Nos últimos anos a internet se tornou um meio indispensável para fins comerciais, surge então um padrão de segurança que garante a troca de informações seguras entre o usuário e o servidor que hospeda o site.

Estou falando do Secure Socket Layer, mais conhecido como Certificado SSL. Seu objetivo é simples, impedir que pessoas mal intencionadas possam capturar informações sensíveis dos usuários, como os dados de acesso na área do cliente em sites de compra ou até mesmo números e senhas dos cartões de crédito.

Existem três tipos de Certificados SSL: o DV, OV e EV. Todos estes certificados possuem criptografia avançada, uma tecnologia que codifica as informações de modo que só o usuário e o servidor consigam decifrar este código, por assim dizer, entender o conteúdo por trás da criptografia.

Tipos de Certificado SSL

Certificado para validação de domínio – DV

Certificado SSL - DV

Os Certificados SSL com validação de domínio (Domain Validation) são os mais simples e também os que tem o processo de emissão mais rápido, levando em média 15 minutos para ativá-lo.

Este tipo de certificado valida se o seu domínio realmente existe através de dois meios, através do e-mail ou de um arquivo de texto inserido no seu site.

Adquirindo este certificado você recebe um selo estático para inserir no seu site, mostrando aos seus visitantes que você usa um Certificado SSL e que suas informações estão seguras.

Certificados para validação organizacional – OV

Certificado SSL - OV

Os Certificados SSL com validação para organização (Organization Validation) já são mais completos e precisam de maiores informações para finalizar o processo de emissão.

Neste tipo de certificado é validado se sua organização realmente existe, confirmando via telefone seus dados empresariais como telefone, endereço, CNPJ e nome fantasia.

Com a confirmação dos dados da sua organização, leva em torno de 2 dias para a emitir o certificado.

Adquirindo este certificado você recebe um selo dinâmico para inserir no seu site, mostrando todos os dados confirmados sobre a sua organização ao passar o mouse em cima ou clicar, estas informações são buscadas da própria certificadora em tempo real.

Certificados para validação estendida – EV

Certificado SSL - EV

Os Certificado SSL com validação estendida (Extended Validation) é o que há de melhor no mercado de certificados digitais e é como um símbolo de status da segurança digital.

Estes certificados possuem maior grau de validação, pois é necessário enviar documentos físicos da sua organização, além dos dados já citados no Certificado OV.

Com a confirmação dos dados de sua organização, a emissão do certificado leva em média 5 dias considerando o tempo de entrega dos documentos e a ligação da própria certificadora (call-back).

Por ser o certificado mais caro do mercado, é o único responsável por deixar a barra de endereços do seu navegador totalmente verde (Green Bar), nesse caso não é apenas um cadeado e realmente uma barra verde que contém o nome fantasia da sua organização.

Conheça opções de certificados digitais de diferentes certificados como Sectigo, DigiCert, GlobalSign, Thawte e GeoTrust.

Você sabe qual Certificado SSL é mais seguro ?

A única diferença entre os certificados é o tipo de validação, pois todos tem o mesmo nível de segurança (criptografia) comparados uns aos outros.

Sendo assim, não existe necessidade em gastar muito dinheiro para proteger o seu website, visto que até mesmo o certificado mais barato garante um alto nível de segurança.

Porém, você deve estar ciente que o tipo de certificado diz muito sobre a confiabilidade sobre determinado website.

Podemos concluir que o Certificado SSL EV é o mais seguro por validar totalmente a existência de sua empresa, visto que o nome fantasia da organização consta na barra de endereços do navegador e fica totalmente verde, trazendo segurança aos usuários que acessam seu website.

Porém, como mencionamos neste artigo, os outros dois tipos existentes de Certificados SSL são seguros e também transmitem confiança ao usuário que está acessando o seu site.

Se o seu website ainda não possui um certificado SSL e você realmente se preocupa com a segurança dos seus visitantes. Transmita mais transparência e credibilidade clicando aqui para comprar o seu Certificado SSL.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a entender qual Certificado SSL é mais seguro, compartilhando este artigo com seus amigos.