Você já parou para pensar por que as vezes quando acessa um determinado site aparece a mensagem: “Sua conexão com esse site não é segura“?
Pois é, isso significa que este site não possui nenhum certificado SSL instalado. Tá, mas e aí, por que eu preciso instalar um?
Um certificado SSL é um método adicional de segurança que garante para quem está acessando o site e, para o servidor onde está hospedado, que todas as informações trocadas entre cliente/servidor estarão criptografadas, como dados, login, formulários, e-mails e transações com cartão de crédito serão transmitidos de forma segura, o que impacta diretamente quando hackers tentam capturar dados confidenciais.
Bom, a segurança é a base de todos os outros motivos para adquirir um SSL. O Google relata que é um dos principais fatores de ranqueamento SEO, sendo priorizado quando é posicionado nos sites de buscas, além de aumentar o tráfego nas vendas e acessos ao seu site, pois seu certificado conterá um selo de confiabilidade.
Saiba mais sobre essa e outras vantagens do Certificado SSL
Portanto, ter um site cheio de conteúdos atualizados, ou então um E-commerce repleto de preços imperdíveis pode não ser suficiente para que o seu site se destaque perante os demais.
Compare dados onde os sites contém o HTTPS e os que não tem
Vale ressaltar que recentemente houve uma mudança na validade dos certificados, sendo agora de, no máximo, 1 ano. Saiba mais em: https://blog.saninternet.com/extincao-de-renovacao-emissao-dos-certificados-ssl-com-validade-de-2-anos
É hora de conhecer os tipos de validações que os certificados possuem, vou explicar cada uma para que seja ponderada durante a criação e reestruturação do seu site.
Validação de Domínio
É o tipo de validação mais básica de todas, é recomendado apenas para pequenos blogs e sites, especialmente naqueles em que não há transação de dados bancários. Sua função é validar o nível de confiança do domínio, além de ser validado dentro de minutos. Validam apenas o domínio do site.
Validação de Organização
É considerada uma validação de nível intermediário. Além do domínio, ele valida as informações organizacionais, como nome, cidade, estado e país. Estas informações são exibidas no certificado. Essa é uma forma de as empresas demonstrarem sua existência tanto no mundo virtual quanto no mundo real. E-commerce e empresas de médio porte devem recorrer a essa alternativa.
Eles vão validar além do domínio do site, o nome, endereço e o telefone da empresa.
Validação Estendida
É a validação de maior confiabilidade de todos os tipos, devido ao alto nível de autenticação que utiliza e pelas auditorias anuais. Nesse caso, tanto o site quanto a empresa passam por um processo de certificação mais rígido e o resultado é o recebimento do nível mais alto de SSL existente no mercado. Empresas de grande porte e lojas virtuais com tráfego intenso devem buscar essa opção.
Todos os certificados de validação estendida estão disponíveis apenas para empresas e organizações registradas. Para passar pelo processo de validação dos certificados deste tipo de validação, o nome da empresa deve ser listado em um banco de dados oficial do governo, bem como em um banco de dados de terceiros (como DUN & Bradstreet) que verifica a existência operacional da empresa ou organização.
Bom, depois de todas essas informações está mais que na hora de você comprar seu certificado SSL, não acha?
Acesse saninternet.com/ssl, a SAN é especialista no assunto.