Motivação, o tema de tantos estudos, livros de auto-ajuda, seminários e outros, ainda é muito abstrato e às vezes falar sobre isso com outras pessoas parece um exercício estranho.

No entanto, é tão importante entender de onde vem a nossa motivação quanto a ter um plano de ação para quando surgirem momentos difíceis que possam resultar em nossa perda. Se você está se sentindo desmotivado ultimamente, apenas continue lendo, este artigo é para você!

Por que perdemos nossa motivação?

Gratificação instantânea

O mundo está se movendo cada vez mais rápido e com isso uma sensação de que tudo se torna “instantâneo” se torna muito normal. Mensagens instantâneas, pagamentos instantâneos, recompensas instantâneas. Estamos nos tornando cada vez mais impacientes quando entramos neste redemoinho de gratificação instantânea.

Não é uma surpresa, então, que a maioria das pessoas sente que não pode atingir metas de longo prazo, que definem por si mesmas porque ficam deprimidas e desmotivadas quando não estão vendo resultados imediatos. Cultivar a paciência está se tornando cada vez mais importante.

Procrastinação

A procrastinação e a motivação estão intrinsecamente ligadas e inversamente proporcionais. Quando os níveis de motivação são elevados, a energia que nos faz tomar medidas flui naturalmente e é menos provável procrastinar.

A procrastinação é um hábito e, como qualquer outro hábito, podemos aprender a superá-lo. Basta parar de procrastinar rotineiramente e você sentirá um impulso motivacional instantâneo.

Então, como levar sua motivação para o próximo nível?

Além de compreender a causa dos níveis de motivação cair, saber como impulsionar sua própria motivação é a chave para o desempenho a longo prazo. Uma dica prática é ter uma lista de motivações testadas que você sabe que definitivamente irá funcionar para você. Aqui estão alguns bons exemplos:

Limpe a mente

Todos conhecemos o antigo mantra “Mente sobre a matéria”. Quando sentimos que a mesma mente está cheia de dúvida e negatividade, antes de começar a impulsioná-la, devemos limpá-la. Escrever em um diário, meditação, yoga ou simplesmente andar de bicicleta são maneiras práticas muito fáceis de criar espaço para pensamentos motivacionais.

Desafie-se

A motivação requer um desafio para se manifestar e, portanto, se você quiser que sua motivação seja alta o tempo todo, você precisa estar constantemente desafiando-se.

Ande com pessoas motivadas

Não é nenhum segredo que tendemos a absorver naturalmente as emoções das pessoas que nos rodeiam. Por que não usar isso propositalmente? Pense em quem são seus amigos ou colegas mais motivados e esteja com eles com mais frequência. É incrivelmente difícil ser negativo em um grupo de pessoas positivas e motivadas.

Dividir para conquistar

Antigo como o tempo, a estratégia de divisão e conquista é o que fez o Império Romano se expandir para a Europa e África e pode ser o que o ajudará a conquistar sua motivação. Se você sente que um projeto específico não é claro o suficiente ou difícil de ser executado, não tente engolir o elefante. Em vez disso, quebre-o em tarefas menores e você terá um impulso de motivação agradável toda vez que você completar mesmo a menor parte.

Incentive-se

Foi provado uma e outra vez que o método da cenoura é muito mais eficiente do que o método da vara quando se trata de motivação. Em vez de bater-se por falhar, incentive-se, criando pequenas recompensas para cada tarefa que você concluiu com sucesso. O sentimento de realização misturado com o prazer da recompensa é o que é garantido para impulsionar sua motivação ainda mais!

Muito antes dos nossos dias modernos, cientistas e filósofos tentaram descobrir o que nos impulsiona, o que nos motiva a fazer as coisas que fazemos e persistir na busca de nossas paixões. O que se sabe é que a motivação é exatamente como qualquer outro músculo, embora invisível. Quanto mais você treiná-lo, mais forte se torna. Se você achar que caiu do trem de motivação, não se preocupe, não é difícil ou impossível retomar.