Recentemente a Google informou que está criando um novo algoritmo de ranqueamento para seu mecanismo de busca, com o objetivo de tornar as versões mobile dos sites um fator importante para ter um melhor  posicionamento no buscador.

Levando em consideração que o número de usuários de Smartphone aumentou cerca de 26% em apenas um ano, é perceptível a necessidade de adaptar sua tecnologia para atender melhor esse público grande e em rápido crescimento.

Pensando nisso o novo algoritmo da Google passará a aumentar a relevância dos sites adaptáveis nas buscas feitas pelos dispositivos móveis, o que gera um aumento relativo na quantidade de acessos vindos destas plataformas.

O constante crescimento do uso de Smartphones

Visto que o crescimento do uso de Smartphones tem um avanço rápido e contínuo, a adaptação à este mercado deixa agora de ser um adicional e passa a se torar uma real necessidade.

Com isso em mente já estamos cientes da importância de adaptar o conteúdo web para os dispositivos móveis, mas o que acontece é que muitas vezes esperamos a “água bater na bunda” para tomar algumas providências, o que normalmente causa alguns prejuízos.

Vale lembrar que atualmente muitos sites com posições privilegiadas no buscador ainda não tem versão mobile, algo que pode gerar uma boa queda em suas posições caso não se adaptem as novas regras de SEO do buscador.

E mais, é sempre bom estar ciente de que no ambiente web antecipar-se é uma bênção, por isso fique sempre atento às novas regras e mantenha-se atualizado sobre as novas tendências.

Já se adaptou?

Se o seu site já tem uma versão mobile você pode verificar se ele está de acordo com as políticas do buscador utilizando a ferramenta Mobile Friendly Test. Para fazer a análise é muito simples, basta colocar o URL do site, clicar em “analisar” e pronto!

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a se adaptarem ao mobile, compartilhando este artigo com seus amigos.