Utilizar uma infraestrutura de TI interna pode se tornar muito caro com o passar do tempo e a necessidade de expandir cada vez mais, e quando chegamos a este ponto procuramos por soluções para reduzir os custos e manter o bom desempenho.

O problema é que com toda a sua infraestrutura local, reduzir os custos significa perder desempenho, e é nesse momento que entram as soluções terceirizadas. Com possibilidade de reduzir de 10% a 40% do seu custo anual com TI, o sistema de Computação em Nuvem se torna cada vez mais a alternativa da infraestrutura própria.

Infraestrutura ideal é aquela que se adapta às suas necessidades

A computação em nuvem permite que os usuários acessem os seus recursos conforme suas necessidades, sejam eles físicos, virtuais, dedicados ou compartilhados. É possível adquirir os recursos necessários a qualquer momento e pelo tempo que for necessário.

Assim é possível controlar os seus investimentos e ainda ter um melhor aproveitamento da capacidade dos servidores, pois com necessidade de desempenho você adquiri mais recursos, por outro lado se estiver com recursos de sobra é só devolver, e você só paga enquanto utiliza.

Benefícios da Computação em Nuvem

Manutenção

A manutenção dos servidores e de todos os elementos da infraestrutura são de responsabilidade do fornecedor dos serviços, mesmo as atualizações de hardware necessárias.

Segurança

A computação em nuvem possui sistemas robustos de segurança contra ataques externos, e como não há acesso físico ao servidor é possível prevenir acidentes que afetam o hardware como esbarrar ou derramar algum líquido.

Alta disponibilidade

Utilizando o sistema de redundância de servidores você tem a garantia de que todos os seus serviços continuem online, caso venha ocorrer alguma falha com o seu servidor, um segundo servidor que contém o backup de todos os seus dados assume o lugar.

Acessibilidade

Utilizando a nuvem é possível acessar seus arquivos ou serviços de qualquer lugar, com qualquer dispositivo que tenha acesso a internet. Poupando o uso de Pendrive’s, HD’s externos e servidores físicos.

Redução de custos em TI

Sem a necessidade de utilizar uma infraestrutura própria com servidor, licenciamento de software, energia, manutenção, entre outras coisas, é possível reduzir o seu gasto anual em até 40%.

Backup

Ter o backup de tudo aquilo que é feito no servidor com certeza é um dos melhores benefícios da computação em nuvem, e lhe permite trabalhar com tranquilidade sabendo que seus dados não serão perdidos.

Com benefícios assim se torna fácil entender o porque da computação em nuvem ser a alternativa mais procurada em momentos que precisamos reduzir os custos e manter o bom desempenho.

Quer reduzir os seus custos com a Computação em nuvem? Conheça o Cloud Server SAN!

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a reduzirem seus custos em TI, compartilhando este artigo com seus amigos.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.