Se você já aplica o SEO no desenvolvendo de conteúdos ou está apenas iniciando, deve saber da importância de ter o seu site aparecendo nas primeiras páginas de pesquisa do Google, isso porque no geral as páginas que estão melhores posicionadas costumam ser as mais relevantes.

Quando falamos de aparecer nas primeiras páginas nos referimos a tráfego orgânico, ou seja, aquele pelo qual você não paga para aparecer.

A pergunta é: Como fazer para aparecer nessas páginas?  Como fazer os mecanismos de busca entenderem que você é relevante? 

A resposta é simples: Otimizar os seus posts para que assim você seja encontrado com facilidade.

Neste post vamos mostrar para você 10 dicas fáceis para você fazer essa otimização, mesmo que você não tenha muita experiência na área de SEO verá que é sim possível atingir o topo.

1- Público alvo

Você já ouviu a expressão “Quem tudo quer nada tem?” é exatamente disso que estamos falando, foque, crie conteúdos para um público, conheça o seu leitor, crie artigos que possam auxiliar essas pessoas. 

Busque entender as necessidades do seu consumidor e faça posts que possam ser interessantes e construtivos para ele.

2- Palavras-chave

Pode parecer bobo, principalmente se você já trabalha na área, mas ainda assim elas são importantes e é necessário reforçar que elas ajudarão e MUITO você a ser encontrado pelo seu público, afinal elas são os termos pelos quais eles irão procurar no campo de pesquisa. 

 Caso você esteja começando e ainda não conhece muitas ferramentas de busca aproveite as várias opções de sites até mesmo os gratuitos como o Ubersuggest ou também o planejador de palavras-chave do Google que ajudarão você na escolha das suas palavras chave.

3- Título

Quando nos referimos a SEO o título é um dos elementos mais importantes, pois ele que irá aparecer na página de busca. Utilize palavras chave nele, pois dessa forma vai ser mais fácil encontrá-lo.

Caso você já tenha notado nem todos os títulos aparecem completos na página de busca, isso porque ultrapassa-se o limite de caracteres, por isso fique atento e tente utilizar uma média de 60 a 70 caracteres, assim as chances dele aparecer sem reticências serão muito maiores e as chances de você ganhar um clique também.

4- Meta description

Este é o momento de você apresentar ao público de forma resumida o que ele irá encontrar no seu post. Esse é aquele campo que aparece logo abaixo do seu título na página de busca. A preocupação aqui é tentar não ultrapassar a média dos 160 caracteres, mas ainda assim ser interessante e informativo e não esqueça de incluir palavras chave aqui também. 

5- URL amigável

Tente criar para o seu site um endereço que seja fácil de entender, evite utilizar números ou padrões complexos como por exemplo: https://blog.saninternet.com/wordpress?post=7894

Seja descritivo e utilize palavras chaves que existem dentro do seu texto, para que assim fique fácil de encontrar e também de memorizar, como por exemplo: https://blog.saninternet.com/10-dicas-para-otimizar-posts-para-seo, viu só como é fácil? Não tenha medo, na dúvida sempre opte pelo simples.

6- Imagens

Um fator de extrema importância e muitas vezes esquecido são as imagens do seu post, todas elas devem ser condizentes com o conteúdo e serem publicadas próximo ao que elas se referem, use sempre imagens compactadas para que carreguem rápido e não atrapalhem a experiência de navegação.

Não esqueça de nomear as suas imagens, assim caso aconteça algum problema ao carregar o seu site o leitor conseguirá ter uma ideia do que ela representava, permitindo a interpretação de todo o conteúdo de forma integral.

7- Heading Tags

Elas definem a linha de importância dentro do seu texto. No geral utiliza-se a primeira (h1) para o título e as demais (h2, h3…) para subtítulos. 

Não se esqueça de sempre utilizar palavras chave dentro desses subtítulos, dessa forma os motores de busca localizarão de forma ainda mais fácil o seu artigo. 

8- Conteúdo

Cada vez mais o Google tenta trazer ao leitor conteúdos de qualidade, por isso seja claro, objetivo e também original. Busque sanar as dúvidas do seu leitor da melhor forma possível, crie posts que sejam fáceis de ler e entender, mantendo assim a atenção do público em você e evitando que a sua concorrência faça isso.

9- Design/Velocidade

Não adianta o seu conteúdo ser maravilhoso se o seu público não conseguir lê-lo, hoje os web leitores buscam  informação rápida, se o seu site for lento, ou não tiver um perfil pensado também para o mobile, infelizmente você acabará ficando para trás. Capriche neste quesito, construa um site leve e prático, proporcione  conforto no acesso e na leitura. 

10- Links externos

Um pouco polêmico e complexo, porém relevante. De uma forma bem simples e resumida ele funciona quando outros sites geram links que levam ao seu site, mostrando que você possui autoridade no que fala. Existem alguns algoritmos do Google  que avaliam a relevância da sua página através da quantidade e também a qualidade dos sites que realizam essa linkagem. 

Da mesma forma você também pode indicar sites a partir de links no seu post, com essa estratégia você será capaz de encontrar parceiros, tanto como fornecedores como também clientes.

Ao desenvolver um conteúdo de qualidade, de fácil acesso e utilizando nossas dicas com certeza será muito mais fácil de você ser encontrado pelo seu leitor quando ele precisar de você.

Nem sempre os resultados aparecem de um dia para outro, no mundo SEO ter estratégia é fundamental, continue seguindo as dicas, continue se aprimorando e tenha certeza que os resultados aparecerão a médio e longo prazo você pode sim se consolidar no mercado e ser perito na sua área de atuação.