Você já conhece o termo Provedor de Serviços Gerenciados? Também conhecido como MSP (Managed Service Provider), refere-se a uma empresa que gerencia remotamente a infraestrutura ou serviço de um cliente, em cima de um modelo de assinatura.

Ao contratar uma MSP, a empresa tem o controle gerencial e a responsabilidade das operações que estão no contrato.

Geralmente a MSP assume os serviços demorados, complexos e que necessitam de muito conhecimento técnico.

Esse serviço vem crescendo a medida que outras empresas percebem a necessidade de terceirizar os serviços do dia a dia, para poder focar no core business do seu negócio.

Aqui na SAN procuramos ser proativos, antecipando os problemas, garantindo o melhor desempenho e segurança em nossos serviços.

E uma das funções do serviço de MSP é reduzir os custos. Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre MSP.

MSP (Managed Service Provider): o que significa?

O MSP, ou o provedor de serviços gerenciados, em português, é um serviço de monitoramento e gerenciamento remoto de infraestruturas de TI. Seu papel é identificar, de forma proativa, falhas e pontos de vulnerabilidade, apontando soluções para aumentar a segurança.

Essa é uma abordagem moderna, que surge como um substituto do modelo break-fix, ou seja, o modelo no qual os problemas são resolvidos à medida que eles surgem, sem nenhum cuidado para prevenir tais situações.

O grande trunfo do MSP é tornar uma empresa mais competitiva, fornecendo uma visão preventiva de possíveis ameaças, permitindo que as equipes possam tomar medidas para impedir que situações de emergência aconteçam.

Além disso, o provedor de serviços gerenciados também permite que os profissionais de TI possam focar seus esforços em tarefas estratégicas, no lugar de preocuparem-se com questões operacionais, como as manutenções corretivas, por exemplo.

Como funciona um provedor de serviços gerenciados?

O MSP é capaz de gerenciar infraestruturas de TI, adicionar mais segurança aos sistemas, oferecer suporte aos colaboradores envolvidos nas atividades técnicas e gerenciar o acesso de usuários ao sistema de seus clientes.

A contratação pode variar de acordo com cada empresa escolhida mas, no geral, empresas MSP cobram uma assinatura mensal ou anual para gerenciar um serviço, entrando em um fluxo de receita recorrente. Esse serviço é feito com base em um contrato entre o provedor e o cliente.

Contratar um MSP pode ser uma solução eficiente para otimizar custos de operação, contar com um serviço mais capacitado tecnicamente e ainda aumentar a segurança dos ambientes digitais de sua empresa.

Principais tipos de serviços gerenciados

Um Provedor de Serviço Gerenciado pode gerenciar diversos serviços aplicados em diversos negócios. Na SAN gerenciamos para os clientes os Certificados SSL, Hospedagem de Sites, Backup, Domínios, Servidores Dedicados, E-mail Corporativo e demais serviços contratados.

Existem, ainda, outros tipos de serviços que o MSP pode realizar. Veja alguns deles abaixo:

  • Implementação de medidas de proteção na Web;
  • Realização de backup e recovery;
  • Monitoramento das máquinas, rede e dispositivos móveis;
  • Emissão de relatórios;
  • Gerenciamento de softwares antivírus;
  • Notificações com dados sobre desempenho, disponibilidade e segurança;
  • E mais!

É importante lembrarmos que grande parte dos serviços MSP são feitos de maneira remota, por meio de softwares de controle. Isso, no entanto, não diminui a eficiência das implementações, ou a rapidez dos serviços.

Qual é a importância da MSP?

A importância da MSP: conheça os benefícios

No mercado competitivo o seu negócio precisa operar de forma rápida, ao mesmo tempo eficiente e econômica. Talvez essa seja a forma de se ter sucesso no mercado atual.

Ao terceirizar um serviço, por exemplo um gerenciamento de serviços em nuvem ou um Cloud Server, você pode se concentrar no seu negócio, mantendo uma direção estratégica de crescimento para o seu negócio, e não perdendo tempo em problemas técnicos.

O seu tempo perdido e custos serão reduzidos, ajudando ainda mais a gerenciar o negócio de forma positiva.

Confira agora alguns dos principais benefícios de se contar com o MSP em sua empresa.

Maior segurança no ambiente digital

Assim como nos ambientes físicos, a segurança dos ambientes digitais deve ser uma prioridade para as empresas. A sobrevivência de seu negócio pode depender disso.

Ambientes digitais contêm dados confidenciais que, se expostos em ataques cibernéticos, podem resultar em grandes prejuízos. Por isso, o MSP conta com recursos voltados para o aumento da segurança, criando também planos de contingência para minimizar perdas em casos de ataques.

Redução nos gastos

Além de aumentar a segurança, o provedor de serviços gerenciados também é capaz de diminuir custos. E o melhor? Sem precisar sacrificar a qualidade do serviço prestado.

Com o MSP, sua empresa não fica responsável por fazer os grandes investimentos em infraestrutura, já que esse é um compromisso da empresa contratada. Além disso, a abordagem de prevenção pode ajudar a cortar custos de manutenção corretiva.

Nesse sentido, o velho ditado “é melhor prevenir, do que remediar” mostra-se verdadeiro.

Flexibilidade e praticidade para a sua organização

A flexibilidade operacional é uma das grandes vantagens do MSP, já que o sistema pode se adaptar às diferentes demandas da empresa, à medida que ela cresce em complexidade e abrangência.

Contando com uma empresa de MSP, você também conta com uma equipe dedicada de profissionais altamente qualificados, capazes de trabalharem em projetos sob demanda, sem você precisar se preocupar com processos admissionais e demissionais.

Serviços gerenciados em nuvem

A computação em nuvem é tendência em relação à infraestrutura e tecnologia, refletindo diretamente nas MSP.

O Cloud MSP precisa possuir profissionais qualificados, com conhecimento e experiência, garantindo a garantia de um perfeito funcionamento.

Principais serviços de um Cloud Gerenciado:

  • Monitoramento;
  • Otimização;
  • Migração;
  • Suporte especializado.

Esse serviço pode variar de empresa para empresa, mas o básico de um gerenciamento são esses itens. E uma das vantagens da nuvem é o gerenciamento da segurança, garantindo:

  • Acesso controlado;
  • Criptografia de dados;
  • Scans Anti-Malware;
  • Backups.

Cloud Server Gerenciado

O gerenciamento de servidores em nuvem é um serviço gerenciado e monitorado por um provedor terceirizado para atender todo o seu ambiente, não havendo a necessidade de você se preocupar com o serviço contratado.

Seus esforços devem estar voltados na sua aplicação e não em infraestrutura, também não há a necessidade da contratação de especialistas para o gerenciamento.

O Cloud Server Gerenciado é mais uma das inovações do cloud computing, um termo usado para definir as tecnologias de uso remoto, que fazem o uso da conexão com a internet para troca de informações.

A computação em nuvem pode incluir programas, serviços e hospedagem de informações. Uma característica marcante dos serviços de cloud computing é a escalabilidade, ou seja, os serviços podem crescer de acordo com a demanda da sua empresa.

o que considerar ao contratar um provedor de serviços gerenciados?

Escolhendo um provedor de serviço de nuvem

Saber escolher bem o seu provedor de serviços de nuvem é muito importante, afinal, essa é uma decisão estratégica que pode alavancar a sua empresa, ou criar mais problemas.

Se você procura por um bom provedor de serviços gerenciados (MSP), existem alguns pontos de atenção que precisam estar no seu radar. Elencamos alguns deles abaixo, veja só:

1 – Contrato de nível de serviço (SLAs)

Serviços gerenciados precisam ter o seu desempenho assegurado pela empresa contratada, o provedor. Esse desempenho precisa estar dentro de padrões básicos, que variam de empresa para empresa.

Essa obrigação deve ser registrada em contrato, o Service Level Agreements – ou SLAs – com a previsão de penalidades financeiras caso parte do acordo não seja cumprido.

2 – Relatório de desempenho

Fornecer relatórios de desempenho também é super importante, afinal, como você pode saber se está tudo funcionando corretamente sem esses dados? Por isso, no momento da contratação de uma empresa MSP, cheque a disponibilidade do provedor para compartilhamento de relatórios regulares.

3 – Monitoramento de recursos

O provedor de serviços gerenciados deve contar com controles suficientes para monitorar todos os serviços oferecidos, fazendo alterações nos escopos sempre que necessário.

Alguns dos pontos que podem ser úteis são:

  • Rápida implementação em locais novos;
  • Capacidade de gerenciar projetos em múltiplas localidades com eficiência;
  • Suporte no idioma local.

4 – Migração gratuita

Muitas das vezes, mesmo após passar pelo processo de escolha de um provedor de serviços gerenciados, você ainda pode querer trocar a empresa contratada, por uma série de motivos.

Nesse caso, é importante saber se a nova empresa oferece a migração gratuita de informações. Isso pode te ajudar a controlar o orçamento durante a mudança, além de mostrar mais confiabilidade no novo serviço.

A sua migração de MSP pode ser gratuita com a SAN. Fale com um de nossos especialistas agora!

Conclusão

A SAN procura o aperfeiçoamento constante na especialização em diversas áreas, tendo como objetivo entender a necessidade do seu negócio.

Antes de contratar um serviço Cloud da SAN, entre em contato para avaliarmos o melhor plano que se enquadra para sua necessidade.

Oferecemos também aos nossos clientes conhecimento especializado em diversas áreas, como segurança, loja virtual e infraestrutura.