Imagine entregar um software sem passar pela fase de teste, e o mesmo no primeiro momento já reproduzir um erro. Qual seria a interpretação que o cliente faria? Ele adaptaria toda a sua empresa neste software? Este erro gera confiança no cliente? Parece óbvio, mas muitas empresas não analisam desta forma.

Teste de software é uma das fases finais do processo de engenharia, sendo que o mesmo visa agregar qualidade superior ao produto que será entregue. O objetivo principal é encontrar defeitos, para que estes possam ser corrigidos antes da entrega ao cliente.

Existem vários conceitos para teste de software, mas de forma simplificada, testar um software é executar em ambiente de homologação o funcionamento do mesmo, validando se o seu comportamento é conforme o esperado, se atende a todos os requisitos solicitados pelo cliente. O resultado final contribui para a qualidade do software e a satisfação dos clientes.

Poderia listar inúmeros softwares que geraram graves problemas em fase de produção, agregando pontos negativos para o negócio e podendo até colocar em risco a vida de pessoas. Como exemplo posso citar o ‘Apagão de U$6 bilhões’: em 2003 os EUA enfrentaram um super apagão no nordeste do país. Conhecido como “The Great Northeast Blackout”, o incidente foi causado por uma falha no sistema de alarme. Incrível, mas foi o suficiente para deixar 50 milhões de pessoas sem energia e provocar 11 mortes.

Para que estes casos e outros inúmeros relacionados na mídia não se repitam, entra em ação um profissional de testes, que possui várias tarefas: entendimento completo do projeto, planejamento dos casos de testes, execução dos mesmos, e em casos de falhas, reporte ao desenvolvedor para a correção, e após as correções, testar novamente. Além dos testes de funcionalidade, também deve testar a desempenho, usabilidade, interface, dinamicidade.

A sugestão de especialistas da área, é que para uma melhor qualidade nos testes realizados, o profissional deve estar presente em todas as fases do projeto. Um bom testador deve saber olhar com o ponto de vista do cliente, ver além dos requisitos especificados.

A etapa de teste ainda encara muitas barreiras, em relação a limite reduzido de recursos, tempo e prazos, entre outros. Porém, estas barreiras devem ser superadas pois é totalmente relevante para o negócio de uma empresa no que diz respeito ao resultado final.

Lamentavelmente o mercado ainda possui equipes e empresas que desenvolvem softwares sem a presença de um profissional voltado para os testes, porém isso está afunilando ligeiramente, visto que, a qualidade de um software é o melhor cartão de visita, tanto da empresa como no produto ou serviço que será entregue ao cliente.

Cautela nunca é demais.