Quando você faz uma compra, preza pela qualidade do produto, certo? Isso acontece nas compras on-line também. O comprador precisa tomar a decisão de realizar a compra, e seu site precisa mostrar a direção certa, dando motivos para que ele faça isso. As imagens no E-commerce são um dos pontos mais importantes para a venda, pois quando usadas da forma correta, te ajudam a impulsioná-las.

A importância das imagens no E-commerce

Imagine que você queira comprar um par de sapatos e escolhe fazer isso em uma loja virtual. Entre vários modelos, você precisa de mais detalhes antes de se decidir. Está em dúvida se escolhe o par de tênis azul ou vermelho e por isso quer ver as imagens. Mas elas estão embaçadas ou pequenas e você não consegue ver os detalhes do produto.

Será que você compraria? Provavelmente não. Vou citar dois motivos: primeiro você não consegue ver o produto; e segundo, você vai desconfiar de que a loja seja uma fraude.

Lauren Freedman, presidente da The E-tailing Group, disse já em 2012 durante a Internet Retailer Conference + Exhibition que: “Informações sobre o produto devem começar com imagens como parte da experiência de compras”. Ela também apresentou um estudo, mostrando que 75% dos usuários realizam a compra pela qualidade da imagem do produto. Então, fica claro que usar imagens de qualidade é indispensável para vender.

Vou usar imagens de um produto da Walmart como exemplo para facilitar o entendimento:

Notebook

Podemos notar a qualidade das imagens desse Notebook DELL, a perfeição das sombras, o posicionamento da luz, as cores e os detalhes… A imagem no site possui 1000×1000 pixels, e possui apenas 45Kb. Um tamanho legal para qualquer conexão carregar.

Dicas para imagens no E-commerce

Ainda usando como exemplo o Notebook, confira agora algumas dicas importantes para as imagens dos produtos da sua loja virtual.

Tamanho

Uma imagem pequena não é o caminho para o comprador finalizar a compra. Você precisa conferir se suas imagens possuem uma ótima qualidade mas que NÃO extrapole no tamanho (KB). Hoje em dia, você não precisa de uma câmera profissional para capturar belas imagens, basta uma câmera semi-profissional ou até mesmo um Smartphone para alcançar uma qualidade boa. É muito importante que ela seja grande o suficiente para ser aceita na maioria dos Marketplaces Brasileiros.

Notebook - Resoluções

Funcionalidade de Zoom

Os detalhes nas imagens são muito importantes, por isso, possibilitar que o usuário veja o que mais lhe interessa é fundamental. Existem plugins gratuitos para essa funcionalidade, dependendo da plataforma. Porém, mesmo que seja necessário pagar por ela, vale a pena o investimento, pois é sem dúvida um recurso muito útil para os usuários, tornando a experiência bem mais agradável.

Funcionalidade de Zoom

Alinhamento e Margens

Tente criar padrões, dando consistência nas imagens. Também coloque margens, e utilize fundo branco, dependendo das cores do seu site. O mais importante é mostrar identidade, profissionalismo e credibilidade para os usuários.

Alinhamento e Margens

Sombras

Tome cuidado com as sombras, pois podem ou não ajudar a mostrar a qualidade do produto, devem ser utilizadas com sutileza, como no exemplo do Walmart. Uma imagem com uma luz mal colocada, pode criar um sombra horrível e até desviar a atenção do cliente, já outra com uma sombra leve, dá a sensação de profundidade.

Sombras

Ângulos

Imagens com vários ângulos vão permitir que o comprador tenha mais detalhes do produto, como nesse caso, entradas de conectadores, relevos, cores. Os ângulos também ajudam a entender o tamanho real do produto.

Ângulos

Formato e Cor

As imagens no E-commerce devem ser salvas no formato .JPG e com perfil de cor RGB, usado para exibição em dispositivos eletrônicos. Tente não manipular as imagens dos produtos, como colocar objetos, ou algo que não existe na imagem original, pois o resultado pode ficar muito artificial.

Tratamento

É recomendado corrigir os tons de cores, mas sem alterar drasticamente. Existem ferramentas que podem ajudar na edição, confira algumas:

Tons de cores

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Criado há 5 anos, já conta com 15 milhões de usuários em 190 países. Para se ter uma ideia, 20 designs são criados a cada segundo com a nossa ferramenta!

Photoshop

Photoshop, da Adobe (versão paga). Possibilita trabalhar no desktop e em dispositivos móveis. Usado para criar e aprimorar fotografias, ilustrações 3D, vídeos e muito mais.

GIMP

Também temos o GIMP, com os mesmos recursos, totalmente de graça e de código aberto.

PIXLR

Caso não tenha acesso a nenhuma dessas ferramentas, a internet possui várias opções gratuitas, como o PIXLR, da Autodesk. Ela é utilizada através do seu navegador e traz recursos básicos.

SEO

Minha estratégia preferida! Vamos aplicar uma otimização nas suas imagens, primeiro, você sempre deve nomear as imagens para: [categoria do produto] + [nome/título do produto] + [nome da loja], isso vai facilitar os buscadores a interpretarem a sua imagem e posiciona-la nas primeiras páginas.

Veja como fica: Informática-Notebook-Dell-Intel-Core-i7-8GB-1TB-8GB-SSD-i14-5448-C25-14″-Windows-10-Placa-de-Video-AMD-Radeon-R7-2GB-Prata-Walmart.jpg

Tente usar o mesmo modelo ao atribuir as tags Alt e Title nas imagens. E sempre salve para formato Web e em JPG, assim ira reduzir o tamanho da imagem sem perder qualidade.

Direito de Uso

Lembre-se das questões legais e não use imagens de outros sites, opte por bancos gratuitos de imagens ou produza você mesmo as imagens para seu e-commerce.

Lembrando que esses bancos gratuitos oferecem imagens genéricas, como “verão”, “negócios”, “tecnologia” e não imagens de produtos.

Abaixo listei algumas opções:

Pexels

O Pexels é um site de repositório com imagens de alta qualidade.

StockSnap

No StockSnap centenas de imagens de alta resolução são adicionadas semanalmente, e nenhuma delas precisa de atribuições para uso.

Gratisography

O Gratisography possui fotos de alta resolução para você usar em projetos pessoais e comerciais. Assim como no StockSnap mais imagens são adicionadas toda semana e não é necessário atribuir autoria a elas.

Caso não seja possível encontrar imagens dos produtos com uma boa resolução, solicite ao fornecedor, geralmente eles possuem imagens com uma boa qualidade para fornecer.

Contratar um fotógrafo?

Existem excelentes fotógrafos, e eles podem fazer mágica com as imagens dos produtos apenas com uma câmera na mão. Mas o maior problema talvez seja o orçamento. Empresas que estão começando não tem recursos para contratar um fotógrafo profissional para registrar os produtos.

Então vou listar quais são as vantagens e desvantagens de contratar um profissional ou você mesmo tirar as fotos.

Prós e Contras do fotógrafo tirar as fotos dos produtos:

Prós:

  • Você não tem que pagar por equipamentos.
  • Você não tem que gastar tempo aprendendo a fotografar.
  • Você não tem que gastar tempo tirando as fotos e pode se concentrar no seu negócio.

Contras:

  • Talvez você não receba as fotos como realmente queria.
  • O custo de um fotógrafo profissional pode ser alto.
  • Dependendo do acordo com o fotógrafo, você ainda vai precisar dos direitos de uso das imagens.

Prós e Contras de você fotografar os produtos:

Prós:

  • Você pode fazer as imagens do seu jeito e criar um padrão.
  • Você está no controle da marca e da estética das fotos.
  • Você possui os direitos de uso para as fotos.

Contras:

  • Você vai gastar muito tempo aprendendo sobre fotografia.
  • Você terá que gastar um bom tempo praticando.
  • Precisa investir tempo e recursos para as imagens ficarem profissionais.

Podemos ver que as imagens no E-commerce não são apenas um detalhe para deixar seu site mais bonito, mas sim, uma melhoria na experiência de compra do cliente, e por tanto um fator decisivo para que a venda aconteça. Espero que essas dicas mudem de alguma forma as suas vendas e a importância que você atribui às imagens na sua loja virtual.

Banners

Para banners, siga as mesmas dicas:

-Utilize sempre o tamanho em que será exibido e nunca redirecione com códigos;

-Use alinhamentos e margens;

-Formato em JPG e padrão de cor RGB;

-E não se esqueça de aplicar as técnicas SEO.

Dica: 6 passos para criar um banner gratuito

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a trabalhar com imagens no e-commerce, compartilhando este artigo com seus amigos.

Um grande abraço e até a próxima!