Não é de hoje que o Instagram é a rede social escolhida por muitas marcas e lojas virtuais no mundo digital. Também não é nenhuma surpresa que a Black Friday tenha se tornado uma das datas mais esperadas pelos donos de e-commerce.

O fato é que, se unirmos a plataforma de social que mais cresce, com uma das datas mais esperadas do ano, teremos uma onda progressiva de:

  • Engajamento com seguidores e conquista de novos;
  • Visibilidade de marca;
  • Aumento nas vendas.

Ainda não está convencido? Ok, então vamos analisar o crescimento da rede que recentemente bateu a marca de 1 bilhão de usuários.

Previsão Instagram

Em termos de crescimento, a Black Friday não fica atrás. Seus números provam que a adesão à data cresce tão rápido quanto o próprio Instagram:

Faturamento Black Friday no Brasil


E essa rota de colisão entre o crescimento dos dois não é nem um pouco negativa, e sim lucrativa.

É a colisão dos lucros, dos seus lucros para a sua loja virtual.

Por isso, neste post te daremos algumas dicas de como montar uma estratégia de Instagram para e-commerce, com foco na Black Friday. Só venha conosco, e vamos potencializar essas vendas aí! 😉

A sua estratégia é tudo

A sua estratégia é tudo

80% do trabalho de um e-commerce é planejamento.

Não tem como, se você não se planejar, não chegará às datas potenciais que pode explorar e perderá oportunidades de ouro.

Por isso é tão importante que você monte uma estratégia bem detalhada para a sua Black Friday. E quando falamos em detalhada, falamos sobre olhar cada detalhe mesmo!

Para começar, é importante que você trace os seus objetivos:

  • Qual será o foco da sua estratégia?
  • O quanto você quer aumentar as suas vendas?
  • Você também quer gerar mais alcance para a sua marca?
  • O seu foco será em qual produto especificamente?
  • Você tem um orçamento para anunciar no Instagram?
  • Você sabe qual será o seu calendário editorial?

Com esses objetivos traçados fica mais fácil definir métricas e indicadores para acompanhar no Instagram. Ou seja, você conseguirá mensurar e medir se o que está fazendo está dando certo, o quanto e por quê.

Isso tudo garante que o seu navio se mantenha no curso (afinal você terá um plano). E, acredite, na hora que uma multidão de usuários acessar o seu Instagram em busca de promoções nível Black Friday, esse plano vai te salvar de diversas furadas! 😉

Como usar o Instagram para e-commerce visando a Black Friday?

Você pode pensar em ações mais ousadas ou mais tradicionais, vai do seu feeling e do seu cliente.

Mas, alguns itens abaixo não podem faltar na hora de postar no Instagram:

Hashtags

Você pode, ou melhor, você deve utilizar hashtags no Instagram de uma forma inteligente.  Quando falamos inteligente não significa o máximo de vezes possível, e sim de uma forma que traga os usuários certos.

Esse passo é simples. Trata-se de entender quais hashtags funcionarão para o seu público e utilizá-las como agregadoras.

Vamos supor que você venda móveis sob medida. Normalmente o público que procura esse tipo de produto gosta de #arquitetura #urbanismo e até mesmo #arte.

Para descobrir as hashtags importantes para seu público, utilize ferramentas de busca de hashtags e veja quais são as mais populares.

Entender como e quais hashtags funcionam é a diferença entre um bom post do Instagram e um post com tantas hashtags sem sentido que parece um campeonato de jogo da velha!

Biografia

A bio é uma das primeiras coisas vistas no seu perfil do Instagram, então você precisará usar esse espaço estrategicamente. Além de otimizar a bio, inclua seu melhor link ali e ajude os usuários da rede e chegarem na sua loja virtual.

Colocando um link na sua bio você faz com que o seu usuário esteja com o dedo (literalmente) a milímetros (!!) de ir para seu e-commerce e efetuar uma compra.

Como o Instagram permite apenas um link na Bio (de forma nativa), considere a criação de uma Landing Page especial com suas promoções da Black Friday e use esse link.

Você também poderá usar ferramentas como o linktr.ee para criar uma árvore com links para diferentes páginas de produtos.

Engajamento

Se engana quem acha que a Black Friday se ganha apenas com preço. Engajamento também é muito importante, afinal, ele pode te ajudar a alcançar muito mais gente.

À medida que você engaja o público com posts que merecem comentários, likes e compartilhamentos, você dá claros sinais da qualidade do seu conteúdo para o algoritmo do Instagram. E esse é o indício primordial para que a rede social amplie o alcance orgânico dos seus posts.

Por isso utilize gatilhos mentais e posts atrativos para fazer com o que seu cliente tenha vontade de comprar!

Para isso, é claro, você precisará entender 100% o seu cliente. Só assim você conseguirá escolher o tom de linguagem mais adequado, definir que tipo de conteúdo tem potencial de engajamento e oferece valor.

Potencialize sua estratégia de Instagram para e-commerce e venda mais na Black Friday

Sua estratégia é uma premissa para vender mais na Black Friday. Mas existem recursos para potencializar isso.  Veja:

Utilize as Stories

As Stories são uma das maiores invenções do Instagram. Os percentuais de visualizações do formato provam o valor disso para as empresas.

Para utilizá-las basta ser criativo. Crie chamadas inteligentes e que passem a informação que deseja de uma forma rápida.  Vídeos são uma ótima opção para chamar a atenção do seu usuário e fazer com que ele clique para saber mais sobre a sua marca. E existem diversas outras possibilidades de conteúdo criativo para Instagram Stories.

Contagem regressiva

Você não vai deixar para divulgar as suas ofertas no dia, não é? Sugerimos que você crie posts e comece a divulgá-los em torno de 30 a 45 dias antes da Black Friday.

Esquente o seu público, deixe-o salivando por um produto seu.

E quando já estiver bem pertinho (algo em torno de 10 dias) da data, é hora da contagem regressiva.  Crie Stories e posts focados em estimular o seu usuário a lembrar do seu Instagram na Black Friday.

Afinal, quem nunca reagiu a um 3, 2, 1…

Ganhe tempo: anuncie e agende seus posts

Se você tiver feito tudo isso que dissemos acima com certeza terá bons resultados. Porém, ainda existem duas ações que precisam ser levadas em conta: os anúncios do Instagram e o agendamento de todos os posts da sua campanha.

Pense sempre em segmentar por públicos que tenham adesão ao seu produto.  Se você comercializa produtos eletrônicos da Apple em uma loja no Rio de Janeiro é bom ficar de olho nas seguintes segmentações:

  • Cidade e Estado: Rio de Janeiro
  • Tipo de Público (Masculino ou Feminino): Vai dos insights analíticos que você tiver
  • Idade: Provavelmente um público mais jovem
  • Interesses: De acordo com sua persona


Entendeu como funciona? Esse tipo de filtro garante que a sua mensagem irá chegar de uma forma segmentada e para o público correto! Isso te poupará grana e garantirá assertividade na sua estratégia.

Outro ponto super importante é o
agendamento dos seus posts.

Agendar seus posts e Stories do Instagram com antecedência te ajudará a ganhar tempo e, no dia da Black Friday, manter o foco em outras questões. Para isso, existem ferramentas de gerenciamento de redes sociais completas, que vão, inclusive, te ajudar a entender os resultados dessas ações depois.