Sistemas atualizados têm menos probabilidade de serem invadidos.

Em tempos em que novas vulnerabilidades surgem todos os dias e que ferramentas e linguagens de programação permanecem em constante evolução, a utilização de sistemas desatualizados é praticamente um convite para que atacantes remotos na busca por dados críticos de pessoas e empresas.

Houve uma época em que crackers buscavam acessos indevidos à computadores e servidores apenas em busca de destruição, fazer com que ocorresse a execução de algum software malicioso que excluiria todos os arquivos do HD do usuário.

Depois de algum tempo, esse pensamento mudou.

Provavelmente tenha sido quando as empresas começaram a entender a necessidade de acompanhar a crescente onda que surgiu, automatizando e levando os dados para ambientes virtuais. Foi quando os crackers perceberam que poderiam acessar os dados de usuários sem a necessidade de destruí-los.

Com acesso praticamente livre em computadores desatualizados e sem as devidas medidas de proteção, atacantes remotos têm acesso a dados sensíveis, como documentos empresariais, detalhes de produtos que ainda não foram lançados, dados bancários, padrões de comportamento.

Agora imagine essa situação nos dias atuais. Imagine que alguém conseguiu acesso à sua conta bancária, sem nem precisar sair de casa, apenas enviando um documento via e-mail para você, você executando o anexo e bum pronto. Pior ainda, imagine que o atacante, além de ter acesso a todos os seus dados, e ainda os bloqueie, exigindo um pagamento como resgate.

Situação atual, não?!

Bom. Tudo bem que a execução de arquivos que iniciam os tipos de ataque indicados acima depende apenas do usuário, mas as vulnerabilidades no sistema existem em ambientes desatualizados e inseguros.

É importante que o pelo sistema tenha um tipo de calendário de atualizações, pois, além de mais segurança, há também o ganho de performance a cada atualização.

Sempre há novas funcionalidades sendo lançadas, features que facilitam ainda mais a usabilidade do produto.

É seguindo essa linha que a SAN mantém seus sistemas atualizados. Prezamos pelas versões estáveis de todos os ambientes que mantemos e isso reflete diretamente no seu dia a dia utilizando nossos serviços.

Usamos as versões betas de todos os sistemas que disponibilizamos para executarmos os mais diversos testes e análises antes de liberarmos a versão estável aos clientes.

E você? Já conferiu se há atualizações em seus sistemas hoje?