Criado em 2013, como sucessor do conhecido Megaupload, o serviço de armazenamento MEGA nuvem foi desenvolvido por Kim Dotcom. 

Assim que os servidores do antigo Megaupload foram desativados, o MEGA firmou base na Nova Zelândia, funcionando como um serviço em nuvem que garante proteção e privacidade dos dados de seus usuários. 

Mesmo com toda a controvérsia envolvendo o serviço — possui criptografia de conhecimento zero, que dificulta a colaboração —, o MEGA é um cloud service bastante seguro, que oferece inúmeros benefícios para seus usuários. 

Conheça mais sobre seus recursos, características e como utilizá-lo a seguir!

O que é o MEGA?

Conforme dissemos inicialmente, o MEGA é um serviço de armazenamento em nuvem, focado na segurança e privacidade dos usuários. 

Possui uma ótima criptografia e planos gratuitos com excelentes recursos. Uma conta em sua versão gratuita oferece 15 GB de armazenamento, por exemplo. 

Trata-se de um serviço de cloud storage bastante seguro, com variadas funcionalidades de compartilhamento, que oferece máxima proteção para os links e arquivos compartilhados. Tudo o que é carregado no MEGA é criptografado com uma chave individual. 

Outro recurso que merece destaque é o compartilhamento de pastas com qualquer usuário da plataforma. É possível definir permissões para cada pasta, como escolher quem pode alterar informações dentro dela.

Como armazenar arquivos no MEGA?

Agora que você já entendeu o que é o MEGA, vamos te explicar como guardar arquivos no MEGA nuvem. 

Primeiramente, configure a plataforma para o seu idioma nativo. Isso facilitará a usabilidade da ferramenta. No canto superior direito, existem inúmeras opções, que vão desde o portugês brasileiro até o mandarim.

Para experimentar as funcionalidades, é necessário criar uma conta gratuita. Assim, você poderá aproveitar os 15 GB de armazenamento sem ter que pagar pelo serviço. Então, clique em “Criar Conta” no canto superior direito da tela. 

Feito isso, basta preencher o formulário com seus dados pessoais: nome, sobrenome, e-mail e senha. Em seguida, aceite os Termos de Serviço do MEGA para começar a usar a ferramenta.

Para carregar um arquivo para a nuvem, clique em “Upload de Arquivo”, localizado no canto superior direito. O Windows Explorer se abrirá automaticamente para que você escolha o documento que deseja enviar.

Vale ressaltar que alguns arquivos demorarão mais que outros para carregar completamente. Isso dependerá do seu tamanho e da velocidade de upload do seu serviço de Internet contratado. 

Também citamos mais acima que o MEGA permite o upload de pastas completas. Assim que enviá-las para a nuvem, você pode modificá-las livremente, como se estivesse organizando documentos em seu desktop.

Principais features do MEGA

Depois de aprender como utilizar o serviço de armazenamento MEGA, chegou o momento de falar de seus principais recursos. 

Com uma conta gratuita, o usuário consegue usufruir de boa parte de suas funcionalidades. Porém, algumas delas são exclusivas para as contas PRO e Business. São elas:

  • suporte para computadores Mac, Windows e Linux;
  • extensões para navegadores Chrome, Firefox, Opera e dispositivos Android e iOS;
  • criptografia de dados de qualidade, com AES-128 e TLS;
  • armazenamento a partir de 15 GB;
  • sincronização com dispositivos móveis e navegadores;
  • suporte 2FA.

Análise do MEGA: entenda as características

mega nuvem características

Além de sua excelente segurança, o MEGA nuvem oferece bastante recursos de compartilhamento. Também existem outras funcionalidades interessantes, como o cliente de bate-papo. 

Confira abaixo mais detalhes sobre suas características, no que se refere ao suporte, interface e segurança. 

Suporte

O MEGA é compatível com inúmeros endereços de e-mail, além de oferecer diversos canais de atendimento ao cliente. 

Tanto os usuários gratuitos quanto os corporativos conseguem suporte via dispositivos Android e iOS, navegadores, MEGAchat, Megasync e MEGAcmd. Um destaque importante é que os clientes do plano Business recebem atendimento prioritário.

Interface

O MEGA cloud permite que seus clientes acessem a plataforma por meio de aparelhos diversos. Como explicamos nos tópicos acima, além dos programas para desktop, também existem as extensões de navegadores, aplicativos para celulares Android e iOS. 

No caso da interface web, seu design é simples e fácil de manusear. Na coluna localizada à esquerda, a plataforma disponibiliza os recursos mais importantes, como o Cloud Drive, Link e Pastas Compartilhadas. 

Trata-se de uma escolha acertada, pois torna a navegação mais intuitiva. Assim, o usuário consegue encontrar o que precisa com facilidade. 

Quanto ao recurso de bate-papo, citado mais acima, também é fácil de localizar, graças ao símbolo visível e grande da janela de conversa. Em suma, toda a plataforma é bastante amigável e simples de utilizar.

Segurança

Já dissemos que a segurança é um dos destaques do MEGA. Com sua criptografia de ponta, a ferramenta também oferece chaves de recuperação de backup, em caso de perda de senha. 

Também há o mecanismo de autenticação em dois fatores, proteção de senhas, permissões de links e funcionalidades anti-ransomware.

Vale a pena utilizá-lo? Veja os prós e contras

mega nuvem prós e contras

O MEGA nuvem é uma plataforma super completa, com excelentes recursos e ótimos protocolos de segurança. Sua funcionalidade de bate-papo facilita que equipes remotas trabalhem em conjunto e compartilhem arquivos facilmente. Outros pontos positivos são:

  • criptografia de qualidade;
  • compatibilidade com GDPR;
  • planos Free com 15 GB de armazenamento;
  • código-fonte transparente;
  • contas PRO com 400 GB até 16 TB de armazenamento;
  • valores da assinatura Business realistas (entre $6 a $36 dólares);
  • relatórios de transparência.

Entretanto, nem tudo são flores; assim como qualquer serviço em nuvem, o MEGA também tem seus pontos negativos. Veja quais são eles:

  • não possui código aberto;
  • funcionalidade colaborativas limitadas;
  • não oferece chat em tempo real;
  • não apresenta auditoria ou testes de terceiros disponíveis.

Conclusão

Apesar das controvérsias, o MEGA nuvem conseguiu construir uma boa reputação, e hoje é reconhecido como um dos melhores serviços em nuvem voltados para a privacidade de dados. 

As informações dos usuários estão completamente protegidas, graças à sua criptografia de ponta a ponta. A plataforma oferece recursos tanto para quem precisa de pouco espaço de armazenamento, quanto para empresas que exigem mais espaço. 

Contudo, se você possui requisitos específicos, talvez seja melhor contar com um serviço em nuvem mais robusto. Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato com a SAN Internet e descubra como podemos te ajudar a crescer!