Caso a sua empresa trabalhe com segurança da informação e armazenamento de dados, você já deve ter ouvido falar no termo RAID. Contudo, mesmo que alguns profissionais do ramo utilizam seus conceitos, nem todos sabem o que é RAID.

É importante entender como esse mecanismo funciona, para conhecer como ele pode oferecer mais proteção às suas aplicações, bem como elevar o desempenho das operações. 

Nesse sentido, vamos te explicar o que significa RAID, os diferentes tipos e como fazer a implementação. Acompanhe a seguir!

O que é RAID?

RAID é a sigla para o termo em inglês Redundant Array of Inexpensive Disks. Em uma tradução livre, significa algo como Matriz Redundante de Discos Independentes. Ainda não entendeu do que se trata? Calma que detalharemos agora.

É uma combinação de inúmeros discos rígidos — os conhecidos HD’s — de uma forma que eles formam uma sequência lógica. Assim, as informações armazenadas em um disco podem ser encontradas em outro.

Na prática, temos uma RAID quando vários HDs funcionam como se fosse um só. 

Para que serve o RAID?

Como você viu logo acima, em uma RAID, vários HDs funcionam como se fossem um só, a fim de proteger os dados e o acesso às informações. Em suma, o RAID funciona como um sistema confiável, proporcionando redundância. 

E porque isso pode ser útil para sua empresa? Caso qualquer um dos discos pare de funcionar, outros continuarão ativos, evitando a perda de arquivos importantes. Dessa forma, o RAID oferece mais segurança e desempenho para seu negócio.

Contudo, é válido destacar que isso não substitui o backup de segurança. Afinal, esse sistema não resiste em caso de falhas simultâneas nos discos. Caso haja uma queda de energia, por exemplo, os dados podem ser perdidos permanentemente.

Tipos de RAID e as suas características

o que é raid tipos

Agora que você já entende o que é RAID, vamos detalhar os principais tipos e características. 

Existem diferentes níveis e estruturas de RAID, cada um apresentando uma combinação distinta entre os discos, bem como os objetivos de uso. 

Os mais comuns utilizam a distribuição e espelhamento de informações. Veja mais logo abaixo.

De distribuição

Esse tipo de RAID visa dividir a gravação dos dados em diferentes discos, a fim de evitar a sobrecarga com o número de informações, que pode gerar gargalos no sistema. A maior vantagem desse sistema é que ele aumenta a performance do computador. 

De espelhamento

O RAID de discos de espelhamento se baseia na redundância de informações. Nesse sentido, é crucial gravar as informações em, pelo menos, mais um disco do sistema. 

Com isso, caso haja a falha de um disco, os demais continuarão estáveis e funcionando. Ao contrário do RAID de distribuição, esse modelo prioriza a segurança.

De paridade

Em certos momentos, não é viável replicar um disco inteiro, especialmente se o computador utiliza vários HDs ao mesmo tempo. Para resolver essa situação, existe o RAID de paridade.  

Esse sistema efetua cálculos de paridade em todos os discos, armazenando o resultado em um novo disco. 

Quais são os níveis de RAID?

Conforme visto em nossa explicação sobre o que é RAID, você entendeu que existem diversos tipos, com finalidades distintas. Alguns priorizam o desempenho, enquanto outros focam na segurança das informações. Em linhas gerais, temos os RAIDS seguintes.

  • RAID 0: os dados são divididos em segmentos menores e distribuídos pelos discos. Nesse modelo, não existe redundância e, por isso, qualquer problema pode significar a perda de informações;
  • RAID 1: baseia-se no espelhamento entre os discos. É mais seguro do que o RAID 0 e não implica em perda de desempenho. Nesse sentido, é amplamente utilizado por servidores. Contudo, não utiliza o cálculo de paridade;
  • RAID 2: modelo pouco utilizado atualmente, esse sistema encontra falhas nos discos e realiza uma checagem de erros. Assim, todos os discos são analisados pelo mecanismo; 
  • RAID 3: as informações são distribuídas nos discos matriz, exceto por um deles, que fica responsável por guardar os dados de paridade. Possibilita a transferência de grandes quantidades de dados, além de proteger as informações;
  • RAID 4: semelhante ao RAID 3, porém, divide as informações igualmente entre os discos. Seu maior diferencial é a possibilidade de reconstrução de dados por meio da função de paridade. Trata-se da melhor alternativa para arquivos pesados;
  • RAID 5: oferece espaço suficiente para guardar os dados de paridade. Apresenta um sistema complexo, com informações armazenadas nos discos alternadamente. Caso surja alguma falha, basta iniciar o processo rebuild para recuperar as infos; 
  • RAID 6 (Dual Parity): funciona igual ao RAID 5, mas com o dobro de bits de paridade. Nesse contexto, mesmo que dois discos falhem simultaneamente, os dados não serão perdidos;
  • RAID 10: sistema com características dos RAIDS 0 e 1, pode ser utilizado com mais de 4 discos, porém sempre em número par. Isso porque, em metade deles ficam armazenados os dados originais e na outra metade ficam as cópias. 

Como fazer a implementação do RAID?

o que é raid como implementar

Depois de compreender o funcionamento dos RAIDs, você deve imaginar que é necessário, ao menos, 2 discos para implementá-lo. Também é preciso configurar a máquina para que ela gerencie cada disco de modo diferente do habitual. Veja como fazer isso abaixo. 

Via software

Nessa implementação, o controle de gravação ocorre por meio do sistema operacional. 

Trata-se do modelo mais em conta, porém, reduz um pouco a performance do computador. Isso porque, o processador também precisará calcular em qual disco as informações eram armazenadas.

Os sistemas operacionais amplamente utilizados, como Windows, MAC e Linux, já contam com as configurações necessárias para essa implementação.

Via hardware

Trata-se do modelo mais eficiente de implementação, pois é gerenciada por uma RAID física, que vem embutida na placa-mãe da fabricante. Nesse sentido, é preciso, ao menos, um controlador dedicado.

Uma vantagem dessa implementação, além de melhorar o desempenho da máquina, permite que, caso apareça um disco defeituoso, ele seja removido com tudo ligado, sem que o sistema seja prejudicado. 

Contudo, é indicado que a implementação seja feita antes da instalação do sistema operacional. Se o computador já vier com o sistema instalado, as fabricantes de placas-mãe com RAID devem oferecer ferramentas para que isso seja resolvido. 

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é RAID, como funciona e quais são suas vantagens para a empresa. É uma solução fundamental para garantir o bom funcionamento das operações do negócio e impedir a perda de informações importantes.

Gostou deste conteúdo? Conheça as soluções da SAN Internet e descubra como impulsionar seu negócio de tecnologia!