O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) ou “Protocolo de transferência de correio simples” é o protocolo padrão para o envio de e-mail através da internet, ele foi padronizado em Agosto de 1982 por Jonathan B. Postel.

A princípio o protocolo SMTP utilizava por padrão a porta 25 ou 465 (conexão criptografada) para conexão, porém a partir de 2013 os provedores de internet e as operadoras do Brasil passaram a bloquear a porta 25, e começaram a usar a porta 587 para diminuir a quantidade de SPAM.

O SMTP é um protocolo que faz apenas o envio de e-mails, isso significa que o usuário não tem permissão para baixar as mensagens do servidor, nesse caso é necessário utilizar um Client de e-mail que suporte os protocolos POP3 ou IMAP como o Outlook, Thunderbird e etc.

Segurança do SMTP

Uma das limitações do SMTP é que não tem nenhum método para autenticar a conta de e-mail que está enviando a mensagem, sendo assim é possível utilizar este protocolo pra enviar spam com certa “facilidade”.

Para melhorar a segurança do protocolo foi criada uma extensão chamada SMTP-AUTH que se torna cada vez mais popular entre os usuários. Se você utiliza uma CMS como WordPress por exemplo, existem plugins que facilitam muito a implementação desta extensão.

Existem provedores de hospedagem (assim como a SAN) que não permitem o envio de e-mails sem autenticação, justamente para não sofrer com spam e manter a boa reputação dos servidores de envio.

Existem ainda propostas de protocolos alternativos para assistir a operação do SMTP, como o Sender Policy Framework ou SPF que evita o envio de e-mails não autorizados em nome de um domínio, verificando se determinado IP está autorizado a enviar e-mails através de um domínio.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a saberem o que é SMTP, compartilhando este artigo com seus amigos.