O golpe do boleto falso não é novidade, mas infelizmente muitas pessoas ainda caem nele.

Nessa semana mais um cliente da SAN recebeu uma cobrança pelos correios referente a “hospedagem”. Atento, o cliente entrou em contato conosco e a situação foi esclarecida, evitando assim mais um golpe.

O problema é que ao receber uma cobrança, geralmente a única coisa que olhamos é a data de vencimento. Quando ele é endereçado à pessoa física, acaba sendo mais fácil identificar um boleto falso, pois sabemos o que compramos ou não.

Mas na maioria das vezes esse tipo de fraude é aplicada em empresas e o documento encaminhado diretamente ao setor financeiro, que pode não saber de todas as ações da empresa.

Como a fatura alega ser referente à hospedagem ou registro de domínio, o setor entende que o pagamento é urgente.

Caso receba qualquer cobrança que não esteja no seu planejamento, desconfie. Logo mais vou apontar quais dados devem ser conferidos.

Note o quão próximo os nomes chegam da verdadeira empresa de registro de domínios nacionais, o Registro.BR, que tem como cedente a NIC.br.

Realmente criatividade não falta para os criminosos, então é preciso estar sempre atento.

Como identificar um Boleto Falso

Como o envio de boleto falso é uma prática bem recorrente, o próprio Registro.Br tem um alerta sobre o golpe em seu site, chamando a atenção primeiro, para o fato de que NÃO envia boletos pelos Correios.

Todos os boletos para serviços do Registro.BR devem ser emitidos diretamente pelo site da empresa. Então se você não emitiu nenhum boleto, não tem porquê receber uma cobrança.

Um documento original do Registro.BR deve ter os seguintes dados:

  • Cedente NIC.br – CNPJ 05.506.560/0001-36
  • Banco 237-2 – Bradesco
  • Agência/Código Cedente 2370-1 / 0029998-7

Se esses dados estiverem errados, NÃO pague o boleto!

Agora eu vou listar ainda outros pontos a que você deve ficar atento para identificar qualquer boleto falso.

Cheque os dados

Pode parecer óbvio, mas esse fator é primordial. Sempre desconfie de uma cobrança que você não está esperando. Ao receber o documento, olhe com mais atenção todos os detalhes antes de fazer o pagamento.

Em uma tentativa de evitar um processo, os criminosos ocultam com caracteres especiais, as informações do boleto, geralmente o da Agência/Código do Cedente.

Boleto Falso

Os criminosos também informam no boleto, que o pagamento é “facultativo“. Essa prática também é para se livrar de acusações.

Boleto Falso

Os valores altos da cobrança são justificados como sendo referentes a um plano anual.

Boleto Falso

Boletos na SAN

Aqui na SAN a política para emissão de boletos é muito clara:

  • Eles são emitidos apenas em nosso site;
  • Qualquer cobrança fica registrada no painel do cliente;
  • As cobranças nunca são enviadas pelos Correios;
  • Em caso de dúvidas sobre boletos ou outras situações financeiras, o cliente pode abrir um ticket de suporte;

É muito importante que a comunicação na sua empresa esteja bem alinhada para evitar esse e outros tipos de golpe. O Registro.BR ainda alerta para golpes de ameaça de protesto.

Então conhecer a política de cobrança das empresas com que você trabalha é essencial, pois o Registro.BR nunca protesta títulos.

Oriente a sua equipe que quando surgirem dúvidas, é preciso conversar e esclarecer.

Quando um novo serviço for contratado, informe o setor financeiro, assim como o setor deve informar sobre cobranças não usuais.

Como os nomes e os logotipos das empresas fraudadoras costumam ser realmente parecidos com o da empresa original, se tiver dúvidas, ligue e pergunte se a cobrança é verdadeira e a que exatamente ela se refere.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a ficarem atentas ao golpe do boleto falso, compartilhando este artigo nas suas redes sociais.

Valeu e até a próxima!