Que o número de sites e-commerces vem crescendo muito nos últimos anos não é novidade para ninguém, não é mesmo? 

De acordo com a 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, uma parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp, hoje, existem 1,59 milhão de lojas on-line em território nacional, um número 22,05% maior do que o registrado em 2020. 

Para aqueles que já descobriram as facilidades de se utilizar a internet no dia a dia, esta é uma ótima notícia. Apesar disso, uma expansão como esta não vem sem a sua própria parcela de riscos.

Sites com vírus ou malware tornaram-se um verdadeiro problema para lojistas e clientes, afinal, muitos compradores não se dão conta que estão em um site malicioso e tornam-se vulneráveis a ataques cibernéticos.  

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre os riscos dos sites com vírus, como identificá-los e quais as medidas que precisam ser tomadas para neutralizar essa ameaça. Leia atentamente as dicas que temos para compartilhar!

Quais são os principais tipos de malware?

Os softwares maliciosos, ou malware, são ameaças virtuais, especialmente desenvolvidas para prejudicar a segurança de computadores e smartphones, executando atividades duvidosas.

Como você pode imaginar, existem centenas de diferentes tipos de códigos maliciosos por aí e os vírus são apenas um dos malwares mais conhecidos. 

Alguns dos malwares mais conhecidos, além do vírus, são: 

  • Bot;
  • Rootkit;
  • Hijacker;
  • Cavalos de Tróia;
  • Spyware;
  • Adware;
  • Backdoor;
  • Ransomware;
  • Worm.

Como identificar que o meu site foi infectado?

Um site com malware pode não apenas prejudicar os seus visitantes, mas também a marca que existe por trás da aplicação. Um software malicioso, quando detectado pelos motores de busca, faz o posicionamento orgânico cair drasticamente e, consequentemente, também diminui as vendas. 

Por isso, detectar de forma eficiente se existe um malware em seu site deve ser uma prioridade. Mas como se diagnostica um site com vírus? O mercado tem algumas opções robustas, e falaremos sobre elas agora: 

Relatório de Transparência sobre Navegação Segura do Google: este é um site criado pelo próprio Google. Ele ajuda clientes e donos de sites fazendo uma varredura completa no domínio, buscando por malwares e vírus.

CofreWeb da Norton: criado pelo famoso antivírus Norton, a aplicação também é capaz de fazer uma varredura de URL e identificar se determinado site está com vírus, ou não. 

SiteLock: o SiteLock é um serviço que busca prevenir e neutralizar ameaças em sites com vírus. Falaremos mais sobre ele daqui a alguns tópicos, continue acompanhando! 

Você também pode gostar de: Como deixar o seu site seguro? Veja 12 dicas essenciais

Como fazer a remoção de malware de sites

Ter um site com vírus é, de fato, um grande problema – mas está longe de ser uma situação irreversível. Atualmente, existem diversas funcionalidades e aplicações que podem te ajudar a ter um site mais seguro e livre de ameaças. 

A seguir, dividiremos com você o passo a passo para fazer a remoção de malware do seu site e, melhor ainda, cuidar para que uma situação como esta não se repita. Vamos lá? 

site com vírus

Instalação softwares de segurança

O primeiro, e mais importante, passo é fazer uma varredura completa de seu domínio utilizando softwares de segurança. Eles são capazes de determinar onde os malwares podem estar alocados, tornando a sua remoção mais fácil. Tenha um antimalware e um firewall ativos em seu site a todo momento. 

Verificar arquivos do site

O próximo passo é o escaneamento de arquivos maliciosos. É importante saber exatamente quais os arquivos que representam uma ameaça para os usuários do site, de forma que eles possam ser neutralizados ou completamente excluídos. 

Remova acesso de usuários antigos

Usuários inativos são uma conhecida porta de entrada de ameaças dentro do mundo virtual. Por isso, é crucial que qualquer perfil de usuário sem atividade seja desativado e seu acesso seja removido. 

Gere novas chaves criptografadas

Dependendo do malware instaurado, é possível que a criptografia das suas chaves tenha sido quebrada, aumentando e muito o risco para os seus usuários. Dessa maneira, bisque gerar novas chaves, só para garantir.

Quais são as consequências de se ter um site com vírus?

Ter um site com malware pode trazer consequências terríveis, principalmente se você tem um site de vendas (também conhecido como e-commerce) com muitos clientes cadastrados.

Com o site infectado, todas as pessoas que confiaram informações pessoais a você correm o risco de serem expostas, ou pior, que suas informações sejam usadas para ações mal-intencionadas.

Existe ainda um grande problema relacionado aos motores de busca como Google, Bing e Yahoo. Antes dos resultados de busca serem exibidos, é feita uma verificação para ver se o site não está em uma blacklist – ou lista negra – global de malware.

Caso seu site esteja em uma lista negra, suas páginas não aparecem mais nos resultados de busca e sua reputação começa a cair rapidamente. Com a reputação do site em baixa, seus acessos e vendas diminuem drasticamente.

Como posso me prevenir de ter um site com malware?

Ter um site infectado por vírus é uma grande dor de cabeça, ainda hoje, mas costumava ser muito pior alguns anos atrás. 

Em outros tempos, se o seu site fosse infectado por um vírus, ou malware, você teria que inspecionar todo o código fonte de maneira manual, a fim de identificar onde a ameaça está localizada e como eliminá-la. 

Hoje, felizmente, existem soluções mais inteligentes para resolver este problema, como o SiteLock, que faz todo o trabalho de prevenir a instauração de malwares, mas também é capaz de identificá-los e eliminá-los de acordo com a demanda. 

Conheça mais sobre a solução agora! 

Conheça o SiteLock

O SiteLock é uma aplicação autônoma, ou seja, ela trabalha sem a necessidade de intervenção do usuário. Ela é capaz de comunicar por e-mail sempre que alguma ameaça for detectada na página. 

Além disso, o SiteLock também dá acesso a um painel de controle robusto, onde as principais variáveis relacionadas à segurança do seu site podem ser verificadas, com atualizações diárias. 

site com vírus

Toda a segurança proporcionada pela aplicação rende a você, e ao seu site, um selo de confiança. Este recurso mostra para todos os seus visitantes o quanto o seu site é seguro. 

O selo tem o intuito de informar ao visitante algumas informações importantes sobre o negócio, tais como onome da empresa, o domínio e o telefone; tudo em tempo real.

O selo também apresenta a data da última verificação feita pela SiteLock, mostrando que seu site está livre de malware. Esse tipo de selo transmite muito mais credibilidade ao visitante, aumentando as chances de efetuar uma compra.

Leia também: Perigos da internet. Quais são e como se prevenir?

Conclusão

Ter um site infectado por vírus é um sério problema. Além de prejudicar o seu posicionamento no Google e diminuir o potencial de vendas do seu site, os malwares também podem representar um risco para  a segurança da informação dos seus usuários – uma preocupação que é cada vez mais latente com a LGPD

Neste artigo, falamos sobre os tipos mais comuns de malware, como detectá-los e, ainda mais importante, como prevenir a sua ação maliciosa sobre o site. 

Esperamos que estas dicas possam ter te ajudado a tornar o seu site mais seguro! Para continuar lendo sobre segurança de sites, hospedagem e todos os outros assuntos que envolvem e-commerces, visite o blog da SAN Internet.