Hoje em dia um dos maiores desafios é ser “multitarefas”. Apesar do termo ser muito usado em diversos conteúdos sobre produtividade pela internet, é considerado um mito.

Segundo pesquisas da Universidade de Utah nos Estados Unidos, apenas 2,5% da população consegue fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo e com eficiência.

Mesmo para essa pequena parte das pessoas, ainda é difícil guardar todas as suas tarefas na cabeça e processá-las em ordem de execução durante o dia.

Isso afeta a sua produtividade, porque a cabeça está cheia e não consegue se concentrar no que está fazendo.

Então, como ser mais produtivo? Primeiro você precisa criar uma método de gerenciamento do seu tempo.

Esse método será criado única e exclusivamente por você, visto que cada pessoa se organiza de um modo diferente.

Agora que o método de gerenciamento de tempo está fixo na sua mente, você precisa de uma ferramenta para colocá-lo em prática.

Essa ferramenta pode ser qualquer coisa, um papel, um software no computador ou até mesmo um aplicativo no seu Smartphone.

Mas para começar eu recomendo que você use a ferramenta Trello, que está disponível tanto para dispositivos móveis quanto para computadores.

Você pode adaptar qualquer método dentro dessa ferramenta, por esse motivo apoio você a usá-la.

Através de um tutorial, vou te mostrar como usar o Trello e aplicar o seu método de gerenciamento de tempo dentro dele.

Como ser mais produtivo com o Trello

1) Antes de tudo você precisa acessar o site do Trello e fazer o seu cadastro, é gratuito.

Trello

2) Agora você será redirecionado para o painel de mesas do Trello. Na parte superior esquerda da tela selecione o botão “Boards” em seguida “Create New Board“.

Trello

3) Escolha o nome da sua nova mesa e clique em “Create“.

Trello

Assim que clicar no botão você será redirecionado diretamente para dentro da mesa. É agora que a mágica começa, pois dentro dessa mesa você pode criar várias listas.

Elas serão a base do seu método de gerenciamento de tempo, dentro de cada lista estarão suas tarefas e a etapa em que elas se encontram.

4) Dentro da sua nova mesa, crie as listas que você deseja. Vou deixar uma imagem de como eu me organizo no Trello para você ter uma ideia.

Trello

5) Agora basta colocar todas as suas tarefas dentro da primeira lista, que no meu caso é “Planejamento” e se programar com o que fazer. Para criar uma nova tarefa clique em “Add a card…“.

Após criar cada tarefa você pode adicionar membros que participam dela, cores para identificar cada tipo de tarefa, lista de progresso, data de entrega, anexos e comentários. Clicando em cima de cada tarefa você verá uma tela como essa:

Trello

Desse modo você não precisa encher a sua cabeça com datas de entrega e tarefas pendentes.

Quanto mais você usa essa ferramenta, mais você consegue deixar de pensar no quem tem que fazer e mantém o foco no que está fazendo.

O Trello conta com notificações por e-mail para deixar tudo mais fácil, caso você não esteja na frente do computador ainda recebe notificações por push no Smartphone.

Um grande abraço e até a próxima!