a interagir com todos os seus visitantes, é muito fácil!

E-commerce

Monitoramento de audiência

02. Google Analytics

Provavelmente você já ouviu falar sobre ele, mas se não o conhece, o Analytics é um serviço gratuito do Google que gera estatísticas a partir das visitas em sua página.

Com essa ferramenta, você consegue analisar dados importantes do seu público. Saiba o número de visitas, origem do tráfego, visitantes novos e antigos, além do monitoramento em tempo real dessas e outras informações.

Para começar você precisa de uma conta Google, ao acessar o Analytics será lhe fornecido um código em uma linha de programação, esse código deverá ser inserido no código fonte do seu site. Veja como configurar o acompanhamento do Google Analytics.

Muitas plataformas de e-Commerce facilitam o processo e pedem somente o código de usuário. Esse processo pode demorar até 24h para ser validado.

03. SimilarWeb

É uma ferramenta que permite analisar o tráfego de qualquer site.

Com essa ferramenta você tem acesso a diversos dados como número de acessos, origem de tráfego, influência nas redes sociais, ranking mundial e nacional.

Você pode obter esses dados acessando o site do SimilarWeb e pesquisando pela URL do site desejado ou adicione a extensão no Chrome no seu navegador.

Rocket

Medidor de desempenho

04. Google PageSpeed

O PageSpeed fornece métricas do desempenho de uma página no desktop ou em dispositivos móveis.

A ferramenta analisa o site e mostra o que pode ser melhorado na página para otimizar o seu desempenho.

Para usá-la você só precisa acessar o site do Google PageSpeed, digitar a URL do site que deseja analisar e pronto. A ferramenta dará uma nota de 0 a 100 para o nível de desempenho do seu site.

05. GTmetrix

O GTmetrix é uma ferramenta que analisa os sites e avalia sua velocidade, como o PageSpeed do Google, ela verifica todos os fatores que podem estar causando a lentidão da página.

Com ele você pode saber a origem da lentidão da sua página, seja por conta da sua hospedagem, pelo desenvolvimento da loja, tamanho da página, quantidade de plugins, entre mais informações.

Para fazer a análise de velocidade do site, pesquise pela URL da página no site do GTmetrix e você terá acesso a diversas informações sobre a velocidade e diversas sugestões de como otimizá-la.

Pesquisa

Pesquisa

06. Ebit

O Ebit realiza pesquisa com consumidores online após o ato da compra e os dados adquiridos são usados para qualificar a credibilidade dos e-Commerces.

São feitas duas pesquisas para qualificar a experiência de compra do consumidor, uma quando ele solicitou o pedido e outra 15 dias depois da compra ser efetuada.

De acordo com o número de pesquisas e da qualidade das respostas a empresa recebe um selo de credibilidade (selo de diamante, ouro, prata ou bronze).

Se você quer ter um selo do Ebit em seu site você precisa solicitar um convênio, preenchendo o formulário da página de Cadastre sua Loja.

Se você apenas quer ficar por dentro do mercado online brasileiro o Ebit lança um relatório semestral para download, o WebShoppers, que possui as melhores estatísticas do e-Commerce e algumas estimativas para o futuro.

07. Type Form

É uma ferramenta que permite criar formulários de pesquisa personalizados, responsivos e visualmente atraentes.

Ele serve para tornar as pesquisas de satisfação mais receptivas e interativas, apelando muito pelo visual, usando imagens e vídeos para chamar a atenção dos clientes.

Ao se cadastrar no sistema você já pode começar a criar sua pesquisa, utilizando o sistema “arraste e solte” para criar o formulário.

Quando estiver pronto, você pode compartilhá-lo como e-mail, como um link nas redes sociais ou como um código HTML para adicionar ao código fonte do seu site.

Grático

Gestão de projeto

08. draw.io

É uma ferramenta totalmente online, sem cadastro obrigatório, que permite criar e exportar diagramas.

Com ele você “bota suas ideias no papel”, você pode alinhar suas necessidades e criar um mapa mental de seus projetos.

Para usá-lo é muito simples basta acessar o site draw.io, escolher onde quer salvar o seu projeto ou se estiver com pressa escolha a opção Decide Later para começar o projeto.

09. Trello

O Trello é um painel virtual onde você pode controlar as suas tarefas ou de sua equipe.

Com essa ferramenta você consegue organizar as suas tarefas por nível de prioridade e ainda evita que outras tarefas sejam esquecidas.

Para começar, basta você se cadastrar no site do Trello e pronto. Para se juntar com a sua equipe eles também precisam estar cadastrados. Se quer saber mais sobre, assista o vídeo abaixo:

SEO

SEO

10. Google WebMaster Tools

É uma ferramenta de SEO que analisa seu site e aponta, de acordo com as métricas do Google, o que precisa ser feito para deixá-lo mais “amigável” para os buscadores.

Também conhecido como Search Console, com essa ferramenta é possível identificar as páginas onde precisam ser feitas correções para melhorar sua indexação.

A implantação é muito simples, assim como o Google Analytics, basta se cadastrar e o Google Webmaster Tools lhe fornecerá um código em uma linha de comando que deverá ser inserida nos códigos da sua loja.

11. SEO Master

O SEO Master Free Scanner percorre a página, analisando e pontuando-a de acordo com alguns fatores de otimização onpage que influenciam a sua posição nos rankings dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing.

Com o relatório dessa ferramenta você sabe onde melhorar sua página para ser encontrada pelos robots dos buscadores.

Para fazer essa análise basta acessar o site do SEO Master e escolher a ferramenta SEO Master free Scanner, busque pela URL da página e a palavra chave desejada, a busca será feita com base na palavra chave escolhida.

E-commerce

Experiência de usuário

12. Hotjar

É uma ferramenta que grava a visita de quem acessa o seu site e registra todos os pontos onde foram clicados. Depois de um número X de visitas o Hotjar mostra uma “visão térmica” do seu site. Ele indicará os “lugares mais quentes”, com bastante cliques e os “lugares mais frios” onde não tem cliques.

Com as informações fornecidas por essa ferramenta você pode saber se aquela campanha que você fez em um banner está dando cliques, ou se as pessoas estão interessadas por alguma parte do seu site.

Se você se cadastrar no Hotjar poderá testar todas funcionalidades da ferramenta de graça com algumas limitações. Após o cadastro ele fornece um script que deve ser adicionado no código fonte da sua página.

13. Optimizely

É uma ferramenta que facilita seu trabalho quando você quer fazer testes A/B.

Estudando os dados obtidos com os testes A/B você pode analisar as páginas que geraram mais conversões e ser mais assertivo em suas decisões.

Ao se cadastrar você receberá um código que deverá ser adicionado nos códigos do seu site. Ao fazer isso, a partir da ferramenta, você consegue analisar duas páginas distintas.

E-commerce

E-mail marketing / Chat

14. Nitronews

O Nitronews foi a primeira ferramenta de email marketing com modalidade totalmente gratuita no Brasil. No mercado desde 2006, o Nitronews alia facilidade de uso e eficiência.

Com uma interface limpa e bonita, a ferramenta tem ganhado cada vez mais admiradores. Totalmente brasileira, além de ter a vantagem de ser em português, o atendimento especializado é o grande diferencial.

Um recurso muito interessante é o Ranking de Contatos, onde a ferramenta dá nota de 0 a 10 aos contatos, conforme as interações dos destinatários com as mensagens. Contatos com ranking baixo acabam sendo automaticamente desativados, proporcionando economia e higienizando a base.

Além dessa funcionalidade, o Nitronews conta com um recurso chamado de “Desativação de Contatos Não-Engajados”, que desabilita contatos que não interagem com as mensagens por um longo período de tempo, aumentando significativamente a taxa de abertura das campanhas.

Nos planos pagos, está incluída uma consultoria gratuita feita por especialistas. O Plano Gratuito atual possibilita 10.000 envios mensais para até 2000 contatos.

15. Tawk.to

O Tawk.to fornece gratuitamente um chat de suporte rápido, confiável e escalável para ser adicionado ao seu site.

Basta se cadastrar no site que o Tawk.to irá te disponibilizar um script que deverá ser inserido no código fonte do seu site.

E-commerce

Gerenciamento de Mídias Sociais

16. Hootsuite

É uma ferramenta para centralizar o monitoramento de suas redes sociais.

Com ele você pode gerenciar campanhas em diversas redes sociais a partir de um canal só.

O plano gratuito permite até 3 mídias sociais, um usuário e agendamento básico de postagens.

Para implementar o Hootsuite nas suas redes, você precisa fazer um cadastro na ferramenta e adicionar suas redes sociais.

17. Addthis

É um sistema de compartilhamento de conteúdo em mídias sociais, fácil de instalar e oferece relatórios sobre o engajamento dos seus visitantes.

A ferramenta é uma forma muito fácil de se adicionar botões de compartilhamento das redes sociais mais populares nos produtos de sua loja.

Basta se cadastrar, customizar os botões e o formato que deseja que eles apareçam na sua loja.

Gráfico

Insights

18. Google Trends

Uma ferramenta do Google que mostra gráficos do volume de pesquisa no Google e permite comparar vários termos em um mesmo gráfico.

Para usar é muito simples, basta acessar o site do Google Trends, pesquisar por uma palavra e imediatamente ele abre a opção de você “adicionar palavras”.

Se estiver interessado em resultados nacionais lembre-se de mudar para “Brasil” no Menu superior que estará configurado para “Todo mundo”.

19. Wappalyzer

É uma extensão para os navegadores que exibe algumas informações extras dos sites que você visitar, como por exemplo, a plataforma que usa, plugins e módulos.

Você pode usá-lo para ver o que os outros sites estão usando para oferecer melhor navegação para os visitantes.

Para começar usar a ferramenta você precisa fazer o download dela na Google Web Store ou no Mozilla Addons. Depois de instalada, acesse qualquer site e clique no icone Wappalyzer no canto superior do seu navegador.

Se você gostou destas ferramentas, peço que ajude mais pessoas a encontrarem uma solução gratuita para suas necessidades, compartilhando este artigo com seus amigos.

Um grande abraço e até a próxima!