O Magento é uma das plataformas de e-Commerce Open Source mais usadas no mundo. Há cerca de dois anos lançou oficialmente a sua versão 2.0 e mais recentemente a 2.1.

Apesar de tanto tempo no ar muitas pessoas não tiveram a oportunidade de conhecer as diferenças entre as duas versões.

Nesse post irei mostrar algumas mudanças que ocorreram na segunda versão da plataforma que mesmo com 2 anos de existência já foram aprimoradas e implementadas diversas funções.

Principais diferenças

Logo de cara, uma das principais diferenças que mais se destaca é a mudança no layout do Dashboard do painel Admin.

Painel Admin Magento 1

Painel Admin Magento 2

O painel de administrador do Magento 2 teve o menu orientado a esquerda, além de uma nova organização dos itens, que deixou a navegação muito mais rápida e intuitiva.

Segurança

Uma alteração importante para a segurança da plataforma foi a remoção do diretório /downloader no Magento 2.

No Magento 1 esse diretório ainda está presente e pode virar uma porta de acesso a invasores, por isso é importante saber como alterar o /downloader no Magento e o porque fazer isso o quanto antes.

Atualização de Linguagens

Uma das melhorias que foram implementadas no Magento 2 é a possibilidade de usar as versões mais recentes e populares do PHP (versões 5.6 e 7.0), HTML 5, CSS 3.3 e também do JQuery.

Desempenho

Muito se vê falar sobre a influência da velocidade do site em lojas virtuais. Um site lento possui uma taxa de rejeição muito maior do que um site rápido.

De acordo com os relatórios do Neil Patel a versão 2.0 da plataforma está 20% mais rápida. E isso é um bom sinal.

Mas para uma loja virtual que utiliza a plataforma diminuir o tempo de abertura e carregamento é importante otimizá-la, tanto a nível de desenvolvimento quanto a nível de hospedagem.

Visualizações de página por hora

O Magento 2 pode suportar facilmente 10 milhões de visualizações de página por hora, em comparação com apenas 500.000 visualizações de página por hora no Magento 1.

Processo de pagamento otimizado e simplificado

Quanto menos tempo o visitante passar na página de checkout respondendo formulários, mais fácil será para ele finalizar a compra.

Esse fator foi levado em consideração no desenvolvimento do checkout do Magento 2, agora ele oferece um processo de checkout altamente otimizado e simplificado.

É claro que a página de checkout não é o único fator que irá aumentar a taxa de conversão do seu eCommerce, mas é preciso estar atento a acessibilidade e a usabilidade do site para alcançar melhores resultados.

Melhorias na criação de produtos

A criação de produtos no painel de administração do Magento 2 ficou mais fácil do que antes, com recursos de importação de produtos 4 vezes mais rápidos.

Mobile mais amigável

Grande parte das pesquisas feitas pelo Google são realizadas por meio dos dispositivos móveis. O Magento 2 melhorou a adaptação ao mobile, ajudando no desenvolvimento de temas responsivos e com SEO amigável.

Cache

O gerenciamento de cache teve alteração entre as duas versões. Agora no Magento 2 você conta com suporte à limpeza de cache embutida. Sem falar da integração com o Varnish Cache.

O Varnish é a principal tecnologia de aceleração HTTP e responsável pelas solicitações comuns de cache. Com ele você reduz a carga do servidor e aumenta a velocidade de carregamento das páginas.

A plataforma também conta com o sistema de cache de página inteira. Assim todo o conteúdo estático de uma página é salvo em cache e entregue muito mais rápido.

Área de testes

Algo que não tinha na primeira versão da plataforma e foi implementada no Magento 2 foi um Framework de testes nativo. Isso facilita muito a sua vida quando precisar fazer qualquer tipo de alteração na loja.

Lembre-se de conversar com o seu desenvolvedor antes de fazer qualquer alteração no Magento. ?

Esse ambiente permite que qualquer loja possa executar testes automatizados e não importa o tamanho do site. Esse recurso é muito bom porque as alterações só aparecem para os visitantes assim que estiverem funcionando 100%.

Como é uma função nativa da plataforma é de alta confiança e qualquer falha reportada é corrigida na próxima atualização.

Alteração em tabelas e colunas

Entre as duas versões, muita coisa mudou, incluindo algumas tabelas e colunas que deixaram de existir, foram alteradas ou adicionadas.

Tabelas que deixaram de existir no Magento 2

  • Catalogsearch_query;
  • Catalogsearch_result
  • Catalog_product_enabled_index.

Tabelas que foram renomeadas (Magento 1 – Magento 2)

  • Core_website – store_website
  • Core_store – store
  • Core_translate – translation
  • Core_url_rewrite – url_rewrite
  • Core_store_group – store_group
  • Core_email_template – email_template
  • Sales_flat_order – sales_order
  • Sales_flat_order_address – sales_order_address
  • Sales_flat_order_grid – sales_order_grid
  • Sales_flat_order_item – sales_order_item
  • Sales_flat_order_payment – sales_order_payment
  • Sales_flat_order_status_history – sales_order_status_history
  • Coupon_aggregated_order – salesrule_coupon_aggregated_order

Colunas que foram adicionadas

TabelasColunas
catalog_product_entity_media_gallery_value_tableentity_id
cataloginventory_stockwebsite_id
ratingis-active
sales_order_tax_itemamount, base_amount, real_amount, real_base_amount, associated_item_id, taxable_item_type

Temas

Existem diversos sites espalhados na internet, especializados na criação de templates e temas para Magento. O Themeforest é um deles, já que ele possui milhares de temas para infinitas plataformas e é extremamente fácil encontrar o que você está procurando.

Fora estes sites, outro lugar que você pode encontrar temas de forma ainda mais segura é no Magento Marketplace, onde podemos encontrar temas como:

Super Admin Responsive Theme (Magento 1)

Electronics Multi Purpose Theme (Magento 1)

Ves Yume (Magento 2)

Couture Fashion Theme (Magento 2)

Se você gostou desses temas, também vai adorar conhecer os melhores temas para Magento.

Módulos

Quem já vende online há um bom tempo sabe os benefícios de usar módulos Magento.

Como a plataforma Magento é Open Source, existem muitos desenvolvedores que colaboram com a criação de módulos. Com eles você pode fazer muita coisa sem conhecimento técnico.

Existem para a primeira versão da plataforma cerca de 500 módulos disponíveis para download no Magento Marketplace como o Product Videos, PriceWaiter e Search Autocomplete & Suggest.

Já para o Magento 2 você pode escolher por volta de 1000 módulos para deixar sua loja do jeito que quiser. Alguns deles são One Page / Step Checkout e o Zendesk Chat.

Você pode encontrar mais módulos que nem esses na página do Magento Connect ou clique no link e conheça os melhores módulos para sua loja Magento.

Release Notes

Para saber mais das atualizações da plataforma você pode conferir as Release Notes nos links abaixo:

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a conhecerem as versões da plataforma Magento, compartilhando este artigo com seus amigos.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

Um grande abraço e até a próxima!