Ainda não sabe qual o melhor modelo de venda para sua agência? O pessoal da Contentools trouxe várias dicas para facilitar essa escolha.

Aposto que você já questionou qual o melhor modelo de venda para sua agência, não é mesmo? Às vezes surge aquela dúvida sobre como otimizar os resultados das vendas e se sua equipe está utilizando as melhores estratégias para alcançar esse objetivo.

Claro que é fundamental estar sempre atualizado e, além de acompanhar as novidades, entender as tendências do mercado para conseguir acompanhar a concorrência e não ficar para trás.

Ao falar sobre os modelos de vendas, você não deve pensar qual é o melhor ou mais importante, e, sim, qual se adequa melhor à sua proposta de negócio.

Por isso, neste texto, nós da Contentools separamos alguns modelos de venda e explicamos um pouco sobre cada um.

Modelos de Venda

Vendas Inbound

As vendas inbound derivam do Inbound Marketing, que é um modelo de abordagem voltado para o marketing digital.

Seu objetivo é gerar o interesse dos prospects de uma forma mais natural e contínua, educando-os com conteúdos que sejam relevantes e atrativos, com chamadas para visitar o seu blog ou site, por exemplo.

É possível gerar leads orgânicos para o time comercial criando um processo de nutrição desses possíveis clientes. Isso pode ser feito através do funil de vendas do Marketing Digital.

Funil de vendas

Vendas Outbound

O modelo de vendas outbound nada mais é do que a “clássica” abordagem de vendas.

Ele é considerado ultrapassado por muitos profissionais do marketing, de acordo com as novas tendências de mercado, mas não chega a ser errado. Muitas empresas ainda usam o outbound e, para elas, ele ainda funciona muito bem.

Vendas Outbound

Ao optar por uma estratégia de vendas outbound, algumas formas de prospecção direta serão necessárias como, por exemplo: compra de listas de e-mail; outdoors; eventos; panfletagens; e até mesmo cold call, que nada mais é do que um primeiro contato com um cliente que nunca foi abordado antes e talvez não conheça muito sobre o seu produto ou serviço.

Vale lembrar que esse modelo exige uma estrutura maior e, portanto, mais cara, pois a empresa terá gastos com equipe de telemarketing ou promotoria de vendas.

Além de que, é claro, o tempo gasto pela sua equipe será muito maior.

Inside Sales

O termo Inside Sales significa, em português, “vender de dentro da sua empresa”.

Ele é utilizado para complementar novos processos de vendas, voltados para a evangelização de clientes.

Sua principal vantagem é que os vendedores da sua agência podem abordar uma maior quantidade de leads do que no processo normal, sem perder o foco na qualidade. (Nesse cenário devemos avaliar a importância da produção de conteúdo relevante e de qualidade para atrair prospects e gerar leads.)

Inside Sales

Claro que, com o avanço da tecnologia e as facilidades que ela propõe como a internet e o telefone, o Inside Sales vem ganhando força no Brasil, principalmente porque é possível reduzir custos e aumentar a produtividade da sua equipe, aumentando drasticamente o faturamento da sua empresa.

Venda Consultiva

Algumas empresas já adotam as vendas consultivas em sua equipe comercial. É claro que é possível e bem eficiente unir a venda consultiva com outros modelos de venda. Isso fará com que seus resultados sejam cada vez mais positivos.

E ao pensarmos em diversas formas de apresentar um produto ou serviço para o cliente, não podemos nos esquecer de uma pergunta bem importante: qual o vendedor ideal para o meu negócio?

É aí que você precisa entender a importância desse método de venda para os seus possíveis clientes.

Venda Consultiva

A metodologia chamada de Venda Consultiva faz a junção entre a venda de um produto ou serviço para alguém e, ao mesmo tempo, a consultoria sobre ele.

Isso é bom para o seu prospect, pois quanto mais clareza e conhecimento o seu vendedor tiver sobre o que vende, maior será a confiança do seu cliente, criando até mesmo uma relação de fidelidade entre ambos.

Conclusão

Você já notou que não existe certo ou errado quando falamos sobre modelos de venda, não é mesmo?

Cada empresa ou modelo de negócio pode se adaptar melhor a um tipo de venda diferenciada.

Agora que você já sabe quais os possíveis modelos de venda, vale a pena refletir sobre qual a melhor solução para a sua agência.

*Esse post foi produzido pela Contentools.