Plataformas de e-commerce: existem tantas opções para desenvolver uma loja virtual que podem confundir na hora que precisar decidir entre uma delas.

É como em uma simples ida ao mercado. Se você for comprar ingredientes para um bolo, por exemplo, e sair sem uma lista, quando chegar ao estabelecimento e ver uma variedade de produtos, pode não selecionar os que serviriam melhor para seus objetivos.

Por outro lado, se você for com uma lista com os produtos específicos, não terá essas dúvidas, nem irá perder tempo comparando os produtos, já vai saber exatamente o que vai precisar comprar.

Em um estudo feito pela Builtwith comparando as plataformas de comércio virtual, mostra que o Magento e-commerce é responsável por 4% dos sites de e-commerce em toda a Internet e 16% das lojas virtuais no Brasil.

Para entender os motivos de tantas pessoas escolherem essa plataforma citaremos e explicaremos algumas vantagens. Acompanhe!

Quais são os módulos na Magento?

O Magento e-commerce é um ambiente composto por inúmeros módulos que atendem a diferentes necessidades. Com as extensões corretas, é possível criar uma experiência única para seus consumidores. 

Confira alguns exemplos de módulos abaixo, para entender melhor a plataforma magento e como funciona:

  • Finanças e Contabilidade: controle de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, gestão financeira, contábil e de orçamentos;
  • Conteúdo e Customização: produção de conteúdo, criação da versão mobile, integração com marketplaces e templates diversos;
  • Atendimento ao cliente: integração com redes sociais ,soluções multicanal, FAQ, chatbots, integração com CRM (Customer Relationship Management);
  • Marketing: campanhas, ferramentas de automação, SEO, marketing em mídias sociais, campanhas de e-mail, links patrocinados;
  • Segurança e Pagamentos: antivírus, ferramentas antifraude, criptografia de dados, gateways de pagamento;
  • Relatório e Analytics: soluções gerais de BI (Business Intelligence) e Analytics;
  • Estoque e Envio: integração com serviços de entrega, gestão de armazenamento, de ordem de pedidos e de serviço, checagem de endereços, calculadora de fretes;
  • Vendas: integração com marketplaces, gestão de promoções e descontos, programas de fidelidade etc;
  • Otimização do site: ferramentas para otimizar o desempenho da página.

Recursos e funcionalidades da Magento

magento ecommerce recursos

Agora que você já entende melhor o que é magento, vamos te apresentar os principais recursos e funcionalidades do Magento e-commerce. Para quem está começando nessa plataforma, as funçõe mais interessantes são:

  • Magento Marketplace; 
  • Magento Performance Toolkit;
  • Gestão do catálogo;
  • Painel para gerenciamento de pedidos;
  • Criação de cupons de desconto;
  • Área do cliente.

Por outro lado, caso você tenha um conhecimento mais aprofundado sobre o sistema, as seguintes funcionalidades podem te servir melhor:

  • APIs avançadas;
  • Armazenamento de página completa;
  • Otimização do Desempenho no Front-end;
  • Otimização do desempenho no back-end
  • Ambientes de integração;
  • Monitoramento e teste de desempenho.

Independentemente dos seus níveis de entendimento sobre a plataforma, as ferramentas a seguir são indispensáveis para quem pretende criar um e-commerce no Magento:

  • confiabilidade e disponibilidade;
  • Magento Business Intelligence;
  • Magento Order Management;
  • Marketplace Extensions.

Quais as principais vantagens da plataforma Magento?

magento ecommerce vantagens

São muitas as vantagens em utilizar o Magento para sua loja virtual. Além de possuir características exclusivas por ser um software totalmente voltado a vendas de e-commerces, possui diferenças significativas entre outras plataformas.

Possui uma das melhores tecnologias em segurança e SEO entre todos os e-commerces. Mas, além disso, você pode ter outros benefícios ao escolher o Magento.

Código aberto

O Magento é uma plataforma de código aberto, sendo assim os desenvolvedores e proprietários de sites têm acesso ao código-fonte ao desenvolver uma loja virtual. 

Esse acesso também permite mais liberdade e flexibilidade, pois significa que eles podem modificar completamente a funcionalidade de seu site para se adequar às suas necessidades.

Plataforma robusta

Mesmo na sua versão Community o Magento é uma plataforma robusta. Suporta uma grande quantidade e variedade de produtos, sendo utilizado por grandes empresas como a Ford. 

Além disso, é constantemente atualizada com aprimoramentos em desempenho e segurança.

Pode suportar até 80 mil ordens de serviço por hora e armazenar uma quantidade de até 500 mil produtos. Se for instalado em uma hospedagem de sites adequada, se torna praticamente sem limites.

Interface amigável

A interface da plataforma sofreu diversas mudanças a cada atualização e hoje se tornou uma plataforma intuitiva e facilitada.

O Magento pode ser complexo, mas não é complicado. Sendo assim, ele oferece a você e a seus clientes uma ótima experiência de compra e venda.

Abrangente

Outra vantagem de escolher a plataforma Magento é a facilidade de lidar com um público mais amplo, até mesmo internacional. 

Ela pode lidar com diversos tipos de moedas e tem suporte a vários idiomas, que podem depender até mesmo do IP do usuário, proporcionando uma experiência ótima para seus clientes.

Marketplace e Plugins

Além dos recursos pré-instalados na plataforma, o Magento possui um marketplace recheado de plugins pagos ou gratuitos para estender as funcionalidades e atender às suas necessidades. 

Plugins para envios, pagamentos, métodos de faturamento ou plugins de marketing diferentes podem ser obtidos para promover seus produtos e conteúdo de uma forma mais dinâmica.

Aparência

Uma grande vantagem para escolher o Magento e-commerce é que o próprio tema básico da plataforma já é bem produzido e trabalhado. 

Mas, se quiser mudar a aparência de seu site, no marketplace existem diversos temas para escolher, sejam pagos ou gratuitos.

Você ainda pode mudar a aparência de sua loja virtual em diferentes estações ou datas. Por exemplo, poderia colocar um tema com neve, trenós e árvores no Natal.

Adaptada aos Mobiles

Por ser uma das primeiras plataformas a realmente investir e apostar em adaptações para os dispositivos móveis, o Magento permite que as lojas sejam totalmente responsivas aos aparelhos mobile, possuindo a visualização adequada para o público que faz uso destes para efetuar suas compras online.

Ferramentas de SEO

Com o objetivo de otimizar o posicionamento do site nos mecanismos de busca mais utilizados o Magento oferece diversos recursos de SEO, como: 

  • redirecionamento de endereços;
  • URLs amigáveis;
  • suporte para sitemaps;
  • meta tags exclusivas em cada página de produto.

Checkout customizável

Como já falamos em outros artigos nos nossos blogs, um checkout mal elaborado, seja por ser extenso ou por ser voltado para o público-alvo errado, é um dos maiores causadores do abandono de carrinho.

Uma das vantagens de escolher o Magento como plataforma de E-commerce é que ele conta com a possibilidade de customização de checkout, deixando você organizar e elaborar os formulários da maneira que quiser, gerando uma melhor experiência para os seus usuários.

Relatórios e Informações

Outra vantagem em escolher o Magento é que ele possui uma integração com o Google Analytics, ferramenta que monitora o tráfego para uma loja virtual. 

Sendo assim, o Magento apresenta um painel administrativo totalmente integrado à ferramenta do Google, fornecendo detalhes sobre o desempenho de vendas, relatórios de vendas, funis de conversão, acessos e comportamentos dos visitantes.

E quais são as suas desvantagens?

É claro que o Magento e-commerce oferece inúmeros benefícios para uma loja virtual em ascensão. Contudo, sabemos que gerir o próprio negócio não é tarefa fácil. Nesse sentido, você também precisa analisar as possíveis desvantagens em escolher essa plataforma:

  • possui curva de aprendizagem lenta para desenvolvedores generalistas e exige programadores especializados na plataforma;
  • exige uma hospedagem especializada e dedicada para apresentar máximo desempenho;
  • “força” a customização de temas para negócios que não queiram utilizar seus recursos nativos, pois uma loja brasileira exige personalização de alguns aspectos — módulos de frete, pagamentos nacionais etc. 

Para quem a Magento é indicada?

magento ecommerce para quem é indicada

O Magento e-commerce vem se tornando um destaque no mercado brasileiro. Ao redor do mundo, grandes empresas já utilizam essa plataforma para vender seus produtos e serviços. 

Na prática, qualquer negócio de pequeno, médio ou grande consegue aprender como usar o Magento e impulsionar seu empreendimento. 

Conclusão

Bom, como pode ver, motivos para escolher o Magento e-commerce para desenvolver sua loja virtual não faltam. É uma plataforma com experiência no ramo, trabalhando desde 2008 para atender milhares de lojas virtuais.

Além disso, a comunidade do software é extensa, produzindo artigos e respondendo a diversas perguntas que possam aparecer. 

Gostou deste conteúdo? Então, veja também este artigo sobre como escolher a melhor hospedagem Magento!