Não é nenhuma novidade que os dados são um dos recursos mais valiosos para qualquer empresa. E, como todo recurso valioso, é preciso que ele seja armazenado, transferido e compartilhado de maneira segura. 

Você já ouviu falar dos protocolos SFTP e FTPS? 

Esses protocolos de transferência de arquivos podem, ou não, ser familiares para você, principalmente se a sua empresa tem um site ativo na internet.

Escolher entre o SFTP e FTPS, no entanto, não é uma tarefa assim tão simples. Neste artigo, vamos te ajudar nessa missão mostrando o que é cada um desses protocolos e quais as suas vantagens e desvantagens.

Vamos começar?

SFTP e FTPS: protocolos de transferência de arquivos, entenda as suas diferenças

O SFTP e FTPS são, basicamente, um tipo de conexão que permite a troca de arquivos entre dois computadores que estão conectados à internet. 

Enquanto FTPS é a abreviação de FTP/SSL, ou seja, um Protocolo de Transferência de Arquivos, o  SFTP é o FTP sob a criptografia do protocolo SSH

Ainda que ambas as siglas sejam parecidas, suas similaridades param por aí. Estes dois protocolos não poderiam ser mais diferentes e é isso que vamos mostrar a seguir: 

O que é SFTP – Secure File Transfer Protocol?

O SFTP, ou Secure File Transfer Protocol, protege os arquivos e alterações que estão sendo feitas na hospedagem utilizando uma tecnologia SSH que autentica o contato entre duas máquinas de maneira segura. 

O SSH é um protocolo criptografado de rede, e ele tem o objetivo de promover um caminho seguro para a troca de informações e dados, protegendo-os de interceptações. Ele é amplamente usado em logins remotos, por exemplo. 

Quando uma conexão SFTP é estabelecida, as informações são protegidas pelo SSH e o usuário pode, ainda, fazer a configuração de chaves privadas, reforçando ainda mais a segurança dos pacotes de dados que estão sendo transferidos. 

Leia também:  Armazenamento de dados: o guia completo do Data Storage

O que é FTPS – File Transfer Protocol over SSL?

Enquanto isso, o FTPS pode ser conceituado como um FTP, com uma camada de segurança adicional, proveniente do SSL, ou Secure Socket Layer.

Mas, o que isso quer dizer na prática? 

Ao contrário do SFTP, as informações que saem do seu computador e vão para o servidor não têm uma camada extra de proteção, mas isso não quer dizer que elas sejam mais fáceis de serem interceptadas. 

Quando você usa um FTPS na transferência de informações, os dados que saem de seu computador são criptografados, sendo decifrado apenas uma vez que chegam ao servidor. 

sftp vs ftps

Isso quer dizer que, mesmo que as informações caiam em mãos erradas no caminho entre o seu computador e o servidor, elas não poderão ser decifradas. 

O FTPS  divide-se em duas principais categorias: implícito e explícito. No FTPS implícito todas as conexões precisam ser protegidas pela criptografia. Enquanto isso, no FTPS explícito, o computador que emite as informações pode escolher quais dados serão encriptados. 

É importante notar que tanto o SFTP, quanto o FTPS, oferecem um nível a mais de proteção para a transmissão de dados que o FTP, apenas. 

Você também pode gostar de: Segurança digital: guia prático para implementar em seu site

Características e avaliação do FTPS

O FTPS oferece uma camada de proteção extra, garantida pelo SSL. Veja agora alguns dos pontos positivos e negativos de se utilizar este protocolo de compartilhamento de dados. 

Aspectos positivos

  • O FTPS é um dos mais populares protocolos de transferência de arquivos;
  • A comunicação pode ser compreendida por humanos; 
  • Seu mecanismo de autenticação SSL/TLS é muito bom;
  • Existem muitos mecanismos de suporte para o FTPS. 

Aspectos negativos

  • Não conta com uma listagem de diretório uniforme; 
  • A codificação de nomes arquivos pode ter falhas em caracteres especiais como cedilhas e acentos; 
  • Requer que um canal de dados secundário seja utilizado, o que pode entrar em conflito com firewalls; 

Características e avaliação do SFTP 

O SFTP, ou Secure File Transfer Protocol, protegido por SSH, é um protocolo que permite a transferência de arquivos por meio da rede. Confira, a seguir, alguns dos pontos positivos e negativos de se utilizar o SFTP em sua transmissão de dados.

Aspectos positivos

  • A conexão é sempre criptografada; 
  • A listagem de informações é sempre uniforme e fácil de ler por máquinas; 
  • A conexão SFTP também apresenta boas operações em background; 
  • O SFTP é capaz de operar com apenas uma conexão, sem fazer necessária a conexão de dados.

Aspectos negativos

  • As chaves SSH costumam ser mais complexas de se gerenciar; 
  • Não existe suporte nativo em VCL e frameworks .NET;
  • Existem vários padrões para SFTP, o que pode gerar incompatibilidade entre softwares;
  • A comunicação pode não estar habilitada para leitura humana, porque é codificada em binário. 

Leia também: VPS vs Cloud vs servidor dedicado: como escolher o ideal? 

SFTP vs FTPS: qual protocolo usar?

É seguro dizer que cada usuário tem necessidades únicas quando analisamos os protocolos de transferência de arquivos. No entanto, existem algumas boas práticas na escolha de SFTP ou FTPS.

Se o seu servidor tem acessibilidade para dispositivos portáteis, como smartphones, ou tem acesso a sistemas operacionais que não contam com SFTP/SSH, o SFTP é a escolha ideal para construir um espaço mais seguro para os usuários de seus sites e aplicações.

Por outro lado, muitos softwares oferecem pouca ou nenhuma compatibilidade com o SFTP e, nesses casos, é melhor que o FTPS seja usado no lugar de um FTP comum. Ele promove uma camada extra de segurança, sem comprometer a performance da transferência de dados. 

Vale lembrar que o FTPS não é menos seguro que o SFTP, apenas tem menos funcionalidades. 

Em última instância, o que vale são as necessidades da sua empresa e a maneira com a qual os documentos são transmitidos. 

Esperamos que este artigo tenha sido útil em esclarecer as diferenças entre SFTP e FTPS, suas respectivas vantagens, desvantagens e diferenças. Para conhecer mais sobre a SAN Internet, visite nosso site