O uso da internet cresce rapidamente no mundo inteiro e, conforme foi inserida no cotidiano das pessoas, foi mudando a forma de como fizemos diversas coisas, desde a nossa forma de comunicação até o nosso trabalho. Ao mesmo tempo, nos deparamos com os perigos da internet. 

Como tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim, temos que ficar atentos a este lado ruim da internet, pois os perigos são muitos e podem afetar não só os seus dispositivos como a sua vida pessoal.

Muitas vezes, não nos damos conta de quais são os perigos que se encontram na internet, e possivelmente navegamos vulneráveis a ataques ou pessoas mal-intencionadas que podem roubar nossas informações.

Para ajudar você a navegar sempre seguro e sem preocupações, montamos uma lista com os principais perigos da internet e como se prevenir dos mesmos.

Principais perigos da internet e como se prevenir

1. Vírus

O vírus é um software malicioso que infecta o sistema operacional e faz cópias de si mesmo tentando se espalhar para outros computadores, parecido com um vírus biológico.

E a maioria das contaminações ocorrem por ações do próprio usuário, como inserir um pendrive contaminado no computador ou abrir o anexo infectado de um e-mail.

Muitas vezes, você pode contaminar o computador fazendo download de softwares, jogos ou músicas piratas, esse é basicamente o modo de “pagar” pelo download gratuito, disponibilizado.

Como posso me prevenir?

Para se prevenir dos vírus, é sempre recomendado fazer o uso de um bom antivírus em seu computador, caso seja possível procure utilizar uma versão paga do antivírus. 

Dessa forma, você conta com todos os seus recursos de proteção ao computador.

2. Spam

Spam é o termo usado para definir aqueles e-mails que não foram solicitados pelo usuário e que, geralmente, são enviados para uma grande quantidade de destinatários. 

Na maioria das vezes, estes e-mails contém propagandas, mas ocorrem casos ainda em que são enviados arquivos maliciosos.

Você pode ainda receber spam com informações falsas sobre seu banco ou qualquer outra coisa do gênero como contas pendentes.  

Esses e-mails são muito utilizados para capturar as informações da sua conta e possibilitar a retirada do dinheiro.

Como posso me prevenir?

O spam afeta praticamente todos os usuários de e-mail e, possivelmente, você já se deparou com vários. 

Então, o recomendado, neste caso, é que você não abra e-mails dos quais você não tenha solicitado, nunca responda um e-mail spam e não clique em nenhum link ou anexo que foi enviado através do mesmo.

No caso das informações falsas sobre conta bancária ou contas pendentes, sempre que receber um e-mail desse tipo procure verificar o remetente, e conferir juntamente ao site do mesmo ou por telefone se é um e-mail válido.

3. Páginas falsas

As páginas falsas em sua grande maioria tem como objetivo roubar suas informações pessoais e sempre tentam persuadir o usuário a inserir suas informações. 

Geralmente, elas são páginas muito semelhantes ou até mesmo iguais a entidades conhecidas como bancos e grandes sites de notícia.

Como posso me prevenir?

Ao acessar uma página onde você precisa inserir seus dados, procure sempre verificar se o site utiliza um Certificado SSL. 

Assim, você tem a garantia de que a troca de informações entre você e o servidor está protegida. 

Você pode ainda utilizar janelas anônimas do navegador todas as vezes que for inserir suas informações em uma página.

Se você quer saber mais sobre o Certificado SSL confira nosso guia definitivo clicando aqui!

4. Vulnerabilidades dos navegadores

Não importa qual navegador você use, os cuidados devem ser mantidos, em relação à sua segurança na internet. A questão é que, na maioria da vezes, os problemas são fruto de maus hábitos mesmo. 

Então, muito cuidado para não acessar sites e, também, clicar em links desconhecidos! 

Como posso me prevenir?

A dica geral é manter sempre a atenção. Acesse páginas da internet realmente confiáveis. Qualquer suspeita precisa ser evitada. 

Além disso, tenha sempre um antivírus instalado em seu computador, notebook ou celular. E, claro, o antivírus deve ser original. Versões piratas deixam os equipamentos ainda mais inseguros. 

Além desses cuidados, é extremamente importante manter seu navegador sempre atualizado. 

Agora, caso precise acessar a internet do computador de outra pessoa ou ambiente, nunca se esqueça de fazer logout do navegador. 

5. Adware

Mais um dos perigos da internet é o chamado Adware. Você sabe do que ele se trata? O Adware é um tipo de software que tem como objetivo exibir anúncios em sua tela — não importa se você navega pelo computador, notebook ou celular. 

Na maioria das vezes, essa forma de software fica “escondida” em algum outro programa. Então, ao fazer o download, vai o brinde indesejado. 

É por isso que, ao acessar uma página da internet, por exemplo, você se depara com uma enxurrada de anúncios: é exatamente essa a função do Adware. Isso acaba por dificultar a navegação, e pior: pode fazer com que clique em alguma parte, sem querer. 

Como posso me prevenir?

A boa notícia é que existem diferentes formas de evitar o Adware. 

A primeira delas é sempre baixar e usar programas e aplicativos seguros, que você realmente saiba da integridade deles. Cuidado com programas e apps enviados por terceiros, não importa se são seus amigos ou familiares que fazem o envio! 

Além disso, evite usar programas como o Torrent e outros de origem da pirataria. Mais um cuidado, para evitar esse perigo da internet, é usar um programa antivírus. 

E se você estiver no meio de um download e aparecer a mensagem de perigo, cancele o download imediatamente! 

4 dicas essenciais para segurança na internet

Além de saber quais são os principais perigos da internet, é legal também ter algumas dicas de como navegar com segurança, assim, você não precisa se preocupar com o uso indevido das suas informações por terceiros.

  1. Utilize senhas fortes

Sempre que você se cadastrar em algo na internet, é importante que você utilize senhas fortes com combinação de letras, números e caracteres especiais, assim você não facilita a vida daqueles mal-intencionados que querem apenas te espionar ou, até mesmo, te prejudicar.

É legal, também, alterar a sua senha periodicamente para ter a garantia de que ninguém esteja te espionando. 

O tempo recomendado para você permanecer com a mesma senha é de até 72 dias, então procure alterá-la a cada dois meses mais ou menos.

  1. Não acesse sites não confiáveis

Caso você receba algum alerta do navegador, antes de acessar algum site, procure não passar adiante por mais que a informação que você procura possa estar nessa página, pois estes alertas aparecem apenas quando o site não tem uma conexão segura.

Existem outras ocasiões que podem tornar um site não confiável, como pedir para fazer o download de algum programa antes de efetuar algum tipo de ação, ter o url diferente do nome do site ou abrir vários pop-ups com anúncios ou banners.

  1. Sempre faça Logout

Toda vez que você fizer login em alguma página, como em redes sociais, e-mail, portal de notícias entre outros, procure clicar no botão de Sair (Sair, Desconectar, Encerrar, etc). 

Isso antes de fechar a página, pois o seu login fica salvo nos Cookies da sessão e, caso alguém abra a página pouco tempo depois de você pode acessar suas informações, porque para o servidor você ainda não efetuou o logout.

  1. Mantenha o seu navegador sempre atualizado

Manter o navegador sempre atualizado é importante porque cada atualização que sai são corrigidas novas falhas de segurança, essas falhas podem e vão ser exploradas por pessoas mal-intencionadas caso você não adquira a atualização para corrigir isso. 

O mesmo vale para o seu sistema operacional e antivírus.

Bem, agora você já está afiado para navegar pela internet sem preocupações e, apesar de serem muitos os perigos da internet, se você se manter atento sempre conseguirá identificá-los antes que possam afetar você.

Se você gostou deste conteúdo sobre os perigos da internet, peço que ajude mais pessoas a navegarem com segurança na internet, compartilhando este artigo com seus amigos!

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor, deixe seu comentário que a SAN Internet pode esclarecer tudo!