O mercado de Cloud Computing vem avançando mundialmente provocando reduções de custos e melhoria de desempenho nas empresas e usuários. No Brasil temos muito o que avançar, a maioria das pequenas e médias empresas já demonstram um interesse de migrarem para a Computação em Nuvem pois estão vendo os benefícios que poderão ter se surfarem nessa onda de desenvolvimento tecnológico.

Quando falamos de Cloud Computing estamos falando da possibilidade de armazenar dados e aplicações em Data Centers de grande porte, com utilização de infraestruturas (hardwares) de última geração, de maneira distribuída garantindo assim estabilidade, disponibilidade e redundância que as empresas normalmente não possuem neste nível, com segurança e firewalls superiores aos utilizados pela maioria dos usuários, sendo atualizados constantemente.

Outras vantagens do uso da computação nas nuvens são a melhoria do compartilhamento de arquivos e dados corporativos, possibilitando também acesso de qualquer lugar (que tenha conexão com a internet) e ser acessado por uma variedade maior de equipamentos. As reduções de infraestrutura físicas também são um ganho.

É importante acrescentar que a estrutura Cloud possibilita por parte do cliente a utilização de equipamentos menos potentes e dispendiosos, possibilitando redução de custos de energia, espaço físico e refrigeração, contribuindo até mesmo para a preservação dos recursos naturais.

As grandes corporações já possuem data centers privados, com equipes especializadas e com acesso aos grandes fornecedores do mercado e por isso vem se destacando com grande velocidade. Mas e quem levará esses serviços as empresas de pequeno e médio porte para os profissionais liberais, para que possam manter-se competitivos e possam brigar de igual para igual por seu espaço, no que se refere a tecnologia?

Estamos diante de um cenário de grandes oportunidades para empresas e empreendedores para levarem as soluções de Cloud para o mercado, o surgimento de empresas como a SAN que provem o serviço com competitividade e qualidade aliado a maturidade das operações comerciais das redes de comunicação e a constante necessidade de melhoria da eficiência e redução dos custos no Brasil são os grandes impulsionadores desse mercado no momento.

E possível vislumbrar uma grande evolução da Cloud Computing no Brasil na esteira do que acontece mundialmente, assim teremos empresas mais eficientes, com operações mais inteligentes, atualizadas e dinâmicas, com menores custos, capazes de atuar nas várias plataformas e canais, sendo integradas em suas operações, em fim mais bem equipadas para levar seus produtos e serviços aos consumidores cada vez mais exigentes.

Recentemente a SAN anunciou o Programa de Afiliados com o intuito de oportunizar que empreendedores com visão inovadora aproveitem essa lacuna do mercado e explorem esse mercado que ainda está de certa forma inexplorado e por isso cheio de oportunidades. Se você é um empreendedor e se interessou pelo assunto lhe convido a ver nossa página.