Você já deve ter percebido que está cercado por vídeos não é mesmo? Esse tipo de conteúdo ganha cada vez mais destaque nas redes sociais, sem falar que plataformas como o YouTube e a Netflix, conquistam mais usuários diariamente.

3 bilhões de horas de vídeos são assistidos todos os meses no YouTube, de acordo com dados da própria plataforma.

Sendo assim, a produção de vídeos na sua empresa não pode mais ser vista apenas como um luxo ou um projeto a longo prazo.

Saiba que você pode ganhar dinheiro com o YouTube, além de gerar autoridade para público e demonstrar seus produtos e serviços. Vantagens não faltam.

Nesse artigo, eu vou te mostrar como é fácil e rápido criar um canal no YouTube, para que a sua empresa possa marcar presença na maior plataforma de vídeos do mundo.

Por que fazer vídeos?

Vou fazer uma pergunta e quero que seja sincero.

Quando se depara com um texto de 5 páginas ou um vídeo de 10 minutos, por qual dos dois você se interessa mais? Pelo vídeo, certo? Essa é uma tendência mundial.

É claro, que devem entrar outros fatores nessa equação, como assunto do conteúdo e qualidade da produção.

Mas por mais bem elaborado que seja o texto, que tenha frases curtas e que a leitura seja fluida, ele pede atenção redobrada do leitor.

Agora mesmo, você deve estar se concentrando para ler esse texto. Voltou ou vai voltar um ou dois parágrafos de vez em quando.

Nos vídeos a compreensão acaba sendo mais fácil, não é necessário tanto esforço para prestar atenção.

Ocorre uma conexão com o espectador, ele está vendo quem fala e pode até mesmo se reconhecer no jeito de se expressar ou apresentar os produtos.

Agora vamos aos 4 passos básicos para criar um canal no YouTube.

Como criar um canal no YouTube

Passo 01: Para criar o seu canal no YouTube, é preciso fazer login com uma conta Google.

DICA: É interessante não usar uma conta pessoal, mas sim, a que você usa para administrar as redes sociais do seu negócio. Dessa forma você centraliza as ações e as notificações.

Caso seu site não esteja presente nas redes sociais, confira o texto Como escolher a melhor rede social para o seu negócio para conhecer e entender as vantagens de cada uma.

Passo 02: Mesmo que você nunca tenha enviado um vídeo a partir desse login, verá as opções “Enviar” ou “Meu Canal”. Basta clicar em uma delas;

Passo 03: Nesse momento você receberá uma mensagem para criar um canal, pois essas ações só são permitidas a quem já possui um.

Nesse passo, também é possível definir o nome do canal.

Passo 04: Agora basta dar ao canal a “cara do seu negócio”. Aqui também é importante pensar em um layout em que os usuários reconheçam seu site.

Na área da foto de perfil (min.: 800 X 800 pixels nos formatos JPG, GIF não animado, BMP ou PNG) use a sua logo e no banner (min.:2048 X 1152 pixels, 4 MB ou menor) insira uma imagem que tenha a ver com os seus produtos.

Caso você ainda não saiba fazer um banner, confira o post 7 dicas para criar um banner de sucesso. Nele você aprenderá alguns segredinhos para a hora de desenvolver um banner para sua loja.

Faça também uma ótima descrição! Seja claro e objetivo, fale do que se trata o canal e qual o tipo de conteúdo que os usuários poderão encontrar.

Além de ajudar na apresentação, a descrição também é importante para que as pessoas te encontrem através da busca orgânica.

Pronto! Você acabou de criar um canal no YouTube e já pode postar seus vídeos.

Para começar

Antes de começar a gravar, é preciso definir qual o tipo de conteúdo, formato e com que frequência você pretende postar.

Se constar na descrição que os vídeos serão diários, os usuários vão esperar por isso, então você deve dar a eles o que querem.

Para começar, o recomendado é postar pelo menos um vídeo por semana.

Então pense na demanda de trabalho que esses vídeos vão gerar para você ou para sua equipe.

Leve em consideração desde a criação de roteiro, até a gravação, edição e postagens. Quantas pessoas podem se envolver no projeto e qual equipamento será usado.

É trabalhoso não é mesmo? Mas vale a pena.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Google em 2015, sobre a intimidade dos brasileiros com o YouTube, a plataforma é a favorita para ver anúncios.

Além disso, a pesquisa ainda revelou que as pessoas prestam mais atenção ao assistirem vídeos no YouTube, seja em dispositivos móveis ou no desktop.

Como produzir os vídeos

Roteiro

Como eu já falei, é preciso planejar. Depois de definir seu conteúdo, escreva um roteiro.

É ele que vai dizer como o vídeo será gravado, o que vai ser falado e depois, como será a edição desse material.

Tente imaginar o que você quer do seu vídeo e escreva, de forma simples e direta. Já imaginando a execução.

Cenário

Pensando em frequência de postagem, praticidade e edição, é interessante montar um cenário fixo.

Escolha um lugar em sua loja ou empresa com um fundo harmonioso.

Mas leve em consideração se nesse local não tem muita circulação de pessoas ou eco.

Pegue o seu smartphone, peça para alguém fazer um enquadramento e arrisque gravar um pequeno vídeo.

Assim você saberá que não vai ter nada na cena roubando a atenção.

Pense também no que vai demonstrar. Se sua loja vende bijuterias, pode manusear os produtos sobre uma mesa. Mas se vender barcos, precisa de mais espaço.

Equipamento

Você não precisa ter uma câmera profissional ou um super microfone para fazer os primeiros vídeos. O seu smartphone pode ser o suficiente.

É claro que a medida em que você começar a ganhar dinheiro com o YouTube, pode pensar em melhorar a qualidade dos equipamentos. Mas o importante é fazer os primeiros takes.

E caso já queira investir no seu canal, existem várias opções de câmeras semi profissionais com excelente custo-benefício.

Vale pensar também na compra de um sistema de iluminação adequado, que está disponível em grande variedade no mercado.

Áudio e Iluminação

Quanto melhor for a captura do seu conteúdo, mais fácil será a aceitação do público. Sem falar na facilidade da edição.

Então evite gravar em locais pouco iluminados ou com muito barulho. Se no momento da gravação você ouvir a buzina de um carro, grave de novo.

É mais fácil do que remover o barulho na edição.

O mesmo vale para a iluminação. Se não tiver certeza. Grave um pequeno trecho e verifique na tela do computador se a imagem não está com muita ou pouca luz.

Aproveite para conferir a qualidade do áudio também. Preste atenção na clareza das falas, incidência de ruídos e se a voz está no volume adequado.

Nesse caso, ajuste as distâncias.

Edição

A edição, é um dos passos mais importantes de um vídeo.

É na edição que você pode cortar erros de gravação, adicionar efeitos e trilhas sonoras.

Se tiver experiência com os programas de edição pode até criar uma abertura personalizada, para usar em todos os vídeos.

Invista também em uma boa ferramenta de edição, e se não souber pelo menos o básico, vale a pena pensar em um curso também.

Dessa forma você evita custos terceirizando esse processo, e pode ainda controlar o que vai ao ar e os prazos de postagem.

Ao finalizar o vídeo, lembre-se de salvar em um dos formatos aceitos pelo YouTube. Confira a lista clicando aqui.

Como postar os vídeos

Lembra dos passos para criar um Canal no YouTube? Então, o segundo passo era justamente clicar em “Enviar”.

Agora que você já possui um canal, ao clicar nesse botão, você terá acesso a uma página de carregamento.

Nela você precisa selecionar ou arrastar o seu vídeo.

Ao colocar o vídeo para carregar, a página muda e aparecem os campos específicos para inserir nome, descrição e TAGs.

Todos esses dados são importantes e vão ajudar nas pesquisas orgânicas. Prefira já salvar o vídeo com o título certo.

Também é possível inserir uma miniatura personalizada para o vídeo, o nome dela também conta para o SEO.

Escolha também se quer deixar o vídeo como público, não listado ou privado.

Atenção! Caso ainda tenha alguma configuração para fazer, como inserir anotações ou cartões, prefira não listado ou privado.

Dependendo do tamanho do conteúdo e da velocidade da sua internet, o Upload pode demorar. Fique atento a barra de progressão.

Quando o Upload terminar, basta clicar em concluído e você já terá um link para visualização e compartilhamento.

Pronto. Seu primeiro vídeo foi postado.

Como o YouTube pode ajudar o seu negócio

Agora que você já aprendeu como criar um canal no YouTube e como postar seus vídeos eu vou te falar das muitas vantagens que ele vai trazer para o seu negócio.

Credibilidade

Como já falei antes, os vídeo são uma ótima forma de se relacionar com seus clientes. Você pode ter um e-commerce, um blog, um portal… Todos os públicos são atraídos por vídeo.

Mas para o caso das vendas, eles trazem uma vantagem a mais: a Credibilidade.

Sentir-se seguro ao navegar em uma loja virtual é um dos principais fatores de decisão de compra. E os vídeos vão te ajudar nisso.

Ao exibir um vídeo na página do produto, o cliente vai perceber que você se preocupa em oferecer uma ótima demonstração e se sentirá mais a vontade para comprar.

Você também sai na frente, quando alguém estiver navegando no YouTube a procura de mais informações sobre determinado produto e encontra um vídeo seu.

E por fim, quando as pessoas querem conferir a credibilidade de uma loja na internet elas fazem pesquisas. Se o resultado for um canal forte, com ótimos vídeos e várias respostas aos comentários, as dúvidas deixarão de existir.

Propaganda

Se a sua intenção é fortalecer o seu canal rapidamente, o YouTube possui uma ferramenta de divulgação paga.

E antes que você pense “mas eu quero ganhar dinheiro no YouTube e não gastar”, lembre-se que ele é a plataforma favorita dos brasileiros para ver anúncios.

Ao investir no YouTube a propaganda da sua loja, será exibida no início dos vídeos das pessoas que ativarem a opção de monetização.

Mas lembre-se aqui as propagandas devem ser muito atrativas, principalmente nos primeiros 5 segundos, caso contrário, as pessoas vão “pular” o seu vídeo.

SEO

Seu orçamento está curto e você prefere atrair o publico organicamente? Então use estratégias de SEO.

Além do mais as suas chances de aparecer duplicam, pois seu conteúdo responde nas pesquisas do Google também.

Então capriche nos títulos, descrições, TAGs e miniaturas, que devem ser fiéis ao conteúdo do vídeo, caso contrário ele pode ser excluído da plataforma.

Também pensando em procura, concentre seus esforços em produzir vídeos de produtos que tenham boa procura. Veja quais são os itens com mais venda na sua loja e mãos à obra.

Tráfego

Com tantas vantagens, tenha certeza de que o tráfego na sua loja virtual vai aumentar.

Quanto mais pessoas se inscreverem no canal, maior será a popularidade do seu negócio na internet. Aproveite o campo “descrição” para colocar o link do seu site.

Mas preocupe-se em “atender” bem esses clientes. De acordo com as estatísticas do YouTube, a plataforma tem mais de um bilhão de usuários.

Ou seja, muita audiência para os seus vídeos.

Muitas possibilidades de gerar conteúdo.

Muitas possibilidades de venda.

Mas para isso é preciso que seu site suporte o aumento do tráfego, caso contrário, todo esse trabalho será um tiro no pé. A audiência conquistada, vai começar a reclamar e a sua imagem passará a ser negativa.

Para evitar esse tipo de problema, é preciso investir em uma boa hospedagem. Confira os planos de hospedagem da SAN.

Como ganhar dinheiro com o YouTube

Quem não tem um negócio, pode criar um canal no YouTube pensando em popularidade, mas também em rentabilizar os vídeos.

Para quem tem uma loja virtual a monetização é uma vantagem a mais, uma forma direta de ganhar dinheiro no YouTube.

Lembra que eu comentei que você pode tornar um dos seus vídeos uma propaganda? Então, na monetização, essas propagandas são exibidas antes ou durante os seus vídeos.

O Pagamento é baseado no número de visualizações da propaganda. Quanto mais popular for o seu canal, mais procura terão os seus vídeos e com isso mais pessoas verão as propagandas.

Se interessou? Então eu vou te explicar como ativar a opção de monetização nos seus vídeos.

Como monetizar um vídeo?

Começar a monetizar os vídeos é muito fácil. Vá até o Estúdio de Criação do seu canal e selecione o menu “Canal”.

Nessa tela faça a verificação de seu canal.

Feito isso, a opção de monetização já estará habilitada.

Ao clicar em “Ativar”, você será direcionado para uma página específica. Leia as informações para saber o que é permitido ou não na monetização.

Depois disso, clique em “Ativar minha conta”.

Clicando em “Ativar a minha conta”, marque as opções do quadro, concordando com os termos do Programa de Parceiros YouTube.

Feito isso, clique em “Aceito”.

Atenção! Essas configurações são para que o seu canal possa monetizar vídeos, mas eles devem ser monetizados individualmente. Então sempre que postar um novo conteúdo, habilite a opção!

Espero que esse conteúdo te ajude a criar o seu canal do YouTube e claro, que você possa aumentar as vendas na sua loja virtual.

Entendo que são muitos passos, pode parecer bem complicado no início e fortalecer um canal leva tempo, mas os resultados valerão a pena.

Por isso, caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário que terei prazer em te ajudar. Se acha que esse conteúdo vai ser útil para mais pessoas, compartilhe nas redes sociais e marque seus amigos.

E se você já começou a ganhar dinheiro com o YouTube, comente também que ficarei feliz em conhecer a sua história.

Até a próxima!