A otimização para os motores de busca não é fácil para qualquer site, seja um E-commerce ou Blog, por vários motivos como a Hospedagem de Site, conteúdo, problemas técnicos e outros 200 fatores.

Portanto, se sua loja virtual Magento não está bem posicionada no Google está na hora de seu time investir tempo em

  • Criação de posts;
  • Revisão e Monitoramento;
  • Criação de Guest Posts;
  • Criação de Materiais Ricos (Infográficos, Planilhas, Ferramentas, Webinários ou E-books);
  • Investir em Segurança;
  • Investir em Experiência de Usuário.

Antes quero deixar alguns termos que você vai encontrar no conteúdo:

PA/DA: Page Authority e Domain Authority (autoridade da página e do domínio).

BlackHat: prática que não siga as diretrizes do Google.

SERP: Search Engine Results Page (Resultados de Página nos Motores de Busca).

Link Building: processo de obter mais links para o seu site.

Autoridade do domínio

Conteúdo

Fazer uma análise do seu conteúdo e do concorrente é fundamental para iniciar sua estratégia de SEO. Assim você pode enriquecer a página com base nos outros sites que estão bem posicionados.

Antes de criar qualquer conteúdo faça uma análise de palavra-chave com:

Por exemplo: se seu concorrente utiliza diversas vezes a palavra-chave “tênis para correr” na página de produto, você pode criar o conteúdo com base nela.

Mas evite o uso excessivo da palavra-chave. Essa repetição muitas vezes resultará em uma experiência do usuário negativa e poderá prejudicar a classificação da sua página.

O Google também podem considerar essa técnica black hat, uma tentativa de manipular sua classificação.

Criar conteúdo informativo, com fluxo de leitura, de fácil interpretação melhora a experiência de leitura. Tente balancear a quantidade com a qualidade de texto.

Crie um conteúdo atrativo também na meta-descrição, pois é lá na SERP que acontece a primeira leitura do conteúdo, faça um resumo com gatilhos para prender a leitura.

Outros pontos para ficar atento ao conteúdo:

  • Utilizar palavra-chave em todos os campos (h1, metas e title)
  • Evitar uso excessivo de palavras-chave
  • Utilizar conteúdo em vídeo
  • Utilizar imagens (usar palavra-chave na tag alt)

Problemas técnicos

Os problemas técnicos podem afetar o seu posicionamento no Google. Mantenha atenção nos seguintes itens:

  • Evite títulos repetidos: prejudica os mecanismos de buscas sobre qual página deve ser indexada e qual deve ser relevante na SERP.
  • Páginas bloqueadas: rastreabilidade é um dos fatores mais críticos na otimização do SEO. Garanta que as páginas com conteúdo útil não estejam bloqueadas pelos robôs.
  • Evite conteúdo repetido: confunde os mecanismos de busca fazendo perder tráfego e posicionamento, além disso, sua página pode ser excluída da SERP.
  • Use metas-tags (title e meta): as tags incluem um resumo do conteúdo de uma página e pode ser usada pelos mecanismos de pesquisa para fornecer resultados de pesquisa com trechos. Usar a palavra-chave no título aumenta a oportunidade de melhores posicionamentos e uma maior taxa de cliques.
  • Utilize a tag H1: aumenta a relevância da palavra-chave na página.
  • Links externos: para melhorar a sua posição nos resultados de pesquisa, analise a possibilidade de obter backlinks de outros domínios. Se sua página ser referência por outros sites, melhor será seu posicionamento, mas fique atento ao “Spam Score”.
  • Certificado SSL: sites que não utilizam HTTPS acabam prejudicados pelos motores de busca. Além de perder posição acaba gerando desconfiança dos usuários.

É importante manter a atenção nos comentários, pois as opiniões dão relevância para o seu produto na SERP.

Segurança

A segurança tem influencia no SEO. Como por exemplo o HTTPS, que é um dos fatores para a posição na SERP (blog Google).

Além de passar confiança, a segurança protege os dados dos seus clientes.

Certificado SSL

A segurança é prioridade para o Google seja qual for o produto, Pesquisa, Gmail, Drive, etc.

A grande proposta da gigante das buscas é tornar a internet mais segura garantindo que todos os sites sejam criptografados, começando pelo HTTPS em todos os lugares. Confira o Guia Completo do Certificado SSL.

Seguindo esse propósito, o Google trabalhou para considerar sites com conexões seguras e criptografadas como um sinal no algoritmo de classificação de pesquisa.

O Firefox e o Google Chrome já classificam conexões HTTP como inseguras, todas as páginas HTTP com uma funcionalidade de login (formulário) são marcadas como “Não seguro”. E para os próximos meses, todos sites HTTP serão classificados como “Não Seguro” pelo Chrome.

Outro ponto são os sites infectados. Esses serão identificados pelos motores de busca e marcados como inseguros, entrando em diversas listas negras. A dor de cabeça é grande, pois além de retirar o malware, você precisa removê-lo das listas negras e re-indexar todo seu site.

A recuperação na SERP pode ser um pouco demorada, por isso evite ao máximo ataques, proteja seu site. Não deixe de utilizar o HTTPS ou alguma anti-malware no seu Magento.

Algumas dicas básicas para começar:

  • Escolha tipo de validação: domínio, organização ou estendida.
  • Use certificados com criptografia 256/2048bits

Veja também como configurar o HTTPS no Magento.

Experiência do Usuário

A experiência oferecida pela sua loja virtual também faz diferença para o Google. Por exemplo, otimizar o processo de compra pelo celular melhora o posicionamento.

Recomendações: utilize o Google Analytics para avaliar o desempenho das suas páginas, como taxa de rejeição e tempo médio na página.

Algumas ferramentas podem ajudar a identificar problemas de navegação, como o CrazyEgg e o Hotjar, que fazem gravações das telas e heatmaps.

Veja em nosso blog mais dicas de usabilidade para Magento.

Alguns pontos da experiência do usuário que afetam o SEO:

  • Site fácil de navegar e entender
  • Fornecer informações diretas e acionáveis relevantes para a consulta
  • Otimizado e acessível para todos os navegadores
  • Conteúdo de alta qualidade

Dica: utilize o Google Optimize para criar testes A/B de forma rápida e fácil. A interface é simples e totalmente gratuito.

Tempo de Carregamento

O tempo de carregamento é um dos fatores mais importantes para o Google. Quanto mais rápido sua página é carregada, melhor a posição na SERP.

Fique atento aos seguintes fatores:

  • Quantidade de código HTML da página
  • Desempenho do servidor
  • Tamanho das imagens
  • Tamanho dos arquivos (CSS e JS)

Backlink

Backlinks são valiosos para SEO porque transferem confiança de um site para outro.

O backlink é avaliado pelos mecanismos de buscas como uma avaliação do seu conteúdo, dando um voto de confiança para o seu site.

Existem os backlinks mais valiosos, recebidos de sites confiáveis, com grande tráfego, autoridade de domínio e página alto. Lembrando que o valor do links deve ser “follow” (rel=”follow”).

Outro ponto importante no backlink é a âncora do link e o conteúdo da página.

Dica: Você pode ter links para seu site em outros blogs ou sites de fornecedores, utilizando as práticas adequadas de Link Building.

Conclusão

Aplique as dicas, monitore suas palavras-chaves e seja persistente. Os resultados de um planejamento de SEO é de longo prazo. Por isso manter a consistência é que vai definir o sucesso do seu site no Google.

Além dessas dicas, avalie a hospedagem de sites e veja como ela pode influenciar positivamente seu E-commerce.

A Hospedagem de Sites está ligada diretamente em alguns pontos do seu site, como desempenho, segurança e ux; todos eles são fatores para o SEO.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos para que mais pessoas conheçam a importância da hospedagem de sites para as lojas virtuais.

A SAN não está só preocupada com os sites hospedados e gerenciados, mas com a satisfação e segurança dos seus clientes.