Comprar online é uma tendência que vem crescendo rapidamente nos últimos anos, cada dia mais e mais pessoas descobrem a possibilidade de pesquisar preços, fechar pedidos e receber seus produtos ou serviços em casa.

A partir disso, é fácil entender o porquê de muitos empreendedores estarem buscando agarrar uma fatia no mercado de e-commerce. Hoje, com diversas soluções ao nosso alcance, não é difícil criar sua loja virtual e colocá-la no ar.

Porém, não devemos ignorar o quão desafiador é atingir o sucesso no ambiente online. Antes de mais nada, você precisa conhecer e atender às expectativas e exigências dos clientes acostumados a acessar o site de seus competidores. Por isso, apontamos como preparar seu e-commerce para vender mais.

Navegabilidade e velocidade do site

A velocidade de carregamento da sua loja virtual é um dos aspectos mais críticos para a retenção de visitantes e clientes. Velocidade, no geral, é um termo que remete muito à satisfação do cliente, especialmente na Internet.

Além de afetar a experiência de seus visitantes – que aliás podem até mesmo desistir inteiramente de ver suas ofertas por causa de um site lento ou irresponsivo -, esta métrica também pesa imensamente no ranqueamento de sua página no Google e seus esforços de SEO.

Portanto, tenha como prioridade garantir que a navegação em suas seções, categorias de produtos, carrinho de compras e outros módulos em sua loja virtual não resulte em uma experiência negativa. Para isso, comece por garantir que sua página está hospedada em um serviço de qualidade, que garante não apenas a velocidade de acesso, mas também de disponibilidade.

Atendimento em tempo real e personalizado

A velocidade de seu atendimento é tão importante quanto o tempo para que uma página carregue. Levando isso em consideração, o canal de atendimento ao cliente mais popular e que gera melhores resultados é o chat online na loja.

Com ele, você poderá responder dúvidas de seus visitantes e resolver problemas em tempo real, além de ter acesso à recursos que o ajudam a oferecer um atendimento personalizado, como a obtenção de dados de contato de quem utiliza o chat.

Além disso, diferente do telefone ou e-mail, o chat online pode ser utilizado como uma ferramenta de abordagem no ambiente online, através do uso de convites proativos. Estes podem ser configurados para aparecer oferecendo ajuda, promoções, descontos e ofertas de acordo com a página que seu visitante está acessando.

Segurança de dados e confiabilidade

Sabemos que hackers ao redor do mundo dedicam seu tempo a abusar de falhas de segurança para obter acesso à dados de contato, preferências ou mesmo a informações bancárias de usuários.

Prezar pela segurança de seus visitantes, especialmente em uma loja virtual, onde transações através de diferentes meios de pagamento são realizadas, como PayPal, cartões de crédito, entre outros, é realmente algo crítico.

Uma falha de segurança pode causar problemas de grande escala para sua empresa, por isso, garanta que seu e-commerce possui certificados de SSL e faça questão de exibir o selo de proteção em vigor à seus visitantes, aumentando a confiabilidade em seu negócio e, consequentemente, melhorando suas vendas.

Compatibilidade com Mobile

Em 2018, mais de 52% do tráfego online partiu de smartphones e tablets. Com isso em mente, é fácil entender a importância de fazer com que seu e-commerce seja inteiramente compatível com Mobile.

Quando falamos inteiramente compatível, não estamos nos remetendo apenas às categorias de produtos e diferentes seções de sua página, mas também sobre os canais de atendimento oferecidos à esta parcela de visitantes.

Isso significa que seu e-commerce deve oferecer um ambiente de alto desempenho para que as vendas Mobile ocorram com a mesma eficiência de outros dispositivos. Além disso, recursos de telefonia e callback permitem que sua empresa faça uso de ligações para entrar em contato com seu público.

Experiência Omnichannel

Oferecer diversos canais de comunicação ao seus clientes é uma excelente maneira de aumentar a abrangência de seu atendimento, assim como reforçar suas campanhas de marketing digital.

Porém, isso pode já não ser o suficiente para conquistar seu público alvo. Por este motivo, diversas empresas vêm investindo pesado em uma outra tendência que acompanha a evolução do e-commerce: a ideia de oferecer uma experiência omnichannel à seus visitantes.

Diferente de uma estratégia multicanal, onde sua empresa trabalha separadamente em vários canais de comunicação, ou mesmo de uma metodologia crosschannel, onde estes canais se cruzam em determinados aspectos, o omnichannel têm como foco proporcionar uma experiência de compra unificada e personalizada para cada cliente.

A ideia é unir seus canais de atendimento de forma que seu público não possa sentir interrupções ou obstáculos quando transitando entre eles. Para fazer isso, é necessário esforço e uma ferramenta capaz de integrar suas plataformas de e-mail, telefone, chat online e redes sociais.

Seu e-commerce está pronto para vender mais?

Agora que você sabe o que seus clientes esperam antes de clicar em sua página e começar a navegar por suas ofertas, certifique-se que sua loja online está pronta para atendê-los da melhor maneira possível.

Para isso, experimente unir a qualidade dos serviços de hospedagem, registro de domínios e segurança da SAN com a plataforma completa da JivoChat para proporcionar um atendimento omnichannel.

A satisfação de seus visitantes está diretamente conectada à seu número de conversões, impressione-os ao preparar seu e-commerce com soluções profissionais e de qualidade!