Estamos vivendo a era dos vídeos e muita gente já se deu conta disso. Eles estão nas redes sociais, no seu canal de conteúdo preferido, na comunicação das empresas, em materiais educacionais e muito mais. Os vídeos são uma excelente ferramenta de interação com diferentes públicos e, por isso, tanta gente está apostando nesse formato.

E você sabia que conteúdos audiovisuais também são excelentes para ajudar o seu negócio a vender mais? Utilizar vídeos melhora sua interação com os possíveis clientes, é bom para as negociações e pode te fazer faturar mais! E o melhor é que você não precisa ter equipamentos caros ou gravar vídeos extremamente profissionais para ter bons resultados. Com equipamentos básicos (e até mesmo que você já tem) é possível fazer materiais de alta qualidade e que vão te ajudar muito nas vendas.

Quer entender porque os vídeos são tão eficientes e como você pode usá-los para atrair mais clientes? Então continue lendo. 😉

1. Vídeos simplificam e aproximam a comunicação

Um dos principais benefícios de se utilizar vídeos na comunicação é a capacidade que esse formato tem de simplificar mensagens e deixar toda a interação mais clara e eficiente.

Afinal, quem nunca enviou um e-mail ou um texto qualquer para alguém e acabou sendo mal compreendido? Com a comunicação escrita, o emissor fica a mercê da interpretação de quem recebe a mensagem e muitas vezes ela acaba distorcida, já que não é possível contar com fatores como entonação e gestos corporais para ajudar na compreensão.

Já com os vídeos, você consegue contornar esse problema e deixar sua comunicação muito mais eficiente. Então você pode se aproveitar disso para mostrar o que seu negócio faz, para falar dos resultados que ele já trouxe a outros clientes e para convencer que o seu trabalho vale a pena! Muito mais simples, né?!

2. São excelentes em termos de conversão

Em segundo lugar, é importante enfatizar que conteúdos em vídeo normalmente geram muito mais engajamento e conversões do que apenas conteúdos escritos ou imagens. Dê só uma olhada nestes dados:

  • 85% das pessoas que assistem um vídeo sobre um produto, dizem ficar mais propensas a comprá-lo.
  • 80% das pessoas afirmam se lembrar de ter assistido pelo menos um comercial em vídeo na internet nos últimos 30 dias.
  • Em um e-mail marketing, apenas usar a palavra “vídeo” no assunto, pode aumentar as taxas de abertura em cerca de 13%.

Muito bom, não é?! E você pode usar isso a seu favor. Experimente trocar os anúncios com imagens nas redes sociais por vídeos, incorpore-os à seus e-mails e produza vídeos explicativos sobre seu negócio! Depois é só comparar os resultados.

3. Vídeo Cases são mais atrativos

Um dos tipos de conteúdo mais eficientes quando se trata de conseguir novos clientes são os cases. Eles mostram um pouco do seu trabalho e de como ele foi executado para resolver a demanda de um cliente, trazendo resultados incríveis. Então, isso faz com que outras pessoas com demandas parecidas também considerem contratar seu negócio.

E nesse sentido, os cases em vídeo podem ser ainda melhores! Com o vídeo, você pode dar uma dimensão muito mais tangível tanto para o problema do cliente quanto para a solução proposta por sua empresa. É possível trabalhar com elementos que puxem mais pela emoção, detalhar processos e a execução das tarefas, e ainda mostrar realmente como as pessoas reagiram à ação e ao que foi feito.

Pesquise um pouco sobre a produção de vídeo cases e invista já nos seus!

4. Ajudam a convencer em uma negociação difícil

Quando você está lidando com uma negociação difícil e cheia de minúcias, é importante apostar em estratégias que mantenham o cliente engajado e interessado em seus serviços. E para isso, os vídeos são ótimos!

Durante este período, você pode pensar em várias ações: você pode mandar um vídeo da sua equipe dizendo o quanto gostaria de ter a pessoa como cliente, pode responder dúvidas por meio de vídeos, pode enviar um material em que você conta algo sobre o mercado da pessoa e etc.

Tudo isso vai fazer com que o possível cliente se sinta mais próximo de você e de sua empresa e que, além do fator profissional, também tenha o emocional contando na hora da negociação.

5. Geram conteúdos mais interessantes

Se você trabalha com produção de conteúdo – seja para redes sociais ou um blog – já deve ter notado como os vídeos são capazes de atingir muito mais pessoas e de gerar mais comentários, compartilhamentos e curtidas. Portanto, invista na produção desse tipo de material!

Fale sobre seu negócio, mostre pequenas ações que vocês já realizaram, dê dicas, fale sobre tendências de mercado e mais! Pense nos interesses do seu público e crie conteúdo relevante para ele.

Pronto para começar a vender mais?

Agora que você já sabe do poder dos vídeos para gerar mais faturamento e teve dicas de como utilizá-los em sua estratégia, é hora de partir para a ação e começar a produzir seus próprios materiais.

Não se esqueça de fazer conteúdos sempre pensando em sua audiência e de garantir qualidade para seus vídeos. Aqui neste material, por exemplo, você pode descobrir como montar um home studio (mesmo com baixo orçamento) e produzir vídeos incríveis.

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.