Se você tem um negócio online ou está abrindo um agora, existe uma pergunta que vai se fazer cedo ou tarde. Por que o meu concorrente tem posições melhores no Google?

Existem diversos fatores que influenciam o fato do seu concorrente ter posições melhores. E isso não tem nada a ver com anunciar o negócio, já que os acessos gerados pelos anúncios não tem relevância para os motores de busca.

Já estamos carecas de saber que para ganhar mercado e gerar mais vendas sem anunciar é preciso dominar os primeiros resultados do Google. Afinal de contas, são raros os momentos em que passamos para a segunda ou terceira página de resultados de busca.

Porém alcançar as primeiras posições no Google é trabalhoso e não vai acontecer da noite pro dia. Além de muitas diretrizes que você precisa seguir para ser bem ranqueado, o tempo também vai influenciar muito.

O que precisa ser feito é tornar o seu site o mais agradável possível para o Google. Além de entregar aquilo que o seu negócio propõe da melhor forma possível.

Para entender melhor como funciona vou te mostrar os principais fatores que levam o seu concorrente às primeiras posições no Google.

Tudo se resume ao SEO

Como você já deveria imaginar, o SEO (Search Engine Optimization) é o responsável por te levar às primeiras posições. Quanto mais bem otimizado for o seu site, melhor vai ser a posição nos resultados de busca.

Mas ao contrário do que muitas pessoas ainda levam em consideração o SEO não é mais baseado apenas em palavra-chave. Com o passar do tempo centenas de outras variáveis passaram a afetar o SEO das páginas.

A Backlinko postou um artigo em novembro de 2016 que mostra 200 fatores de SEO que o Google leva em consideração. Então você já pode ter uma ideia de quanto trabalho tem pela frente.

Não vou falar a respeito de todos esses fatores, mas vou te deixar por dentro daqueles que tem grande influência no rankeamento. Com o fundamental de SEO bem aplicado, você pode se adaptar aos outros fatores com o tempo.

Velocidade do Site

A Google pretende melhorar a experiência do usuário sempre, então é totalmente plausível que a velocidade do site seja um fator de importância. Afinal de contas, ninguém gosta de esperar e a internet fortalece isso cada vez mais.

Pense comigo, uma loja física sem movimento não gera nenhuma venda. O mesmo acontece com uma loja virtual. Calcule o tanto de dinheiro que está perdendo com 40% a menos de movimento.

Você não vai ter apenas queda de posições no Google com a loja em baixo desempenho. Outros fatores como satisfação dos consumidores, quantidade de acessos e taxa de conversão são muito afetados.

Então procure sempre otimizar as páginas do site o máximo possível, assim você garante a felicidade do consumidor e o aumento das vendas.

Para testar como está a velocidade do site atualmente você pode usar estas ferramentas:

GTmetrix
WebPagetest
Google Pagespeed Insights
Pingdom Website Speed Test
Load Impact

Layout do Site

O layout do site assim como a velocidade é responsável por mais fatores além do SEO. E isso mostra a importância destas duas primeiras características.

Cerca de 50% dos acessos ao mundo da web são feitos através de dispositivos móveis, sejam smartphones ou tablets. Então a primeira coisa a levar em consideração e fazer um layout responsivo.

Se metade dos acessos à internet são feitos através do celular, é bem possível que metade dos acessos ao seu site também seja feito assim. Por isso você deve ter certeza de que o site se adapta a qualquer tamanho de tela.

Quando alguém faz uma pesquisa no Google pelo celular, a tendência do buscador é mostrar primeiro os resultados de sites responsivos. No computador eles também recebem preferência, mas não tão forte quanto no Mobile.

Depois de garantir que o site esteja se adaptando aos smartphones, comece a trabalhar no design da página e disposição dos itens. É preciso garantir que tudo esteja visivelmente alinhado e fácil de encontrar na tela.

Facilitando a navegação você ganha pontos em SEO e faz a experiência do usuário ser muito mais agradável. E se parar para pensar bem, você também não compraria em um site todo bagunçado.

Após adaptar o layout do site você pode usar uma ferramenta disponibilizada pelo Google para verificar se está tudo em ordem. Clique aqui para acessar o Google Mobile Friendly.

Segurança

A segurança sempre foi um fator decisivo para os consumidores, e é totalmente compreensível. Já que ninguém quer comprar pela internet e depois descobrir que foi vítima de fraude.

E foi justamente por esse motivo que a segurança começou a ganhar relevância dentro do SEO, porque ela tem grande impacto na experiência de navegação e de compra do usuário.

Porém a maior mudança relacionada a segurança aconteceu em Janeiro de 2017 quando a Google anunciou que sites sem HTTPS não são seguros. E também não foi muito sutil no modo como transmite isso aos usuários.

Desde que a mudança entrou em vigor os sites com Certificado SSL já ganham uma pontuação melhor em SEO. Você pode melhorar a posição nos resultados de buscas apenas usando esse recurso.

Mas fique atento porque não é apenas o SSL que os consumidores ficam de olho na hora de comprar. Selos de confiança e selos de satisfação fazem toda a diferença no momento decisivo de compra.

Tempo de Domínio

Como eu já te disse no começo deste conteúdo o tempo é um fator que se leva muito em consideração. Ele é um ótimo indicador, seja para negócios online ou offline.

Quando alguém te fala de uma empresa com bastante tempo de mercado, você já se sente mais à vontade para entrar em contato com eles. A mesma coisa acontece com os negócios digitais.

O tempo de domínio é algo levado em consideração desde o princípio do SEO. Mas hoje não é apenas essa característica que conta, ela está ligada a diversos outros fatores.

Digamos que você tenha um domínio a mais de 10 anos, porém o histórico mostra que este domínio é uma fonte de spam e que distribui muitos malwares pela internet. Nesse caso o tempo de domínio não tem impacto.

Fora casos como esse, você vai perceber melhorias em vários pontos de SEO com o passar do tempo. Então é preciso ter paciência para conseguir boas posições organicamente.

Tenha posições melhores no Google

Estes 4 fatores são fundamentais para conseguir boas posições nos motores de busca. Assim que você tiver os 3 primeiros pontos alinhados é hora de começar a trabalhar naqueles outros 200 fatores de SEO que te mostrei antes.

Mas vá com calma, não precisa alterar tudo de uma vez. Fazer as alterações sutilmente vai te ajudar a mensurar qual delas faz mais diferença para o seu negócio.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a entenderem porque o seu concorrente tem posições melhores no Google, compartilhando este artigo com seus amigos.

Um grande abraço e até a próxima!