Você já ouviu falar em sistema de gestão online? Também conhecido como ERP, o software vem ganhando cada vez mais espaço entre os empresários, especialmente os do e-commerce, pois reúne diversas ferramentas necessárias para melhorar a gestão do negócio.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse sistema e descobrir como ele pode te ajudar a economizar dinheiro e ganhar tempo?

ERP simplifica a gestão

O lojista tem muita coisa para se preocupar: campanhas, negociações com fornecedores e bancos, setor administrativo e contábil, etc. É aí que entra o ERP, para simplificar o dia a dia da empresa. O ERP é o sistema que fica por trás (back office), ou seja, gerencia estoque, emite Nota Fiscal eletrônica, organiza a logística, cadastra fornecedores, controla o fluxo de caixa, entre outras possibilidades. Por que desperdiçar tempo com trabalho manual em tarefas que podem ser realizadas automaticamente?

A grande vantagem de utilizar um sistema de gestão é ter os dados dos mais diversos setores da empresa em um único lugar. Com um ERP online, você substitui as planilhas de papel por dados armazenados em nuvem, assim passa a ocupar menos espaço físico e pode acessar as informações de qualquer lugar com internet.

Leia também: Entenda porque seu concorrente tem posições melhores no Google

Solução para economizar tempo

Um ERP também te ajuda a ganhar tempo. A emissão de Nota Fiscal eletrônica (NF-e), por exemplo, é 15 vezes mais rápida do que pelo emissor da Secretaria da Fazenda. Isso porque o software mantém dados pré-definidos, assim não é necessário redigitar todos os campos do documento a cada emissão.

ERP dá um empurrão para o e-commerce

Quando o lojista tem um estoque grande, em algum momento poderá ter divergência de dados sobre a disponibilidade das mercadorias. Mas com um bom sistema de gestão é possível padronizar a troca de informações entre sistema de gestão e plataforma de e-commerce, assim você evita frustrações aos clientes, otimiza a gestão do negócio e reduz as interações com SAC, pois o cliente recebe o código de rastreio e pode ele mesmo monitorar a entrega.

Uma boa alternativa é optar por um sistema integrado a Sigep Web, aplicativo gratuito oferecido pelos Correios para facilitar o preparo e o gerenciamento de postagens às empresas que mantêm contrato para uso de serviços como PAC, Sedex e postagens registradas.

Com essa integração, as etapas que envolvem o envio de encomendas são ainda mais ágeis, pois o ERP armazena os pedidos efetuados no decorrer do dia e, após a liberação, envia a Pré-Lista de Postagem (PLP), imprime as etiquetas, gera e envia por e-mail o código de rastreio e atualiza o status automaticamente. O lojista só precisa ir à agência dos Correios para despachar as encomendas.

Simplifique a logística com um ERP integrado

Os Correios lançaram o e-fulfillment, nova solução de logística integrada voltada para o comércio eletrônico. Além de precificação simplificada (por item armazenado e pedido atendido) e sem cota mínima mensal de faturamento, o e-fulfillment oferece acesso a preços reduzidos para Sedex e PAC, reduzindo custos logísticos com armazenagem e frete para os lojistas.

Leia também: Espione o seu concorrente e saiba o que ele está fazendo!

A importância do suporte

Vale lembrar que o suporte é muito importante para resolver eventuais dúvidas e problemas de configuração, principalmente para quem está começando a informatizar o negócio. O suporte oferece apoio ao usuário, qualquer que seja sua necessidade, ajudando o usuário a se familiarizar com as ferramentas.

ERP não custa caro!

O Bling é uma opção de ERP acessível, sem custo de instalação e acesso de qualquer lugar com internet, inclusive via smartphone pela versão mobile. O sistema é integrado às principais plataformas de loja virtual, incluindo Magento, e aos maiores marketplaces do país, oferecendo ferramentas para recebimento de pedido; verificação de pagamentos; emissão de notas fiscais (NF-e, NFC-e e NFS-e), controle de frente de caixa, além de relatórios gerenciais, que simplificam a administração do negócio e o trabalho dos contadores.

E então, viu como um ERP pode otimizar a gestão do seu negócio? Essas são apenas algumas das vantagens oferecidas pelo sistema. Em breve a gente apresenta outros benefícios. Até o próximo post!