Assim como funciona em lojas físicas, os banners podem atrair o olhar do seu público para ofertas e novos produtos em seu e-commerce. É por isso que investir nesses cartazes pode trazer diversos benefícios para a lucratividade da sua empresa. 

Porém, como fazer um banner simples e realmente atrativo para a audiência? Sabemos que, às vezes, há limitações no orçamento, mas existem métodos econômicos e igualmente eficazes de desenvolver ótimos banners.

Sua principal função é passar mensagens com o máximo de clareza, para que os clientes tenham a melhor experiência visual possível. Afinal, será por meio das imagens que você tentará convencê-lo a adquirir seus serviços e produtos. 

Quer aprender a fazer banners atrativos para seus consumidores? Acompanhe o conteúdo a seguir!

Principais tipos de banners para sites

como fazer um banner principais tipos

Existem uma infinidade de banners para páginas de e-commerce. São designs variados, que podem ser utilizados livremente, de acordo com o layout da sua página. 

Por isso, é importante conhecer os principais tipos. Assim, conseguirá fazer uma escolha que se adapte bem com a identidade visual da sua página. Os principais são:

  • banner horizontal: bastante usado em lojas virtuais, possui um formato largo que permite a máxima exploração do seu espaço, com títulos e outros elementos visuais chamativos. Estimulam a decisão de compra, como os anúncios de promoções;
  • banner estático: alternativa simples e efetiva, podem ser encontrados logo na página inicial, com dados sobre a marca — slogan ou logotipo. São mais leves que outros formatos e não prejudicam o carregamento do site;
  • banner animado: os banners animados são excelentes opções, mas devem ser feitos com cautela. É importante escolher o arquivo e tipo de animação corretamente, para que os elementos não sobrecarregue o visitante;
  • banner de texto: são a principal escolha quando o intuito é transmitir mensagens diretas, claras e sucintas, com dados de frete e meios de pagamento. Costumam se localizar no rodapé do site.

Melhores ferramentas para criar banners

como fazer um banner melhores ferramentas

Depois de conhecer os principais tipos de cartazes, chegou o momento de saber como fazer um banner e quais ferramentas utilizar para isso. As mais populares são:

  • Canva: editor gratuito que pode ser usado na web ou em um smartphone. Com interface amigável, oferece modelos pré-selecionados para que você personalize-os ao seu gosto. Basta carregar as fotos do seu aparelho para criar as peças;
  • InVideo: ótima ferramenta para a criação de banners animados. Você só precisa escolher um template na plataforma e personalizar os elementos de acordo com suas necessidades;
  • Envato Placeit: outra ferramenta que oferece modelos e templates de banners diversos para você customizar. Sua maior vantagem é permitir o uso de suas funcionalidades para criar banners mais complexos, sem dificuldades.

8 dicas para criar os melhores banners para seu site

como fazer um banner dicas para criar

Viu como existem inúmeras possibilidades para criar banners atrativos? Agora, veja quais as boas práticas para não errar no seu trabalho.

1. Desenvolva um design responsivo

Um layout responsivo é aquele que consegue se adaptar a qualquer tipo de tela usado pelo usuário. Então, se você já tem um site no ar, é mais econômico investir na responsividade do banner já criado para a página, do que desenvolver outro do zero para outras telas.

Na prática, adaptar uma página para que ela seja compatível com celulares, tablets, por exemplo, significa posicionar os elementos do site da melhor maneira possível. 

Uma ótima forma de fazer isso é por meio de meta tags. São linhas de código HTML que descrevem o conteúdo de uma página para os buscadores, navegadores e redes sociais. Dessa forma, o código do seu site aparecerá em todas as telas.

2. Faça Banners simples

Menos é mais

Banners com uma grande quantidade de elementos tendem a receber menos cliques porque o cérebro fica confuso com tanta informação.

O nível de interesse por imagens carregadas é muito baixo, pois fica mais difícil saber do que se trata e por onde começar a leitura dos elementos.

Coloque apenas aquilo que realmente importa no Banner! Algo que deixe a mensagem explícita para o visitante, desse modo a leitura do anúncio ficará muito mais agradável e com mais chances de receber cliques.

3. Seja objetivo no texto

Objetividade

Assim como as imagens, o texto também deve ser extremamente objetivo. Seja direto e diga qual é a sua oferta rapidamente.

Você precisa saber escolher as palavras, nesse caso menos é mais! Então diminua a quantidade de texto do Banner e aumente o tamanho da fonte.

Você pode usar apenas um título, subtítulo e um botão com a chamada para a ação, criando uma hierarquia dentro do seu Banner. Isso facilita a leitura e aumenta as chances de receber um clique.

O texto também deve ter bastante contraste entre o fundo e as letras, facilitando a leitura para os visitantes. Evite escrever sobre várias cores para não ter problemas.

Um dos pontos mais importantes para criar um Banner de sucesso é usar um texto objetivo. Nunca esqueça disso!

4. Use imagens de alta qualidade

Alta Qualidade

Se uma imagem fala mais do que mil palavras, você deve escolher com muito cuidado para não confundir quem está vendo o Banner.

Sempre que usar imagens procure as que têm maior qualidade possível, pois imagens de baixa qualidade demonstram pouca preocupação com o negócio e com seus visitantes.

Como a maioria das imagens na internet tem direitos autorais, fica difícil saber o que você pode usar ou não, então vou deixar o link de 5 bancos de imagens livres de direitos autorais para você usar sem medo.

5. Faça a compressão das imagens

Compressão

Tudo que você faz na internet precisa ser carregado rapidamente para não frustrar o visitante, quando as coisas demoram para carregar você perde uma possível venda. A mesma regra se aplica ao seu Banner.

A melhor maneira de fazer o seu anúncio carregar rapidamente é comprimindo ele. Mas isso deve ser feito de modo que não perca qualidade ou que seja a menor possível. Caso contrário a terceira dica vai falhar e Banners de sucesso não podem ter falhas.

A compressão das suas imagens pode ser feita através de ferramentas online. Vou deixar o link de 3 sites que mantêm o máximo de qualidade possível das artes depois desse processo.

6. Deixe os elementos bem alinhados

Alinhamento

Nada mais desanimador do que algo bagunçado. O senso de organização diz que quando as coisas estão alinhadas transmitem mais responsabilidade, o que é ótimo para qualquer tipo de negócio.

Então procure manter os elementos do Banner sempre bem alinhados, use linhas guias caso você crie as artes no Photoshop, se você usa outra ferramenta é possível que tenha uma grade para lhe ajudar.

Tome cuidado também com o espaçamento entre cada elemento, é importante que não fiquem muito próximos para não dificultar a leitura ou a interpretação das imagens.

Recomendo que você use no mínimo 20px de distância entre um elemento e outro.

7. Crie variações do mesmo Banner

Variações

Se tem uma coisa que posso te dar certeza sobre a criação de Banners é que muito raramente você vai acertar em cheio logo na primeira tentativa.

Crie algumas variações do mesmo Banner e coloque para rodar no seu site, se você usa WordPress tem plugins que podem fazer isso de forma automática.

Deixe essas artes rodarem por uma semana, assim você terá bastante informação para entender qual tipo de arte mais atrai seu público-alvo.

Procure variar também o texto, pois as partes mais fortes do seu Banner são o título e a chamada para a ação.

8. Trabalhe corretamente as cores

Cores

Outra coisa que pode afetar bastante a conversão dos seus Banners é usar as cores desenfreadamente, sem saber que tipo de combinação está fazendo.

O nosso subconsciente consegue interpretar as cores ou um conjunto delas e transformar isso em sentimentos, de modo que você está acostumado a ver a cor vermelha como um sinal de amor por exemplo.

Além disso, tome cuidado para não usar uma combinação de cores sem contraste, por exemplo, aposto que usar essa cor não foi uma boa escolha, ficou difícil de ler não é?

Existe uma ferramenta da Adobe chamada Adobe Color CC que vai te ajudar bastante com o contraste, você pode usar a roda de cores como na foto abaixo para ver qual cor contrasta mais. Será sempre a da ponta oposta.

Cores

Conclusão

Com essas 8 dicas, você, certamente, aprendeu como fazer um banner atraente para os visitantes do seu site.

Porém, tenha em mente que essa não é uma receita mágica, que fará você vender mais em instantes. São apenas boas práticas para criar um banner de sucesso.

Monte algumas variações e estude como as pessoas se comportam com cada uma e em pouco tempo você vai acertar na grande maioria dos seus anúncios.

Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato com a SAN Internet e conheça as soluções que oferecemos para seu negócio!