Mesmo com o conceito tendo surgido na década de 60, a primeira vez que “computação em nuvem” foi usado foi em 1997. 

Hoje, é uma realidade sólida e faz cada vez mais parte da rotina de trabalho e armazenamento de arquivos pessoais.

Os três maiores nomes do mercado, a Google Cloud, a Windows Azure e a AWS têm investido em plataformas cada vez melhor desenvolvidas para oferecer a seus usuários maior agilidade e menor custo.

A migração de empresas para o cenário Cloud cresce vertiginosamente e compele os provedores de tecnologia nuvem a oferecerem vantagens como escalabilidade, segurança, economia de custos e outros fatores primordiais, o que acelera a competição entre gigantes.

Continue a leitura e veja nosso comparativo sobre AWS x Azure x Google!

Confira também: VPS vs Cloud vs servidor dedicado: como escolher o ideal?

Panorama do mercado de IaaS (Infraestrutura como Serviço)

Na descrição da Microsoft, desenvolvedora da Azure, IaaS é “um tipo de serviço de computação em nuvem que oferece recursos fundamentais de computação, armazenamento e rede sob demanda e pagos conforme o uso”.

Partindo dessa ideia (e da que IaaS é somente um dos quatro tipos de serviços de nuvem, que também contam com o SaaS [software como serviço], o PaaS [plataforma como serviço] e a tecnologia sem servidor), podemos estabelecer que, em panorama de mercado de IaaS:

A AWS (Amazon Web Services) é ainda a grande líder, mandando no mercado por uma vantagem muito expressiva. 

A Microsoft com o seu produto Azure tem maior força na modalidade SaaS e a Google Cloud vem crescendo agressivamente e colocou seu nome junto das grandes.

Juntas, ainda que com a AWS isoladamente mandando no mercado, elas comandam mais de 60% do mercado e rendem quase US$ 100 bilhões por ano, conforme o Synergy Research Group em relatório divulgado em junho de 2021. 

Somadas com empresas que oferecem o serviço com menor expressividade, chegam a marca de US$ 150 bilhões anuais.

O que avaliar em um fornecedor de cloud computing?

Escolher entre AWS x Azure x Google pode gerar dúvidas. Afinal, avaliar um fornecedor de cloud computing é uma tarefa complexa – e dizemos porquê.

O fator central a ser considerado, em primeiro momento, depende total e completamente das necessidades, da demanda e dos desejos de cada cliente individualmente. 

Itens como a carga de trabalho executada, por exemplo, devem ser levados em consideração na hora de escolher uma das opções disponíveis no mercado.

Isso porque muitas vezes, são usados vários provedores em diferentes partes de operações para diferentes casos de uso – o que se pode chamar de abordagem de várias nuvens.

No entanto, há uma variedade de fatores importantes de diferenciação que afastam as três titãs do mercado, auxiliando a direcionar o interesse dos usuários finais àquela que atende melhor suas exigências.

De forma geral, alguns aspectos centrais são analisados primariamente.

Computação (VMs) e Armazenamento

As VMs, sigla que designa máquinas virtuais, e a capacidade de armazenamento de dados são aspectos importantes na hora de analisar a melhor plataforma para você.

A principal oferta da AWS são as instâncias EC2, que podem ser personalizadas com um grande número de opções. 

Enquanto isso, a Azure oferece bastante força em duas Máquinas Virtuais (VMs), com outras ferramentas, como seu serviço de escalonamento automático, por exemplo..

Os VMs da Google, chamados Compute Engine são rápidos, vêm com armazenamento em disco permanente, prometem desempenho consistente e são altamente personalizáveis ​​dependendo das necessidades do cliente.

Infraestruturas de Rede

Sobre infraestrutura de rede, as três empresas oferecem recursos sensacionais, com balanceamento de carga de servidor automatizado e conectividade com sistemas locais.

Suporte e Uptime

Os três provedores oferecem suporte a bancos de dados relacionais. O Microsoft Azure usa banco de dados SQL, a AWS usa o Amazon Relational Database Service, Redshift e a Google Cloud Plataform usa o SQL.

AWS

A Amazon Web Services tem seu foco voltado a ser um provedor amplo de serviços de TI, abrangendo nativos da nuvem e borda até ERP e cargas de trabalho essenciais.

A empresa possui operações geograficamente diversificadas e atende clientes de todas as demandas, desde startups em seu estágio inicial até grandes empresas consolidadas no mercado.

aws

Prós e Contras da AWS

A maior força da Amazon é o domínio do mercado de nuvem pública. 

Em seu Quadrante Mágico de Infraestrutura de Nuvem como Serviço, em todo o mundo, o Gartner observou: “A AWS é líder em participação de mercado em IaaS na nuvem há mais de 10 anos”.

Parte da razão de sua popularidade é, sem dúvida, o enorme escopo de suas operações. 

A AWS possui uma enorme e crescente variedade de serviços disponíveis, bem como a rede mais abrangente de data centers em todo o mundo. 

O relatório do Gartner resumiu, dizendo: “A AWS é o provedor mais maduro e pronto para empresas, com os recursos mais profundos para administrar um grande número de usuários e recursos”.

A grande fraqueza da Amazon está relacionada ao custo. Muitas empresas acham difícil entender a estrutura de custos da empresa e gerenciar esses custos efetivamente ao executar um alto volume de cargas de trabalho no serviço.

Quando escolher AWS

A AWS é uma ótima opção para cargas de trabalho analíticas e web, até migrações de data center em grande escala, a AWS fornece uma série de serviços.

Quando se trata de computação, a AWS fornece a maior variedade de tipos de VM. Atualmente, a AWS também possui as mais altas opções de computação e armazenamento disponíveis no mercado. 

Sua ampla variedade de tipos de VM (136 tipos de VM e mais de 26 famílias de VM) permite que os clientes executem tudo, desde pequenas cargas de trabalho na web até as maiores cargas de trabalho.

Para aprendizado de máquina e cargas de trabalho de IA, a AWS também fornece as configurações mais altas dos tipos de VM habilitados para GPU. 

Para cargas de trabalho que exigem locação única por motivos de conformidade e regulamentação, a AWS agora também fornece Bare-Metal-as-a-Service.

O armazenamento em bloco vem com uma variedade de opções, como redimensionamento dinâmico, diferentes tipos de disco (magnético e SSD). 

Ao contrário de outros CSPs, a AWS não restringe IOPS por tamanho de volume. Você pode provisionar IOPS por um custo extra até para discos pequenos.

Na frente do banco de dados relacional gerenciado, a AWS oferece suporte a bancos de dados gerenciados para MySQL, PostgreSQL, MariaDB, Oracle (SE e EE) e MS SQL (edições Web e Enterprise). 

Além disso, eles têm seu próprio banco de dados compatível com MySQL e PostgreSQL, que oferece desempenho semelhante ao Oracle por um investimento baixo.

Para bancos de dados NoSQL, a AWS disponibiliza seu produto DynamoDB há mais de meia década. 

A AWS é um defensor e fornece uma variedade de bancos de dados NoSQL criados para esse fim. Isso inclui DynamoDB, Neptune e Elasticache.

Para segurança de rede, a AWS lançou serviços gerenciados para proteção contra DDoS (AWS Shield) e Web Application Firewall (WAF), juntamente com o AWS Inspector, o AWS Config e o CloudTrail para gerenciamento e auditoria de inventário e políticas. 

O GuardDuty fornece detecção de ameaças.

A AWS atende a cargas de trabalho do governo dos EUA em regiões separadas do GovCloud nos EUA (CIA e FBI).

Microsoft Azure

O Microsoft Azure é forte em todos os casos de uso, que incluem a computação estendida em nuvem e de borda. 

Sua capacidade excepcional garante ao cliente corporativo, principalmente, uma experiência sólida como só a Microsoft poderia – inclusive o suporte Windows. 

azure

Com foco de investimento em melhorias na plataforma, fornecendo um grande leque de serviços, suas operações são geograficamente diversificadas e seus clientes tendem a ser empresas de médio e grande porte.

A Azure é a concorrente que mais conseguiu se aproximar da líder AWS. 

Em 2021, enquanto a AWS comandava 33% do nicho no mercado, a Azure conseguiu 20% de expressão, o que é uma porcentagem bastante elevada.

Prós e contras do Microsoft Azure

A Microsoft chegou atrasada ao mercado de nuvem, mas deu um passo à frente, adotando essencialmente o software local – Windows Server, Office, SQL Server, Sharepoint, Dynamics Active Directory, .Net e outros – e adaptando-o novamente para a nuvem.

Um grande motivo para o sucesso do Azure é a integração com as aplicações/softwares da Microsoft. 

Como o Azure está totalmente integrado a esses outros aplicativos, as empresas que usam muitos softwares da Microsoft geralmente acham que também faz sentido usar o Azure.

Quando escolher o Azure

O Azure é uma plataforma de nuvem de grande importância no mercado com uma variedade de recursos, que pode ser uma plataforma preferida para clientes que já estão usando produtos da Microsoft. 

Embora o Azure ofereça suporte a vários serviços baseados em produtos de código aberto, o portfólio da Microsoft na nuvem é o que o diferencia dos clientes.

O Azure tem mais de 151 tipos de VMs e 26 famílias que oferecem suporte a tudo, desde pequenas cargas de trabalho até as cargas de trabalho HPC, Oracle e SAP. 

O Azure possui Windows e vários tipos de Linux (RHEL, CentOS, SUSE, Ubuntu). O Azure tem uma família separada de instâncias para cargas de trabalho de ML/AI.

Se você precisar executar cargas de trabalho de última geração que exijam até 128 vCPU e memória de 3,5 TB, o Azure consegue. 

Se você possui licenças existentes para Windows OS, MS-SQL e as traz para a nuvem (BYOL) por meio do Microsoft License Mobility Program, o Azure é a opção.

O Azure também foi o primeiro player de nuvem a reconhecer a tendência da nuvem híbrida. O Azure também forneceu suporte para dispositivos de armazenamento híbridos como o StorSimple, que era único no espaço da nuvem pública.

Se você possui um data center com cargas de trabalho predominantemente da Microsoft e precisa fazer uma migração em grande escala para a nuvem, aproveitando as ferramentas conhecidas, o Azure fornece ferramentas e serviços, como o Azure Site Recovery.

Quando se trata de bancos de dados SQL e NoSQL, o Azure tem um conjunto de serviços bastante completo. Ele fornece o MS SQL Server e o SQL Datawarehouse Gerenciados. 

O Azure também fornece bancos de dados gerenciados para MySQL, PostgreSQL e MariaDB.

Ele fornece uma API compatível com MongoDB, Cassandra, Gremlin (Graph) e Armazenamento de Tabela do Azure. 

Se você precisar executar vários modelos de dados gerenciados, incluindo modelos de dados de documentos, gráficos, valores-chave, tabelas e famílias de colunas em uma única nuvem, o Cosmos pode ser a melhor opção.

O Microsoft Azure Cosmos DB é nomeado líder no relatório Forrester WaveTM: NoSQL Big Data, relatório do 1º trimestre de 2019.

Além do modelo de cobrança pagamento por uso com cartão de crédito e outros modos de faturamento, os clientes com contas corporativas existentes podem comprar pré-assinaturas do Azure como parte de suas renovações anuais. 

Isso é útil para clientes que desejam orçamentar os gastos anuais da nuvem com antecedência. Evitando a incerteza e as aprovações adicionais de orçamento para o meio do ano.

A mobilidade de licenças na nuvem para produtos da Microsoft também é relativamente fácil para clientes com vários produtos da Microsoft em execução no local.

Google Cloud Platform (GCP)

O Google Cloud Platform (GCP) está melhorando lentamente seus recursos de borda e tomou dianteira pela terceira maior fatia do mercado. 

Com contínuo investimento para ser um provedor amplo de IaaS e PaaS e expandindo seus recursos, é um nome forte de mercado que vem se fortalecendo dentro do segmento. 

google cloud

Como as outras, tem posições geograficamente diversificadas e os clientes são variados, desde startups até grandes negócios.

No último balanço fornecido pelo Synergy Research Group, o Google Cloud ocupou 10% de todo o montante do segmento em 2021.

Prós e contras do Google Cloud Platform (GCP)

O Google Cloud Platform (GCP), apesar de atrasado no jogo e com a menor participação de mercado dos provedores de nuvem pública, está mostrando um crescimento nos últimos anos.

Possui vários recursos que o colocam à frente de seus concorrentes em determinadas áreas. 

O GCP também está pegando onda, não apenas com os novos clientes que já fazem parte do ecossistema, mas também os primeiros usuários da nuvem que desejam expandir seu cenário para o Google como parte de uma estratégia para várias nuvens. 

O Google também começou com serviços de PaaS, mas vem expandindo constantemente seu portfólio de produtos.

Quando escolher o GCP

Do ponto de vista da computação, o Google tem o menor número de tamanhos de VM (28 tipos de instância em 4 categorias). 

No entanto, ele tem uma característica que torna esses números um pouco irrelevantes.

O Google permite que os usuários criem seus próprios tamanhos personalizados (CPU, memória) para que os clientes possam combinar o tamanho das cargas de trabalho na nuvem com o tamanho no local. 

O faturamento também é feito com base na CPU e memória totais usadas, em vez de VMs individuais. Isso reduz o desperdício de capacidade não utilizada.

Outro recurso exclusivo é que o GCP permite que quase todos os tipos de instância conectem GPUs. Isso pode transformar qualquer instância padrão ou personalizada em uma VM pronta para ML. 

O Google também foi líder em cobrança por segundo, o que forçou outros CSPs a seguir o exemplo. 

Comparado à norma usual do faturamento por hora, o faturamento por segundo reduz muito qualquer desperdício de capacidade. Isso resulta em uma economia de até 40% no geral.

O Google também vinculou ou comprou ferramentas de migração para a nuvem de terceiros. 

Essas ferramentas, como Velostrata e CloudPhysics, ajudam os clientes a avaliar, planejar e migrar ao vivo suas VMs para o GCP.

Rede é o destaque do GCP. Eles têm uma rede global de baixa latência. Mesmo da perspectiva do cliente, uma rede VPC abrange todas as suas regiões. 

Outros CSPs limitam as redes VPC a uma região. Isso facilita para os clientes do GCP criar aplicativos que atendem aos clientes globalmente, sem criar complexos mecanismos de design de infraestrutura entre regiões e replicação de dados.

Para Bancos NoSQL, o GCP tem um produto chamado BigTable. O BigTable é um banco de dados NoSQL gerenciado em escala de petabytes, usado pelo Google em seus próprios produtos, como o Gmail.

Do ponto de vista de cobrança, o Google oferece descontos automáticos, como descontos de uso sustentado, que reduzem o preço sob demanda se uma VM executar mais de um determinado número de horas em um mês. 

Se você deseja o provedor de nuvem mais econômico, o GCP é uma ótima opção.

AWS x Azure x Google (GCP): considerações finais

Cada provedor, seja ele AWS x Azure x Google (GCP) , possui recursos e vantagens que atendem às necessidades específicas de cada cliente de uma forma diferente. 

Da perspectiva do cliente, com a evolução desses serviços, também se abre um caminho que começa a ser adotado por algumas empresas: o sistema híbrido. 

A tendência é levar os clientes a combinarem recursos e provedores para chegar a uma solução de alta disponibilidade e capacidade operacional.

Os fornecedores responderam à demanda dos clientes com uma variedade de soluções para ajudar a atender aqueles que ainda não estão prontos para pular na nuvem pública, o que obviamente é a maioria das grandes empresas.

Analise e considere os aspectos essenciais e decida pela melhor plataforma para sua empresa.

Já para conferir mais conteúdos como este, acompanhe o blog da San Internet!