Não tenho dúvidas de que o smartphone é uma tecnologia inovadora e transformadora no varejo, uma tendência cada ano maior, que percebemos isso durante as compras de fim de ano de 2018.

De acordo com a Criteo (E-commerce Brasil), no Brasil, varejistas que investem em vendas via app e web mobile já tem 48% das transações online feitas em dispositivos móveis.

Além disso, das compras realizadas pelo desktop, 22% das vendas são precedidas de um clique no ambiente móvel.

Esse é um sinal gritante de que muitos varejistas ainda precisam entender como seus consumidores utilizam os dispositivos móveis para melhorar as taxas de conversão, além de otimizar experiências entre os canais.

Pensando nisso, o Magento fez o lançamento do suporte ao Progressive Web Applications (PWA), um conjunto de ferramentas para a construção de lojas on-line com experiências móveis que ajudam melhorar a taxa de conversão pelos dispositivos e a entrega de experiências cross-channel altamente personalizadas.

As PWAs representam um avanço da internet móvel, semelhante à transição que aconteceu há cinco anos atrás, de sites desktop para sites responsivos.

PWAs mistura aplicativo móvel e site para dispositivos móveis, equipando comerciantes e desenvolvedores com uma nova arquitetura front-end que permite aproveitar as APIs abertas para criar experiências “semelhantes a aplicativos” diretamente no navegador que são rápidas e envolventes, melhorando as conversões e a interação dos visitantes.

Velocidade

A velocidade é um dos maiores medidores de satisfação dos visitantes. Cerca de 3% dos usuários abandonarão um site se demorar mais de 3 segundos para carregar!

E, uma vez carregados, os usuários esperam que eles sejam rápidos, sem interfaces desinteressantes ou de resposta lenta.

É importante que os usuários interajam de maneira significativa com os sites e aplicativos. Se é um blog, pessoas querem ler as postagens. Se é uma loja online, eles querem comprar produtos. Se é uma rede social, eles querem interagir uns com os outros.

O desempenho é um papel importante no sucesso de qualquer negócio online.

As vantagens do PWA

Se criados de forma certa, os aplicativos nativos podem fornecer uma experiência de compra tão marcante quanto do que o desktop.

O problema é que os aplicativos móveis são caros de desenvolver e manter, e os consumidores só usam aplicativos de marcas com as quais eles interagem regularmente.

De acordo com a Gartner, a maioria das marcas não consegue resultados (downloads) nos aplicativos, tornando o site em dispositivos móveis sendo a grande maioria das interações com os clientes.

Então aí que os PWAs ajudam. Eles eles proporcionam experiências rápidas e sofisticadas no navegador dos dispositivos móveis, permitindo que os varejistas lidem com várias vantagens:

  • Navegação mais rápida.
  • Sem a necessidade de “baixar” ou “instalar” um aplicativo.
  • Push Notifications.
  • Reengajamento rápido.

Embora o uso dos PWAs esteja aumentando, seu impacto se estende muito além dos dispositivos móveis.

Os PWAs permitem que funcionalidades como notificações por push e localização sejam incorporadas à arquitetura do site, fazendo que todas as marcas forneçam experiências cross-channel altamente personalizadas no momento certo.

Os varejistas, por exemplo, podem criar recursos como integração nativa com a câmera do dispositivo para escanear códigos de barras ou utilizar pagamentos integrados com o Google e o Apple Pay para compras na loja.

Veja também: 8 dicas para acelerar o desempenho do Magento

Conclusão

Olhando para o futuro, os PWAs têm o potencial de substituir diversas plataformas de varejo pela sua maneira rápida, eficiente e econômica de localizar produtos on-line.

Desde o aumento do engajamento do cliente e da loja e as maiores conversões até os menores custos de desenvolvimento, os PWAs oferecem inúmeras oportunidades sem para o comércio digital.

Progressive Web Apps são experiências que combinam o melhor da web e o melhor dos aplicativos. Eles são úteis para os usuários desde a primeira visita em uma guia do navegador, sem necessidade de instalação.

Já imaginou seu site sendo acessado de uma internet 3G ou 4G? Como está o desempenho? Como está a estrutura nos dispositivos móveis?

Faça o teste com o Google Page Speed Insights e o Test My Site.

Gostou? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas saibam sobre a importância do PWA.

A SAN não está só preocupada com os sites hospedados e gerenciados, mas com a satisfação e segurança dos seus clientes.

Fontes: Magento & Google