Você tem muitos dados importantes, não é mesmo? E sejam eles pessoais ou profissionais é fundamental protegê-los com uma cópia de segurança.

O serviço de e-mail é utilizado por bilhões de pessoas e é uma das principais informações guardadas em um Backup profissional, até porque é um dos tipos de dados que mais se perde ao longo do tempo.

Dependendo da plataforma que você utiliza, existem ferramentas que garantem a recuperação dos seus dados em caso de falhas.

Um exemplo é o módulo Zimbra Backup Plus, que faz parte da solução Zimbra Suite Plus, em que o Backup é feito em tempo real, recuperando as informações para o Zimbra.

As vantagens do Zimbra Backup Plus

O Zimbra Suite Plus é uma extensão para a versão gratuita do Zimbra Open Source, que oferece diversas vantagens da versão paga em formato modular e a um custo bem acessível, como é o caso do módulo Zimbra Backup Plus.

Com tecnologia de ponta, o recurso salva cada item de maneira individual e com absoluta precisão graças ao seu motor em tempo real. Além de poupar espaço em disco com um sistema de compressão e desduplicação de dados.

Destaco ainda que o Zimbra Backup Plus oferece diversas opções de restauração de dados, desde individual até uma recuperação completa.

Usuários comuns não precisam se preocupar com todas estas ações, visto que o Zimbra Backup Plus funciona “por trás” da interface comum do Webmail Zimbra, onde apenas os administradores possuem seu acesso.

Ainda destaco que não importa o sistema operacional, arquitetura ou versão do Zimbra,  o Zimbra Backup Plus foi desenvolvido para operar em qualquer ambiente.

Agora vou começar a detalhar cada uma das vantagens do Zimbra Backup Plus:

Configurações e atualizações

Melhor do que ter a segurança de uma ferramenta de Backup como o Zimbra Backup Plus, é saber que sua configuração é muito fácil.

Basta apenas um clique e uma rápida configuração básica para que você consiga administrar todas as opções de cópia de segurança, que inclui verificações de coerência e diferentes medidas de proteção. Isto tudo através do seu Zimlet administrativo.

Tipos de Backup

Imagine que você configurou o processo de Backup para que funcione todos os dias a partir de determinado horário, e justo em uma sexta-feira ocorreu algum tipo de falha em seu servidor ou em sua internet. Bem, em se tratando de e-mails, cada minuto é importante, não é mesmo?

É justamente para evitar esse tipo de problema que o Zimbra Backup Plus possui um modo que faz seu Backup registrar toda e qualquer mudança das suas informações em instantes. Isso evita que os dados se percam devido a alguma falha esporádica.

Entretanto, tenha em mente que além de salvar todas suas mensagens, o servidor também precisa armazenar seus arquivos de Backup, o que precisa de um bom espaço em disco e sua limitação deve ser respeitada, seja com uma hospedagem de servidor dedicado ou compartilhado.

Caso contrário o envio/recebimento de e-mails será interrompido, além de criar a chance de prejudicar alguns serviços internos do Zimbra, como o rompimento do banco de dados, o que seria um grande problema.

Pensando não apenas em segurança, mas também em economia, a solução Zimbra Backup Plus comprime os dados e realiza o processo de desduplicação em seus arquivos de backup.

Tecnologia de ponta

Outra vantagem do Zimbra Backup Plus, é a utilização de algoritmos de gravação atômica, garantindo que todos os seus dados serão salvos no armazenamento de backup com 100% de consistência. Além disso, posteriormente tais dados podem ser transferidos para a mídia de armazenamento como dispositivos de fita magnética e discos ópticos(CD/DVD) mesmo quando o sistema de backup está em execução.

O recurso de “Backup Externo” é um importante diferencial de segurança da solução.

Caso seja necessário restaurar seus dados, o Zimbra Backup Plus sempre preserva sua consistência, de modo que nenhum dado se perca, nem mesmo as configurações.

Esse é um ponto crucial, pois redefinir as configurações de permissões de todas as contas é com certeza um trabalho que demanda muito tempo. Tempo este que você não dispõe em um momento de crise.

Tipos de recuperação

O Zimbra Backup Plus foi desenvolvido para que você tenha segurança e tranquilidade.

Com a solução você não precisa mais se preocupar com eventuais perdas de dados de sua empresa, já que mesmo que ocorra alguma falha há a possibilidade de recuperação.

É possível restaurar o que você precisa, do jeito que você precisa, seja:

  • informações de usuários;
  • configurações;
  • classes de serviços;
  • domínios

Entre vários outros dados.

Outra importante vantagem do Zimbra Backup Plus é que existem diversas maneiras de restaurar seu Backup, tudo de acordo com a sua demanda.

Restaure todo o servidor ou um elemento individual. É você quem define. Além disso, não existe “hora” para resgatar suas informações. Elas estão a sua disposição a qualquer momento.

Restauração individual

Falando sobre as restaurações individuais, destaco algumas opções importantes e que com certeza fazem a diferença no dia a dia da sua empresa:

  • Restauração de dados de determinada conta de e-mail para uma nova;
  • Restauração de uma simples mensagem de e-mail que foi apagada por engano;

As opções são muitas e bem pontuais, para atender todos os tipos de situações, mas lembre-se de que as restaurações devem sempre ser feitas pelo seu suporte técnico, mesmo que seja um processo simples.

Qualquer erro pode comprometer o backup.

Rapidez e eficiência

Perder informações pode prejudicar drasticamente qualquer negócio, levando dias para que a restauração completa do sistema termine. Portanto, todo administrador deve estar preparado para este tipo de situação.

Desenvolvido especialmente para este tipo de situação, uma das principais vantagens do Zimbra Backup Plus é restabelecer seu servidor o mais breve possível em caso de algum tipo de desastre. Além do mais, as pastas de Backup interno e externo podem ser usadas para recuperação dos dados.

Desta forma, todas as suas contas de e-mail ficaram disponíveis em minutos, ao mesmo tempo em que a restauração dos dados é executada.

Outro fator importante é que independente da versão do seu Zimbra, mesmo que ela seja um pouco mais antiga, o Zimbra Backup Plus recupera todo tipo de informação através de qualquer sistema operacional, versão ou arquitetura do Zimbra.

O serviço de e-mail Zimbra é uma suíte colaborativa de e-mail bem completa e funcional.

As vantagens do Zimbra Suite Plus são muitas e podem ser agregadas de forma modular e com custo mais baixo, uma vez que você pode escolher o que quer agregar ao seu Zimbra.

Com essa ferramenta a recuperação dos seus dados fica muito mais prática e segura, já que são várias as opções de restauração.

Se você gostou deste conteúdo, peço que compartilhe, para que mais pessoas conheçam as vantagens do Zimbra Backup Plus.

Um abraço é até a próxima!