Muitos clientes que converso não tem clareza da importância da hospedagem de sites para sites e lojas virtuais. Acreditam que as vendas baixas são consequências da crise, do produto ou do preço. Mas nem sempre é assim.

O design, os códigos, as imagens e o conteúdo da sua aplicação, assim como o provedor que está hospedado trazem muitas vantagens para o seu negócio.

A hospedagem de sites pode afetar diversas áreas do seu negócio, como eu escrevi no post Como a Hospedagem de Sites influencia positivamente o seu E-commerce.

Mas como resolvemos isso? Com uma hospedagem de sites com recursos otimizados e um time comprometido no seu sucesso.

Por isso, os principais recursos da hospedagem de sites da SAN são otimizados, melhorando processos como desempenho, segurança e ganhar tempo nas suas atividades de negócios.

Oferecemos muito mais que um login e uma senha para você.?

Pensando em ajudar você, vou te explicar a importância dos principais recursos otimizados de uma hospedagem de sites.

Como a Hospedagem de Sites afeta o SEO

A principal estratégia utilizadas tanto para E-commerce como para Blogs é o SEO (sem dúvida), mas muitos gestores e CEOs acabam desistindo da técnica. O problema é o tempo de espera por algum resultado, principalmente se você está começando.

É comum ver uma estratégia ser criada em cima de uma palavra-chave do principal produto. Começa então a criação de conteúdo, as alterações das tags HTML, uso da palavra-chave em todos parágrafos e por aí vai.

Porém… muita gente esquece da experiência do usuário. Como por exemplo, diminuir a taxa de rejeição e conversão, acelerar o tempo de carregamento das páginas, e a escolha certa do plano de hospedagem.

A diversos pontos além dos itens disponíveis em um check-list de estratégia de SEO que você precisa manter a atenção. A hospedagem do seu site é uma delas.

Veja o post que escrevi para Semrush, Como a Hospedagem de Sites afeta o SEO.

A importância do Uptime

O tempo de atividade ou Uptime é a quantidade de tempo que um servidor permanece ativo.

O Uptime é usado para medir o funcionamento dos servidor de um provedor de hospedagem. Essa medida pode passar despercebida muitas vezes na hora da contratação.

O Uptime é importantíssimo para manter seus clientes online. Lembra que comentei em melhorar a taxa de rejeição e conversão? Como você vai oferecer uma experiência UAU para seus clientes se seu site passa um dia por semana indisponível.

Por isso analise o Uptime da sua hospedagem de sites, ela reflete diretamente no tráfego e no seu negócio.

O que é o consumo de memória e o que pode impacta-lo

Acredito que você já saiba da importância da memória de computador, e é assim para hospedagem de sites.

Vejo muita gente reclamar do provedor de hospedagem atual por conta do consumo de memória está cheio. Ou seja, a performance lá em baixo. ?

É importante analisar o desempenho da sua hospedagem, ela é um indicador de performance para seu site, principalmente nas plataformas mais robustas, como Magento.

Imagine você chegar na segunda-feira ou até mesmo no final de semana e seu site está offline por conta de que o uso de memória está lotado. ?

Fique atento na hora da contratação da Hospedagem de Sites como é o atendimento ao cliente.

Uma alternativa também para evitar o uso excessivo da memória é a utilização dos melhores frameworks, como o Laravel, por exemplo. Utilize também as últimas versões dos recursos utilizados na sua aplicação.

Na SAN, por exemplo, informamos antecipadamente se seu site ficará indisponível por conta dos recursos cheios do plano. Garantindo agilidade, eficiência e mais disponibilidade do seu ambiente.

Espaço em disco

Acredito que você já se deparou com o termo “Espaço em Disco”, não é? Ele é mencionada na hora de contratar o seu provedor de hospedagem, inclusive aqui na SAN.

O espaço em disco é fator decisivo para você não tiver problemas no futuro. Ele é a quantidade de espaço disponibilizada no servidor para armazenamento dos arquivos do seu site, aplicação ou loja virtual.

Você deve estar se perguntando, qual o espaço em disco certo para o meu negócio?

Varia bastante, no tipo da sua aplicação, para qual finalidade a hospedagem, o tamanho da sua aplicação e inclusive por tipo de hospedagem.

Caso você não saiba medir o espaço em disco necessário para seu plano, o processo de homologação da SAN identifica esses pontos e nossos especialistas indicam a melhor configuração para você.

Localização do servidor

Em alguns dos meus webinars o pessoal geralmente pergunta – a localização do servidor afeta o SEO? A resposta é NÃO!

Vamos considerar o Google, o maior buscador. Ele não leva em consideração onde (geograficamente) o servidor está localizado para posicionar na SERP.

O que é levado em conta é a velocidade de abertura do site, que aí sim tem relevância na localização.

Um exemplo. Se você tem um site hospedado no Brasil e se um brasileiro acessá-lo, caso, a velocidade seja menor que uma pessoa da Rússia, seu site terá vantagens na classificação no Google Brasil.

Uma pesquisa pela Doubleclick confirma que os sites que são carregados lentamente não são bons para as empresas. Cerca de 53% dos usuários de dispositivos móveis abandonarão um site se o mesmo levar mais de três segundos para ser carregado.

CloudFlare
Imagem: https://www.cloudflare.com/pt-br/

A solução mais efetiva seria o uso de uma CDN.

Com o Cloudflare os recursos estáticos do seu site serão carregados no servidor mais próximo do local de acesso.

Confira uma publicação oficial do Google a respeito da localização do servidor:

Server location (through the IP address of the server) is frequently near your users. However, some websites use distributed content delivery networks (CDNs) or are hosted in a country with better server infrastructure. So, we try not to rely on the server location alone“.

“A localização do servidor (através do endereço IP do servidor) é frequentemente próxima aos usuários. No entanto, alguns sites usam redes de distribuição de conteúdo (CDNs) ou estão hospedados em um país com melhor infraestrutura de servidores. Então, tentamos não confiar apenas na localização do servidor”.

Conclusão

Espero que o conteúdo tenha ajudado a ver a importância da sua Hospedagem de Sites ter os recursos otimizados.

Gostou? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas saibam da importância dos recursos otimizados na Hospedagem de Sites.

A SAN não está só preocupada com os sites hospedados e gerenciados, mas com a satisfação e segurança dos seus clientes.

Fontes: