Sempre que você abre seu navegador preferido e digita na barra de endereço as iniciais da página que costuma acessar, nota que o restante do endereço é preenchido automaticamente. 

O mesmo acontece quando pesquisa um termo no Google; não precisou digitar a frase completa, o navegador fez o trabalho de redirecionar para o endereço correto. Isso porque, você acabou de usar o HTTP/2, mesmo que sem saber. 

Para aprimorar essa experiência, o protocolo foi atualizado para HTTP/3. Nunca ouviu falar dele? Continue acompanhando o conteúdo a seguir e descubra!

O que é um protocolo HTTP?

O HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é um compilado de regras que define como acontecem as transferências de dados que constituem os sites construídos em hipertexto.

Chamamos de hipertexto qualquer informação que esteja contida em uma página. Seja o texto em si, ou imagens, sons e vídeos. Por outro lado, o protocolo representa um conjunto de normas que indica como determinado processo deve ocorrer. 

A evolução do protocolo HTTP

Por muito tempo, sua primeira versão — HTTP/1.1 — era o padrão usado para a comunicação na WWW (World Wide Web). Entretanto, com a evolução da Internet, surgiram algumas limitações técnicas, de desempenho e segurança.

A partir disso, o protocolo foi aprimorado e, em 2015, lançou-se o HTTP/2 que conseguiu resolver grande parte desses problemas. 

O que é o protocolo HTTP/3?

Depois de entender o HTTP e sua evolução, fica mais fácil explicar o que é o HTTP/3. Em suma, é a terceira versão do primeiro protocolo, conhecido como HTTP-over-QUIC.

QUIC (Quick UDP Internet Connections) é o sucessor do HTTP/2, desenvolvido pela Google. Inúmeras empresas, como o Facebook, já estão utilizando essa nova versão para acelerar suas redes.

Benefícios e melhorias do HTTP/3

http/3 benefícios melhorias

Um grande, e mais evidente, benefício do HTTP/3 é o menor tempo de carregamento das páginas e mais velocidade e estabilidade e conexão. Pontos que contribuem significativamente para o melhor desempenho de um site.

Conforme citamos mais acima, o Google é uma das empresas que já começou a implementar o novo protocolo em suas redes. Segundo eles, é possível obter uma melhoria de 30% no carregamento de páginas que ainda utilizam o HTTP/1.1.

Além disso, a terceira versão do HTTP possui a criptografia TLS 1.3 integrada, que não exige a instalação de um certificado SSL para aumentar a segurança. De modo geral, o HTTP/3 indica ser mais seguro, simples e rápido que suas versões antigas. 

Comparativo entre HTTP/3 e HTTP/2

Para você ter uma noção melhor das maiores diferenças e semelhanças entre o HTTP/2 e o HTTP/3, juntamos os principais pontos logo a seguir. São elas:

  • o HTTP/3 se baseia em UDP em vez de TCP, diferente do HTTP/2;
  • com a criptografia TLS 1.3 integrada, o HTTP/3 dispensa uma solicitação de criptografia adicional, eliminando o número de consultas de segurança desnecessárias;
  • devido à criptografia TLS 1.3 integrada, o HTTP/3 suporta apenas conexões criptografadas;
  • ambos os protocolos usam o cabeçalho compactado. Mas, o HTTP/3 usa QPack para resolver a compactação, enquanto que o HTTP/2 usa a HPAck, vinculada a uma ordem de pacote;
  • semelhante ao HTTP/2, o HTTP/3 suporta o envio acelerado de dados CSS e JavaScript que os navegadores exigem para abrir imagens;
  • os dois protocolos usam o fluxo paralelo de dados de diferentes recursos;
  • tanto o HTTP/2 quanto o HTTP/3 conseguem priorizar o carregamento do conteúdo da página, sem esperar que outras solicitações sejam concluídas.

Como funciona o HTTP/3?

http3 como funciona

Existem diversas tecnicidades envolvendo o novo protocolo. Para te ajudar a entendê-lo, vamos esclarecer alguns pontos que tornam o HTTP/3 melhor que a versão anterior. 

Primeiramente, tanto o HTTP/1.1, quanto o HTTP/2 são baseados no TCP. Já o HTTP/3 se baseia no QUIC, que utiliza o UDP. Em uma tradução livre para o portugês, o termo QUIC significa “Rápidas Conexões UDP de Internet”.

TCP X UDP: entenda as diferenças

Ficou sem entender o que é o HTTP TCP ou UDP? Fique tranquilo que explicaremos agora. 

O TCP (Controle de Transmissão de Protocolo) é um protocolo focado na comunicação com a Internet e na troca de dados entre dois pontos de uma rede. 

Sua função é garantir que não haja erros nessa entrega, e que os pacotes de dados cheguem ao seu destino intactos.

Já o UDP (Protocolo de Datagrama do Usuário) funciona semelhante ao TCP, mas não possui conexão com a Internet e nem faz a verificação de erros ou garante a integridade das informações na troca de dados. 

Na prática, o TCP é mais robusto, porém mais lento e pesado. Normalmente, seu uso é recomendado quando a prioridade é manter a integridade dos dados — como na transferência de um arquivo confidencial. 

O UDP é mais leve e rápido, mas envolve a possível perda de informações. É indicado em situações nas quais isso não é um grande problema, como no streaming de vídeo ou voz. 

O que é QUIC e qual a sua relação com HTTP/3?

O que torna o HTTP QUICK diferente envolve outros aspectos, que ultrapassam apenas a integridade e verificação da segurança de dados. 

Em uma conexão TCP, as máquinas relacionadas se conectam por um processo chamado de handshake, dividido em 3 etapas,. Com o QUICK, tudo isso é feito em apenas um handshake.

Outra diferença é que o QUIC cria uma conexão estável, no qual o envio de dados acontece dentro de um SSL/TLS, o qual faz com que tudo aconteça em um único ciclo de resposta, reduzindo a latência — tempo entre o envio do pedido e o recebimento da resposta. 

Conclusão

Como você pode notar, o HTTP/3 é a terceira versão do protocolo HTTP — permite que um site seja acessado com segurança. Nessa nova versão, isso poderá ser feito com mais velocidade do site, estabilidade e melhor desempenho, sem gerar prejuízos na segurança. 

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato com a SAN Internet e descubra como melhorar o desempenho do seu negócio online!