Caso você tenha um negócio com presença online, como um website, e utiliza serviços de hospedagem, certamente já precisou lidar com um painel de controle. Em suma, oferecem funcionalidades básicas para gerenciar páginas web e e-mails hospedados na conta.

Porém, se você cuida de múltiplos sites em um mesmo servidor, o ideal é utilizar uma solução de controle mais completa. O WHM se destaca pelas ferramentas de gestão e outros recursos, além de receber atualizações contínuas. Aprenda mais a seguir!

O que é o WHM?

Trata-se de um software voltado para servidores Linux, desenvolvido com o intuito de facilitar a realização de inúmeras tarefas  — por meio de uma interface gráfica — que englobam a manutenção de um servidor de hospedagem.

A sigla representa o termo em inglês WebHost Manager, que significa Gerenciador de Hospedagem.

Para que serve o WMH?

De modo geral, ele funciona como um painel de controle, permitindo a gestão de aspectos diversos em um servidor — servidor DNS, emissão de certificado SSL, pacotes de recurso etc. Seu maior diferencial é que possibilita a criação de subcontas de hospedagem. 

Essa característica é o que o torna a solução ideal para empresas de revenda de hospedagem ou empreendimentos que possuem muitos sites em um único servidor. Na prática, o WHM lhe confere:

  • mais segurança para seus sites: permite criar um painel de controle diferente para cada página. Caso uma seja derrubada, as outras continuarão funcionando;
  • gerenciamento mais eficiente: fácil monitoramento das atividades de cada painel, podendo migrar entre eles. Também pode-se alterar a largura de banda e o espaço em disco de cada conta criada;
  • hospedagem de revenda: você pode criar novas contas de hospedagem para revender e, assim, monetizar a hospedagem da sua página;
  • revenda de painéis customizados: customização da interface do painel WHM, de forma que o visual represente sua marca, para fins de revenda.

O que o Web Host Manager faz?

whm o que faz

Como você viu logo acima, o WHM permite a criação de subcontas de hospedagem e o gerenciamento simplificado dos diferentes painéis do seus sites. Confira abaixo as principais funcionalidades desse gerenciador com mais detalhes.

Criação e remoção de contas

O gerenciador de hospedagem possibilita a criação de múltiplas contas no painel de controle, bem como a definição da página padrão de cada uma.

Para isso, basta acessar o menu “Funções da Conta” e preencher os campos em branco com as informações correspondentes — detalhes de domínio, configurações de DNS, rota de e-mail. Em seguida, deve-se clicar em “Criar”.

Além dessa funcionalidade, o WHM permite a suspensão ou remoção das contas, caso algum usuário viole os termos de uso ou tenha a conta expirada. Nesse caso, você só precisa acessar o menu “Listar Contas”.

Monitoramento de servidores

Esse software consegue rastrear todas as atividades realizadas em seu servidor. No menu “Gerenciador de Processos”, você consulta todas as operações executadas em momentos específicos no servidor.

Com o Gerenciador de Serviços, você pode administrar atividades e serviços em execução no segundo plano.

Outra função que merece destaque é o Uso de Disco Atual. Ele informa a quantidade de memória utilizada e quanto ainda está disponível.

Definição nos pacotes de hospedagem

Ao ter uma conta WHM, você decide como dividir as capacidades de armazenamento do seu serviço de hospedagem. Esse é um recurso bem útil, especialmente para quem deseja revender serviços de hospedagem a diferentes valores.

Outra vantagem desse recurso é que ele permite melhorias em domínios existentes, movendo funcionalidades, sem precisar alocar todos os arquivos.

Personalizar a Revenda da sua Marca

Se você optou pela revenda de serviços de hospedagem, tem a opção de personalizar as subcontas de forma que se diferencie do seu servidor. 

Com o WHM, é possível criar uma logomarca própria, utilizar links, estilizar o painel de controle e criar um perfil público. Essas mudanças podem ser realizadas no menu “Customização”.

Fazer backup e restaurar arquivos

Mais uma funcionalidade é a de automatizar backups em todas as contas do seu servidor, para que ele ocorra ao mesmo tempo. Assim, todas as informações serão armazenadas em soluções remotas, como o Google Drive e outros. 

Gerenciar os certificados SSL

Caso a sua empresa trabalhe com a revenda de hospedagem, os clientes desejam encontrar tudo o que precisam em seu pacote de hospedagem. Isso inclui o SSL, que pode ser encontrado facilmente no WHM, na aba “SSL/TLS”.

Como funciona o cPanel?

O WHM e o cPanel são praticamente a mesma coisa. Ele serve para gerenciar as contas criadas dentro do servidor; um painel de controle dentro do WHM. 

Então, qualquer usuário que tenha acesso ao Gerenciador de Hospedagem consegue gerir todas as contas presentes do cPanel. Porém, o contrário não é permitido: alguém com uma conta cPanel não consegue acessar o painel WHM.

Na prática, é como se o WHM fosse o painel de controle “mãe” e o cPanel o painel “filho”. Esse princípio de funcionamento foi desenvolvido para que as subcontas do servidor sejam distribuídas entre clientes ou profissionais, com limitação de abrangência na hospedagem.

Como configurar o WHM?

whm como configurar

Assim que você acessa o painel WHM, o primeiro item visível é o menu lateral, no qual contém a seção de configurações do servidor (Basic WebHost Manager Setup). Nessa área, você define alguns dos principais recursos, como o IP e os nameservers.

Nos itens seguintes, pode-se alterar a senha root do servidor, modificar estatísticas de usabilidade, tarefas recorrentes e outras. Também é possível utilizar um terminal completamente diferente para o navegador, sem um acesso SSH a um terminal externo.

Outra possibilidade é a de mudar as configurações padrão do servidor, com o número máximo de envio de e-mails permitidos, características do PHP e etc.

Conclusão

Viu como o WHM é uma poderosa ferramenta para gerir muitos sites ao mesmo tempo? Existem diversas funcionalidades que oferecem o total controle das páginas web, tudo por meio de um único painel de controle. 

Também é uma excelente solução para negócios que precisam administrar servidores mais robustos, como VPS, Elastic Cloud e servidores dedicados.

Gostou deste conteúdo? Confira as soluções em Cloud da SAN Internet e transforme seu negócio virtual!