Começar uma loja virtual não é nada fácil, certo? Muita organização e planejamento desde o início são essenciais, principalmente na escolha de uma Hospedagem WooCommerce de qualidade. 

E quando falamos nisso, por vezes podem surgir diversas dúvidas.

Como provavelmente já deve saber, por mais que tenha todo cuidado com seu E-commerce, a estabilidade e o desempenho dele não dependem somente de sua plataforma, mas também de sua hospedagem de sites.

E esses fatores são importantes para a satisfação de seus clientes. É muito chato entrar num site e ter que esperar um bom tempo para que as fotos do produto que deseja comprar carregarem, não é?

Para um site ser considerado rápido é importante que ele carregue em menos de 2 segundos, para assim evitar o eventual abandono de carrinho, perda de tráfego e consequentemente, dinheiro.

Por isso uma boa otimização é indispensável na sua loja!

Requisitos recomendados para uma Hospedagem WooCommerce

O primeiro passo é verificar se o seu servidor disponibiliza as configurações recomendadas para manter seu E-commerce funcionando.

As recomendações a seguir foram retiradas do próprio site da WooCommerce. Confira!

PHP

  • Versão PHP 7.

Base de Dados

  • MySQL 5.6;
  • MariaDB 10.0.

Limite de Memória do WordPress

  • 128MB.

SSL

Itens Opcionais

Existem ainda alguns itens opcionais que podem ser incluídos nas configurações do seu E-commerce. Alguns exemplos são:

  • Suporte a CURL ou fsockopen;
  • Suporte a Multibyte String;
  • Suporte a SOAP, usado para algumas extensões.

Quais os tipos de Servidores disponíveis?

Agora que você já sabe os requisitos de uma hospedagem para WooCommerce vou te mostrar os tipos de servidores do mercado e quais podem ou não servir ao seu E-commerce.

Servidor Compartilhado

Se você está procurando uma solução a curto prazo e com um custo menor para hospedar seu WooCommerce um servidor compartilhado pode ser sua opção.

Porém fique atento! Um servidor compartilhado, se não for bem administrado, pode deixar sua loja instável, já que podem haver outros sites utilizando recursos do mesmo servidor.

Com um servidor compartilhado você tem planos pouco customizáveis. Então se sua loja está em constante crescimento o upgrade de planos pode ser muito custoso e não suprir suas necessidades.

Servidor Dedicado

Com um servidor dedicado você tem uma máquina voltada exclusivamente para seu WooCommerce. Por ser mais completo e reforçado é geralmente recomendado para sites com um tráfego constantemente grande.

Diferentemente de do servidor compartilhado, nele você obtém um ambiente com alta performance e tem controle de todos os seus recursos.

O único fator que pode prejudicar suas vendas é a falta de monitoramento do servidor e a indisponibilidade de serviço quando houverem problemas com o hardware.

Cloud Server

Num Cloud Server, por sua vez, as vantagens são muito grandes para hospedar seu WooCommerce.

Uma delas é que através de escalonamento de recursos, é possível modificar as configurações de hardware quando for necessário sem que seu ambiente pare.

O Cloud Server é recomendado para qualquer site que necessite de velocidade e disponibilidade.

Quais recursos considerar?

Agora que você já tem a noção dos tipos de servidores vou passar mais a fundo algumas das características que deve levar em consideração na hora de fazer a sua escolha.

Espaço em Disco

O espaço em disco é muito importante, pois é a quantidade de espaço que você terá disponível para guardar seus dados do site no servidor.

Este é um fator que dificilmente gera algum tipo de problema em hospedagens. Porém, no caso de uma loja virtual onde você faz uso de muitas fotos e anúncios deve-se ficar atento a ele!

Disponibilidade

Este recurso é a garantia de que não ocorram constantes quedas.

É de grande importância para a reputação de sua loja virtual que ela fique o maior tempo possível no ar, certo? Então é fundamental que a empresa que o está hospedando seu site garanta que seu uptime seja 99% ou maior!

Tráfego

A troca de informações que são feitas entre os computadores que acessam o seu site é chamada de tráfego.

Dessa forma, quanto mais acessos ao seu site mais tráfego é gerado.

Por isso, é importante verificar o tráfego mensal que a hospedagem de site disponibiliza para você.

Sendo assim, levando em consideração as previsões de crescimento de seu E-commerce, o mais interessante seria optar pelo tráfego ilimitado.

Quais fatores levar em conta?

Além dos recursos técnicos existem ainda alguns fatores que devem ser levados em conta para melhorar a experiência do seu serviço. Como:

Suporte

Quando precisar tirar alguma dúvida sobre a hospedagem de seu site o suporte deve sempre estar a postos!

Deve ser atencioso, já que o cliente vem em primeiro lugar! Você não iria gostar de ser mal atendido enquanto paga um serviço, não é mesmo?

É imprescindível que o suporte seja em sua língua. Porém, muitas empresas não possuem este tipo de suporte, o que dificulta a comunicação e o auxílio entre cliente e empresa.

Equipe especializada

Por se tratar de máquinas complexas, os servidores necessitam de uma equipe especializada para manter o seu bom funcionamento.

Se não for desta maneira seu site ficaria seriamente comprometido, com a possibilidade de, inclusive, perder parte dos seus dados ou até mesmo tudo!

Valor

Depois de levar em consideração todos os fatores mencionados acima é que chega o momento de avaliar o valor.

Ao comparar diferentes empresas de hospedagem, evite levar somente em conta o preço. E desconfie de planos ilimitados com valores baixíssimos.

Importante: O desempenho não depende somente dos recursos investidos no servidor!

Se a sua hospedagem não for configurada para WooCommerce, independente de quanto você investir, o desempenho de sua loja pode e vai ser prejudicado de alguma forma (mesmo um Servidor Dedicado).

Imaginando uma situação onde existam dois WooCommerces – Sendo eles A e B. Ambos recebem 150 requisições em um dia. Porém, a loja “A” recebe 150 requisições das 9 às 10 horas, enquanto “B” recebe os mesmos 150 acessos distribuídos durante todo o dia.

Ambos os sites serão registrados com 150 acessos no Google Analytics. Porém A e B têm as mesmas necessidades?

Certamente que não!

Enquanto a loja “A” irá demandar de um ambiente com recursos que suportem os 150 acessos simultâneos a loja “B” irá precisar de um ambiente com estabilidade suficiente para suportar os acessos durante o dia inteiro.

Conclusão

O sucesso de seu negócio depende fortemente do seu ambiente de hospedagem de sites. Por isso, é importante levar cuidadosamente em conta todos os fatores que citei neste artigo.

Espero que tenha lhe ajudado e tirado suas dúvidas.

Ainda, se gostou deste conteúdo peço que compartilhe com seus amigos para ajudar mais pessoas a escolherem a melhor hospedagem WooCommerce.

Bons negócios e um forte abraço!