Você já testou o certificado SSL que está instalado em sua página?

Eu começo perguntando isto, porque nosso suporte encontra muitos sites, principalmente lojas virtuais, que não possuem seu certificado SSL instalado corretamente.

Neste post eu vou te mostrar como é possível testar certificado SSL de forma simples (e gratuita).

Nessa consulta você pode identificar se o seu site está com o certificado SSL instalado de forma correta, e também se as dependências estão totalmente preenchidas.

Não é novidade que muitos bugs foram encontrados no protocolo SSL/TLS nos últimos anos. Com certeza diversos outros ainda estão por vir. Para consultar todos os bugs identificados você pode visitar o link https://www.openssl.org/news/vulnerabilities.html.

Mas fique tranquilo pois você irá aprender a testar toda a segurança do certificado SSL e saberá mais sobre:

  • Se seu certificado SSL foi instalado corretamente, seguindo as boas práticas
  • Se o seu servidor possui os protocolos de segurança SSL corretamente instalados e atualizados;
  • Se toda a cadeia de certificados foi instalado de forma correta;
  • Se toda a operação do seu Webserver (Nginx, Apache, Lightspeed, Tomcat) está com o SSL perfeitamente configurado.

Verificar todas estas informações é bem simples. Vou te mostrar como usar uma ferramenta bem completa dos laboratórios Qualys.

Como testar Certificado SSL

A Qualys é uma empresa de segurança fundada em 1999 e possui o mais completo sistema de checagem de SSL disponível online, é com ele que iremos aplicar o teste em seu site. Para acessar a ferramenta clique AQUI.

Preencha HOSTNAME com o endereço da sua aplicação na internet, já com o certificado SSL instalado conforme a imagem abaixo:

Qualys

Depois basta clicar em SUBMIT. Normalmente leva em torno de 3 minutos. A demora é em função do teste ser bem completo e oferecer muitas informações.

O resultado do teste para o site https://www.secnet.com.br você pode conferir na imagem abaixo.

Qualys

O resultado da análise do seu site deve ser idêntico a este: completamente seguro. Quando está assim, indica que não é necessário completar informações, fazer reinstalações ou mesmo atualizações pendentes.

Caso seu teste não tenha apresente o resultado esperado, você precisa verificar na documentação o que está faltando na instalação do certificado SSL.

Este é um método simples mas muito completo para testar a criptografia do seu site.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você e que você ajude mais pessoas a saberem como testar certificado SSL compartilhando este post.

Até a próxima!